em

Guia prático de alimentação para quem pratica exercícios físicos

Veja o que deve comer antes e depois do treino para garantir os melhores resultados
alimentação para quem pratica exercício físico
Crédito: Freepik

Quem já frequenta academia todos os dias, certamente já visitou um nutricionista e sabe da importância da alimentação para quem pratica exercícios físicos. Os alimentos são a energia vital para o corpo, mas é necessário que sejam de boa qualidade para cumprirem com essa função.

Então, veja a seguir qual é a relação do metabolismo com os alimentos e saiba quais são as melhores escolhas de comida para antes e depois do treino. Entenda como tudo faz sentido e perceba que inserir essas mudanças no seu estilo de vida fitness vai transformar seus resultados.

Como funciona o metabolismo

alimentação para quem pratica exercícios físicos como funciona metabolismo humano
Crédito: Freepik

O metabolismo é o processo e as reações químicas que acontecem no organismo o tempo todo com o objetivo de transformar e usar a energia ingerida para se manter funcionando.

É a máquina que mantém o corpo funcionando para tudo, inclusive para respirar, pensar e para o coração bater, pois tudo isso necessita de um pouco de energia.

Cada pessoa tem um ritmo de funcionamento individual do metabolismo, por isso que nenhuma dieta é igual à outra e é indicada por um especialista, o nutricionista.

Poder dos alimentos

alimentação para quem pratica exercícios físicos poder dos alimentos
Crédito: Freepik

Como você viu, os alimentos são simplesmente essenciais para que o metabolismo funcione. Portanto, escolher de forma consciente a alimentação para quem pratica exercícios físicos é permitir que essa pessoa tenha um ótimo rendimento durante o treino e que seu corpo se recupere totalmente depois do esforço.

Isso porque os grupos de alimentos adequados para cada momento irão fornecer porções completas de todos os nutrientes que o corpo necessita para começar, manter, finalizar e se recuperar da atividade física.

Melhor horário para comer

alimentação para quem pratica exercícios físicos horarios ideais para comer
Crédito: Freepik

O melhor horário para fazer a refeição pré-treino é 3 horas antes de ir treinar. Se não conseguir, e acabar comendo 2 ou 1 hora antes, reduza a quantidade para evitar que passe mal durante o exercício. Se for necessário, também é preferível fazer uma atividade mais leve para não ficar esgotado antes de terminar e acabar não rendendo. Por isso que é tão importante seguir à risca os horários das refeições e ter uma rotina se quiser mesmo ver resultados.

Já no caso do pós-treino, a alimentação para quem pratica exercícios físicos pode acontecer logo após o término do exercício. Apenas esperando alguns minutos para que o corpo volte à pressão e temperatura normais, mas não deixe passar dos 45 minutos.

O que comer antes de praticar exercícios físicos

alimentação para quem pratica exercícios físicos pré-treino
Crédito: Freepik

Antes de ir para o treino é importante fazer uma refeição que vá fornecer a energia necessária para o seu rendimento e para atrasar a fadiga muscular. As quantidades das porções devem ser passadas pelo seu nutricionista, pois vão variar de acordo com o seu objetivo para o treino, mas boas opções são:

1. Proteínas

Em especial se for fazer treino de força, a proteína é um grupo alimentar essencial para garantir que os músculos terão um bom desempenho até o fim. Pode fazer uma combinação entre proteínas de origem animal magras, como carne branca, ovos e iogurte light, junto com arroz integral, feijão, lentilha e oleaginosas, por exemplo. Escolha alguns para montar sua porção.

2. Carboidratos complexos

Os carboidratos serão a sua principal fonte de energia ao longo da atividade, por isso necessitam estar presentes na marmita. Como você vai precisar que eles sejam digeridos lentamente, para evitar picos de açúcar no sangue e para durarem o treino todo, deve optar pelos carboidratos complexos. Eles são a batata-doce, os flocos de aveia, pão, arroz ou massas em versão integral.

O que comer depois de praticar exercícios físicos

alimentação para quem pratica exercícios físicos pós-treino
Crédito: Freepik

A alimentação para quem pratica exercícios físicos também deve estar focada depois do treino, para colaborar com a recuperação do organismo. É uma fase determinante para o sucesso da atividade física, tanto quanto o que vai comer antes. Veja quais tipos de alimentos participam ativamente de uma recuperação completa.

1. Carboidratos simples

Como já sabe, a principal fonte de energia do organismo vem dos carboidratos. E essa energia praticamente se esgota ao final de um treino. Logo, embora normalmente seja recomendado que consuma carboidratos complexos, que saciam por mais tempo e demoram mais para ser digeridos, sem causar picos de açúcar no sangue, aqui o objetivo é o oposto. Como necessita de uma reposição rápida, vai recorrer aos carboidratos simples, como pão branco, banana, uva, batata inglesa, arroz branco e massas comuns, não integrais.

2. Proteínas

As proteínas também são essenciais para a recuperação dos músculos, permitindo que se recuperem e cresçam de fato. Então com certeza deve ter uma dose delas na sua refeição pós-treino. Prefira as opções de alto valor biológico, como peixes, carnes magras e ovos.

3. Suplementos

Quem treina todos os dias já costuma fazer uso dos suplementos alimentares. A quantidade é recomendada pelo nutricionista, mas é certo que eles estão presentes na alimentação para quem pratica exercícios físicos. O Whey é a mais popular, que pode ser concentrado, isolado ou hidrolisado. Fale com seu nutricionista para saber se necessita de suplementação, qual o tipo e a quantidade de acordo com seu objetivo.

Por fim, lembre-se de beber muita água e de que essa alimentação saudável e equilibrada deve ser mantida sempre, não apenas antes e depois do treino. Então, a melhor forma de garantir uma alimentação ideal para as necessidades do seu organismo em particular é tendo a orientação de um nutricionista.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos benéficos para a barba
7 Alimentos benéficos para a barba
maridos estressam mais as mulheres do que os filhos
Estudo revela que maridos estressam mais as mulheres do que os filhos