Corrida faz o cérebro desenvolver novos neurônios, diz estudo

Será que podemos ficar mais inteligentes correndo?!

Publicidade

Quem tem o hábito de praticar corrida sabe o prazer que esse exercício proporciona, além dos benefícios para a saúde. O que poucas pessoas sabem, e ainda está sendo estudado, é que o cérebro pode ser capaz de desenvolver novos neurônios quando estimulado pela corrida.

A novidade foi pesquisada e divulgada pela finlandesa Universidade de Jyväskylä. Nesse estudo, realizado com ratos de laboratório, os cientistas separaram ratinhos com as mesmas condições físicas em 3 grupos: um grupo correria, o outro levantaria peso e o terceiro  faria exercício de alta resistência.

Para o primeiro grupo, foi colocada uma esteira proporcional ao tamanho dos ratinhos para que corressem por meia hora, três vezes na semana. Para o segundo grupo, foi amarrado um pequeno peso no rabo de cada um e foram induzidos a subir escadas. O terceiro grupo recebia choques para que corressem em alta velocidade depois reduzissem.

Como resultado, após 3 semanas, o primeiro grupo mostrou um aumento das células cerebrais, como uma multiplicação. Já os demais grupos não apresentaram mudanças.

Publicidade

Apesar de ainda haver necessidade de continuidade do estudo para resultados mais aprofundados, os cientistas acreditam que o estresse causado nos casos do levantamento de peso e do exercício com choque é um dos responsáveis por bloquear o desenvolvimento de novas células cerebrais.

Como os ratinhos da corrida praticavam o exercício sem obrigação e sem estresse, tiveram um melhor resultado. Será que esse teste poderia ser feito em humanos?! Juntar prazer e inteligência seria uma combinação perfeita.

Na dúvida, comece a praticar! Confira no vídeo abaixo como treinar a corrida e começar agora mesmo:

PODE GOSTAR TAMBÉM