Os sintomas de coronavírus, gripe e alergia possuem semelhanças, e por isso estão gerando muitas dúvidas nessa fase de pandemia que o mundo está passando. De fato, é complicado diferenciar em especial a covid-19 da gripe, pois os sintomas em cada uma das doenças podem variar bastante de pessoa para pessoa.
Já no caso de uma alergia é mais fácil perceber a diferença. Para ajudar a entender os sintomas de coronavírus, gripe e alergia, e saber o que fazer em cada caso, o Ministério da Saúde elaborou um material que será explicado a seguir.
Quando é covid-19
A parte complicada de saber se uma pessoa está com sintomas de covid-19 é que estes sintomas podem variar bastante dependendo do organismo de cada pessoa. Mas, de acordo com o que informa o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse e falta de ar.
Apesar destes sintomas, também foram registrados muitos casos de pessoas que sequer tiveram algum sintoma, enquanto outras tiveram dores de cabeça, cansaço, mal estar e dor de garganta, o que deixa ainda mais parecido com a gripe.
Tratamento
- Beber muita água;
- Usar medicamentos para dor e febre (paracetamol ou dipirona), caso necessário;
- Usar umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garanta e tosse, caso necessário;
Veja também: qual tipo e quando usar máscara para coronavírus
Veja também: evite tomar ibuprofeno para sintomas de coronavírus
Quando é gripe
A gripe é uma doença transmitida por outro tipo de vírus, o Influenza. Mas, os sintomas podem ser muito parecidos com da covid-19, dependendo de como afeta cada pessoa. A condição de saúde do paciente determina muito sobre os sintomas. Quanto mais fragilizado estiver o seu sistema imunológico, mais fortes poderão ser os sintomas. Veja o que é comum sentir em uma gripe:
- Febre;
- Cansaço;
- Tosse;
- Dor de cabeça;
- Coriza ou nariz entupido (às vezes);
- Dor de garganta (às vezes).
Tratamento
Como viu, são todos sintomas bem semelhante aos da covid-19. Por isso, o mais importante é estar atento caso comece a sentir falta de ar ou dor no peito, e mesmo na dúvida, manter os mesmos cuidados no tratamento caseiro e com a higiene pessoal.
- Ficar de repouso;
- Beber muita água;
- Se precisar, tratar dores e febre apenas com paracetamol e dipirona;
- Tomar banhos quentes ou usar umidificador de ar no quarto para aliviar os sintomas e respirar melhor;
- Alimentar-se bem para fortalecer o sistema imunológico contra gripe.
Quando é alergia
Coronavírus, gripe e alergia podem causar dúvida, mas no caso da alergia é mais fácil de identificar. Numa reação alérgica respiratória, a pessoa não vai ter sintomas sistêmicos, ou seja, afetando todo o corpo, como dores no corpo e mal-estar. Os sintomas costumam se limitar ao rosto, como:
- Coceira no nariz e nos olhos;
- Espirros;
- Coriza;
- Inchaço nos olhos;
- Nariz entupido;
- Tosse seca leve (às vezes);
- Nariz vermelho.
Tratamento
A pessoa com alergia geralmente já sofre com esta condição há anos, e consegue identificar a diferença para uma gripe. Então, o tratamento deve ser feito de acordo com a causa da sua alergia, que algumas vezes é com anti-histamínicos prescritos pelo médico, e outras vezes apenas ficando longe da causa, como poeira, perfumes, ácaros e pólen.
Material para identificar os sintomas de covid-19, gripe e resfriado
Nesse material feito pelo Ministério da Saúde, no lugar da alergia eles listaram os sintomas do resfriado, que também é uma doença viral transmitida por uma cepa do vírus Influenza, assim como a gripe. Aproveite para conhecer os sintomas dessa doença também.

Cuidados de higiene para prevenir a covid-19
- Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
- Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
- Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
- Mesmo se não sair de casa, lave as mãos com frequência, usando água corrente e sabonete de qualquer tipo, de preferência secando com toalha descartável;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
- Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
- Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos. Mantenha pelo menos 1 metro de distância;
- Cubra o nariz e a boca com o braço se precisar tossir ou espirrar;
- Respeite a quarentena e fique dentro de casa com sua família o máximo de tempo possível.

