em

Crossfit: o que é e seus benefícios

Se você tem interesse nessa modalidade de atividade física, tire suas dúvidas e comece de uma vez por todas
crossfit
Crédito: Freepik

Se você gosta de praticar algum tipo de atividade física ou tem amigos que praticam, já deve ter ouvido falar no crossfit. Se tem interesse em saber mais sobre o que é isso, para que serve, quais os benefícios e se é recomendado para você, continue lendo e vai ter todas as respostas.

O que é crossfit?

o que é o crossfit
Crédito: Freepik

O crossfit é uma modalidade esportiva para quem gosta de treinar de forma intensa e diversificada. Trata-se de um programa de treinamento de força e que trabalha o condicionamento físico de modo geral, melhorando as capacidades fisiológicas.

Ele funciona no formato de uma aula, ou seja, você chega no box – como chamam o local onde se pratica – e seu instrutor vai lhe passar uma série de exercícios.

Não é só como na academia, pois ao invés de usar os mesmos aparelhos, você é estimulado a fazer também atividades usando a força do próprio corpo e com elementos diferenciados, como cordas, pneus, obstáculos, escaladas e outros.

Então é uma opção bem interessante para quem gosta de diversificar e ser surpreendido a cada aula.

Para que serve?

para que serve o crossfit
Crédito: Freepik

De modo geral, ele serve com um tipo diferente de prática esportiva, que visa desenvolver os músculos e queimar calorias. Como é uma prática bem dinâmica, também vai contribuir para uma melhora significativa no seu bom humor, estado de espírito e motivação.

Benefícios para o corpo

beneficios do crossfit
Crédito: Freepik

Por ser uma atividade física intensa e para o corpo todo, oferece muitos benefícios, quando praticado de forma correta, com orientação de um profissional capacitado e levado a sério. Afinal, assim como em qualquer atividade física, você só vê resultado se praticar com frequência e ter um estilo de vida saudável.

1. Fortalecimento muscular e definição do corpo

Por ser basicamente uma série de exercícios de força, ele é altamente recomendado para quem tem o objetivo de aumentar a força muscular e modelar o corpo, assim como a musculação tradicional.

2. Fortalecimento do sistema cardiorrespiratório

A combinação entre exercícios de força e de resistência faz com que se consiga um excelente fortalecimento cardiorrespiratório. Isso contribui para o tratamento de problemas respiratórios, de pressão, de artérias e tonifica a musculatura do coração. Também aumenta a disposição no dia a dia.

3. Melhora o ânimo e reduz o estresse

Quando sai da aula, você se sente mais positivo, alegre, motivado e de bem com a vida. Então também é um tipo de terapia que ajuda a viver melhor, para quem realmente se adapta e continua a praticar com prazer.

4. Melhora da coordenação motora e agilidade mental

Como seus exercícios são bem dinâmicos e acelerados, você acaba desenvolvendo melhor suas habilidades motoras, equilíbrio e agilidade mental. Isso vai ajudar você em diversos aspectos no dia a dia.

Crossfit emagrece?

crossfit emagrece mesmo
Crédito: Freepik

Claro que com todos esses benefícios acontecendo ao mesmo tempo e com os cuidados que você precisa ter com a sua alimentação, o resultado não poderia ser outro. Você vai perder gordura acumulada. Nem sempre isso significa reduzir de peso, pois os músculos vão crescer e eles pesam. O resultado é que você vai ter mais massa magra do que gorda.

Pode fazer em casa?

fazer crossfit em casa
Crédito: Freepik

O box de crossfit, que é o local onde se pratica, é geralmente um galpão grande onde os equipamentos são dispostos para que se possa fazer uma prática após a outra de forma ágil. Muitos equipamentos são pesados e alguns exercícios demandam espaço. Além de tudo, é necessário um instrutor para lhe manter fazendo tudo corretamente.

Porém, também há exercícios que não necessitam de muito espaço nem aparelhos, como pular corda, fazer abdominais, subir e descer escadas ou de caixas de madeira e fazer flexões. Então, esses você até consegue fazer em casa.

Antes de praticar em casa, é recomendado que você faça um tempo de aulas no box, com o instrutor, para saber exatamente como se faz e se adaptar. Depois você pode pedir ajuda do instrutor para montar um treino que você possa fazer em casa nos dias que não puder ir ao box. Assim já saberá como funciona e conhecerá seus limites para evitar se machucar.

Dicas para principiantes

dicas principiantes crossfit
Crédito: Freepik

O ideal é que quem resolve começar o crossfit já tenha um mínimo de condicionamento físico. Ao mesmo tempo, são tantas pessoas à procura de começar essa atividade mesmo ser ter praticado nem uma caminhada como rotina, que os boxes já se adaptaram. Então, se você é sedentário, pode começar a fazer crossfit, mas é bom seguir essas dicas.

1. Vá ao médico

Não importa a sua idade, se você é sedentário, faça um checkup com um clínico geral ou cardiologista antes de começar o crossfit. É um treino puxado e você pode acabar descobrindo do pior jeito que tem algum problema a ser tratado.

2. Pesquise antes

Tem cada vez mais box de crossfit abrindo por aí, mas não quer dizer que sejam todos confiáveis. Você deve buscar por um que seja afiliado a uma rede séria, de renome, com profissionais qualificados para lhe orientar.

3. Faça uma aula experimental

Se quer conhecer primeiro, porque não tem certeza se vai gostar, tudo bem. Agende uma aula experimental e veja o que acha antes de pagar uma mensalidade inteira.

4. Use roupas confortáveis

Use o mesmo tipo de roupa que você usaria para fazer uma caminhada, corrida ou ir à academia. Tênis confortável, roupas leves e cabelos presos, sem acessórios. Leve sua garrafinha de água, uma toalhinha de rosto e luvas esportivas.

Riscos e cuidados a ter

cuidados a ter no crossfit
Crédito: Freepik

Assim como em qualquer atividade física, você deve ir com calma. Então, se é principiante, avise ao instrutor, pois ele deverá passar um treino para pessoas sedentárias. Não aceite ir além dos seus limites.

Antes de começar, lembre-se sempre de fazer um alongamento completo e aquecimento também para preparar seu corpo. A alimentação para o pré e o pós-treino também é importante.

Cerca de 3 horas antes do seu treino, coma uma porção de carboidratos complexos e proteínas. Logo depois do treino, coma carboidratos simples e proteínas. Isso vai ajudar a ter mais resistência durante o treino e na recuperação muscular depois.

Fique atento à pessoa que vai lhe treinar. Certifique-se de que seja um profissional capacitado, de preferência um professor de educação física. Observe se ele fica preocupado em lhe orientar e observar o que estiver fazendo.

Esse cuidado é importante tanto para evitar que você faça um exercício errado e sofra uma lesão, quanto para garantir que você vai atingir seu objetivo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

4 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como clarear os dentes
Como clarear os dentes em casa
o que comer antes de dormir
O que comer antes de dormir para emagrecer