cuidados com as plantas no inverno
Crédito: Freepik
em

4 Cuidados para ter com as plantas durante o inverno

O clima muda e as plantas precisam se adaptar para sobreviver. Veja como ajudá-las nessa fase de frio

Publicidade

O clima mais frio muda o jeito de viver não só das pessoas, mas das plantas. As temperaturas ficam mais baixas, o ar fica mais seco, a água evapora mais lentamente, e tudo isso exige uma adaptação das plantas para se manterem saudáveis até a volta dos meses mais quentes. Então, veja de que formas você pode ajudar sua planta a passar tranquilamente pelo inverno.

1. Entenda que certas plantas entram em dormência

Algumas de suas plantas parecem ter morrido ou ficado doentes com a chegada do clima mais frio? Calma, várias espécies entram em dormência ou reduzem seu metabolismo para poupar energia. Suas folhas amarelam, secam e caem, às vezes restando só um toquinho de haste perto da terra.

Não precisa fazer nada. Reduza bastante as regas e deixe a planta dormir, pois quando a primavera voltar, a planta vai rebrotar. Esse processo é bem comum com as plantas bulbosas que têm um tipo de cebolinha embaixo da terra, como as tulipas.

Publicidade

2. O efeito do ar seco nas folhas

Assim como o ar mais seco do inverno resseca a pele, ele também afeta as folhas das plantas, podendo causar rasgos e manchas de queimado e amarelado. É o efeito da baixa umidade do ar.

Mas não pense que precisa aumentar as regas na sua planta. Você precisa aumentar a umidade do ar, não do solo. Faça isso pulverizando as folhas a cada manhã ou quando notar que o ar está muito seco. Também é válido manter as plantas mais próximas umas das outras, pois uma umidifica a outra.

3. Regas mais espaçadas

Durante o inverno, a água das regas demora mais para evaporar da terra. Então, suas plantas vão permanecer com solo úmido por mais tempo. Com isso, as regas devem demorar mais dias para ocorrer.

Publicidade

A melhor forma de saber se cada planta precisa de água é colocando o dedo no solo e vendo se ele sai completamente seco. Se tiver um pouco de terra grudada no dedo, ainda não precisa regar, mesmo que já tenha se passado mais de uma semana.

4. Proteja as plantas dos ventos e geadas

As geadas são comuns nos dias de muito frio nas regiões sul e sudeste, assim como os ventos fortes e gelados. Para evitar que as espécies mais sensíveis morram de frio, coloque-as dentro de casa ou proteja-as com plástico, fazendo uma espécie de barraca em volta da planta, caso ela esteja plantada no seu quintal.

Mulher doou um rim para a ex do seu marido

Mulher doou um rim para a ex do seu marido: “Foi o dia mais incrível da minha vida”

Sinais de que você é um bom vizinho

7 Sinais de que você é um bom vizinho