em

Sinais e como lidar com a crise da meia idade feminina

Esse período é normal e é possível passar por ele com tranquilidade. Veja quais sãos os principais sintomas

crise da meia idade feminina
Crédito: Freepik

A partir dos 20 anos de idade, mais ou menos a cada década, todo mundo passa por períodos de crise existencial. Esses períodos são marcados por reflexões sobre tudo o que já viveu, o que ainda não fez e o que gostaria de fazer. Pode trazer mais ou menos sofrimento, dependendo da pessoa. Uma dessas fases mais marcantes para as mulheres é chamada crise da meia idade feminina, que acontece por volta dos 40 anos, a idade da loba.

É nessa fase da vida que a mulher já tem muita bagagem e, com isso, muito para refletir. Ela se volta para o seu interior para encontrar o verdadeiro significado da sua vida. Esse período pode durar um ano inteiro ou apenas alguns meses. Varia muito, pois é uma experiência bastante particular. Cada mulher tem seus motivos, sentimentos e vai buscar soluções diferentes para passar por essa crise da melhor forma possível.

8 Sinais da crise da meia idade feminina

Ao mesmo tempo em que a mulher de 40 anos se vê passando pela crise da meia idade feminina, ela pode começar a sentir os sintomas da menopausa. Então, algumas mulheres ficam muito sensíveis, porém ao mesmo tempo ficam mais valentes. O seu comportamento muda por conta de quem elas se descobrem depois de tudo o que já viveram. Sendo assim, veja alguns dos sinais dessa crise.

1. Pensar mais em si mesma

sintoma crise da meia idade feminina pensar em si
Crédito: Freepik

Depois de ter dedicado tantos anos da vida aos outros, sejam familiares, amigos ou à carreira, a mulher na crise da meia idade feminina começa a pensar mais em si mesma. Pode refletir um pouco de egoísmo para quem não compreende o que ela está sentindo, mas somente quer dizer que ela não tem mais necessidade de se colocar em segundo plano.

2. Alterações emocionais

Por conta de estar paralelamente vivendo o começo da menopausa, a mulher pode sentir todas as emoções possíveis em um mesmo dia. Alegria, tristeza, raiva, neutralidade, bastam pequenos gatilhos emocionais para que ela perceba o quando está sensível ao mundo que a cerca.

3. Mudanças físicas

sintomas crise da meia idade feminina mudar
Crédito: Freepik

Também por causa da entrada da fase de menopausa, quando ocorrem muitas alterações hormonais, a mulher que vive a crise da meia idade feminina vai perceber mudanças no seu corpo. São todas normais, quando ela leva uma rotina saudável, e devem ser vistas como parte do amadurecimento, de forma bonita e positiva. Entre essas mudanças mais comuns estão as alterações de peso, os cabelos brancos e a flacidez.

4. Comparar-se com outras pessoas

Algumas mulheres que não lidam tão bem com esse momento de crise acabam desvalorizando-se ao fazer comparações com a sua vida e a de outras pessoas que consideram ser melhores. Comparam o que já conquistaram na vida, como é sua aparência, seu comportamento e tudo mais.

5. Medo de ter doenças

sintomas crise da meia idade feminina doenças
Crédito: Freepik

Depois de passar por tantas situações na vida e cuidar de pessoas doentes, a mulher se dá conta que ter boa saúde vem acima de tudo. Só assim ela pode continuar a ser ativa de corpo e mente. Então, com a crise da meia idade feminina e as mudanças que ocorrem no corpo, vem a preocupação constante em ficar doente e ver ser corpo frágil.

6. Desejo de grandes mudanças

Se a mulher entrar na crise da meia idade sem estar se sentindo plena e realizada, é possível que ela resolva fazer mudanças radicais na sua vida. Pode ser uma mudança de emprego, de casa, de cidade, de aparência ou até sair de um casamento que acredita não estar feliz.

7. Sintomas depressivos

Por estar com suas emoções abaladas, muitas mulheres começam a apresentar sintomas de depressão, mesmo que não estejam com a doença. Entretanto, pode vir a ser caso tenham algum histórico familiar ou predisposição.

8. Agir por impulso

sintomas crise da meia idade feminina compras
Crédito: Freepik

Esse também pode ser considerado um sintoma da crise da meia idade feminina. Na busca por mudanças e soluções, a mulher pode começar a agir por impulso, fazendo compras em excesso, surpreendendo a todos e agindo de forma inesperada com quem costumava ter um comportamento comum.

Como lidar?

O primeiro passo para saber lidar com a crise da meia idade feminina é ter consciência de que ela existe e nenhuma mulher está livre de senti-la. Como você viu, os sintomas podem ser mais ou menos intensos, vai depender muito de mulher para mulher, de acordo com o seu estilo de vida e jeito de encarar tudo o que acontece à sua volta.

Pelo fato de ser o mesmo período de entrada na menopausa é importante que a mulher visite o seu ginecologista para entender o que está acontecendo com seus hormônios. Só com essa atitude já vai ser possível encontrar respostas para várias das questões que a incomodam.

Além disso, é essencial que a mulher adote um estilo de vida mais saudável, pois está totalmente certa em começar a se colocar em primeiro lugar. Deve cuidar da alimentação, procurar por um hobby que lhe faça relaxar e dar boas risadas e praticar atividade física todos os dias. Tudo isso ajuda a equilibrar o corpo e a mente, reduzindo os sintomas e contribuindo para que esse momento seja vivido com satisfação e compreensão.

Se mesmo assim não estiver conseguindo lidar com todas as emoções ao mesmo tempo, o ideal é que busque o apoio de um profissional, como psicólogo ou terapeuta, para ajudar nessas questões. Esse profissional vai guiá-la para que consiga clarear seus pensamentos e enxergar de forma mais realista e tranquila tudo o que está acontecendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

como comemorar o aniversário de casamento

Como comemorar o aniversário de casamento

cabelo orgânico

O que é e como cuidar do cabelo orgânico? Saiba tudo