alimentos para gripe
Crédito: Freepik
em

Alimentos para gripe: o que comer para melhorar e evitar?

Veja uma lista de alimentos que podem fazer parte da sua rotina alimentar e deixar seu sistema imunológico mais forte

Muitas pessoas ainda estão confundindo a covid-2019, doença causada pelo coronavírus, com gripes e resfriados. É importante deixar claro que são doenças diferentes, pois são transmitidas por tipos de vírus diferentes. Porém, a maior parte dos sintomas é bem parecido, e a principal causa da infecção em todos os casos é estar com a imunidade baixa. Então, veja uma lista de alimentos para gripe que servem para proteger não só contra gripe, mas contra diversas doenças, pois ajudam a manter o corpo fortalecido e pronto para combater vírus, fungos e bactérias de vários tipos.

10 Alimentos contra gripes e resfriados

Essa é uma lista curta, pois existe uma infinidade de alimentos naturais que cumprem com funções importantes no organismo humano, o que inclui os processos para o aumento e a manutenção da imunidade. Porém, essa lista, recomendada pela Nutricionista Patricia Leite, vai ajudá-lo a entender os motivos da escolha de cada alimento e a começar a fazer melhores escolhas para a sua alimentação de modo geral.

1. Acerola

Todo mundo sabe, desde os tempos da vovó, que a vitamina C é um dos principais nutrientes para fortalecer o sistema imunológico. Entre tantas frutas que possuem essa vitamina está a acerola, que contém uma boa quantidade. Então, ela é um dos alimentos para gripe que não pode faltar na sua casa. Pode comer a acerola pura, fazer sucos, smoothies e sorvetes caseiros naturais de frutas. Veja como fazer geleia de acerola.

2. Brócolis

comer brócolis para imunidade
Crédito: Freepik

O próximo alimento da lista é o brócolis, porque ele tem uma riqueza de ácido fólico. Aliás, pode incluir aqui todos os vegetais verde-escuros que são bem importantes na alimentação diária e todos entram na lista dos alimentos para gripe. O ácido fólico é uma vitamina que atua na formação dos glóbulos brancos que fazem a defesa do organismo. O brócolis pode estar nas saladas, refogados, risotos, sopas e molhos para massas. Aprenda a fazer arroz de brócolis.

3. Semente de abóbora

A semente de abóbora pode ser comprada separada da abóbora no supermercado, caso você não queira comprar a abóbora inteira. Se você comprar abóbora, separe as sementes e deixe-as secarem ao sol ou no forno baixo para tostar, inclusive com temperos para comer como petisco ou adicionar nas saladas. A semente de abóbora é rica em zinco que é essencial para a cicatrização de feridas.

4. Castanha-do-Pará

comer castanhas para imunidade
Crédito: Freepik

Não apenas a castanha-do-Pará, mas também as nozes, castanha-de-caju, amêndoas, avelãs e macadâmias são frutos oleaginosos muito importantes para o fortalecimento da imunidade, então todos entram na lista dos alimentos para gripe e resfriado.

São deliciosos e possuem ômega-3 e selênio, elementos muito importantes para restaurar o antioxidante mais potente do organismo humano. Apenas uma castanha ao dia já basta. Você pode usar esses frutos para comer puros, com iogurte, na granola caseira, nas sobremesas e até em receitas salgadas. Veja receitas de bolo de castanhas.

5. Tomate

O tomate é uma fruta que a maioria das pessoas adora. O ideal é comprar na versão orgânica para evitar o excesso de agrotóxicos que ele recebe. O tomate é um dos alimentos para gripe porque, além de toda a sua riqueza de várias vitaminas e minerais, se destaca a presença do licopeno que é um antioxidante importante para o sistema imune.

Ao consumir tomate, consuma também uma fonte de gordura, como azeite, para que ele seja melhor absorvido. Pode fazer, por exemplo, receitas de tomate confit para molhos, saladas e risotos.

6. Sardinha

comer alimentos para gripe sardinha
Crédito: Freepik

A sardinha pode ser consumida fresca ou também em lata. Esse peixe, assim como o atum, o salmão, a cavala e o arenque, por exemplo, é rico em uma gordura chamada de ômega-3 que também é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico.

Com esse peixe você pode fazer patês, molhos, cremes, sopas, risotos e pode só assar para comer puro mesmo. Outra ideia é fazer sardinha na panela de pressão.

7. Gengibre

O gengibre já é um dos temperos mais queridos na alimentação brasileira por conta do seu sabor especial e único que fica bom em diversos pratos doces e salgados. O gengibre tem vitamina C, vitamina B6, é bactericida e tudo isso faz com que ele ajude o seu sistema imunológico a ficar mais forte com uma porção a cada dia.

Você pode adicionar o gengibre em chás, sucos, bolos, pães, bolachas, molhos e onde mais achar que combina. Veja os benefícios da farinha de gengibre.

8. Kefir

comer alimentos para gripe kefir
Crédito: Freepik

O kefir é aquela bebida probiótica que você cultiva em casa, com bastante cuidado, deixando fermentar em um cantinho escuro, depois coa e tem como resultado um tipo de iogurte. Esse kefir é composto por bactérias e lactobacilos que compõem naturalmente a microbiota intestinal humana.

Ou seja, ao consumir kefir regularmente, você devolve ao seu organismo as bactérias boas que são eliminadas naturalmente e que atuam diretamente na qualidade do seu sistema imunológico. Saiba mais sobre como cultivar kefir.

9. Alho

Use alho em todos os seus preparados salgados como base do tempero, seja sozinho ou junto com a cebola. O alho é um excelente ingrediente para o sistema imunológico e não poderia faltar na lista dos alimentos para gripe, tanto para prevenir quanto para remediar. Ele contém alicina, que atua como bactericida e tem ação antibiótica natural para manter o corpo protegido contra infecções variadas. Aprenda a fazer deliciosas receitas de pão de alho com linguiça.

10. Chá verde

comer alimentos para gripe chá verde
Crédito: Freepik

Por fim, o chá verde é mais um ingrediente que você pode consumir no seu dia a dia, evitando apenas à noite, pois ele contém cafeína e pode atrapalhar o seu sono. Mas, o chá verde é um poderoso antioxidante, assim como também é o chá branco e o chá preto, pois todos provêm da mesma planta, apenas com processos de colheita e secagem diferentes. Uma xícara de chá verde ao dia, junto com estes outros alimentos para gripe da lista, vão deixar o seu corpo blindado.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e exige tipos e quantidades diferentes de cada alimento, de acordo com suas necessidades particulares. Para obter melhores resultados, adicione estes alimentos a uma dieta saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

novelas

5 Novelas para assistir na quarentena do coronavírus

bolo de milho cremoso

Aprenda a fazer bolo de milho cremoso com estas 8 receitas deliciosas