o que é pandemia
Crédito: Freepik

O que é pandemia e qual a diferença para a epidemia?

É importante saber quando usar os termos corretos para identificar a proliferação das doenças infecciosas

Publicidade

Todo o mundo já entendeu que a pandemia de coronavírus é um estado de alerta e de preocupação com a saúde das pessoas. Este estado exige que se tomem determinados cuidados para prevenir que a doença covid-19 se alastre ainda mais e cause maiores problemas sociais e econômicos para todas as sociedades. Mas, ainda assim, nem todo mundo sabe o que exatamente é uma pandemia.

O que é pandemia?

A pandemia é o termo usado quando uma doença infecciosa é registrada em vários países e continentes de forma simultânea. Ou seja, é a forma mais grave da expansão de uma patologia e que, portanto, necessita de ações conjuntas e urgentes entre os povos do mundo para ser contida em massa.

Diferença entre endemia, epidemia e pandemia

Em uma escala de gravidade quantitativa, em terceiro lugar está a endemia, como sendo o menos grave. A endemia é quando surgem pessoas contaminadas em uma mesma área por uma doença que já é comum em determinada região e período do ano. A área geográfica é pequena (região ou cidade), mas vários casos ocorrem em um curto espaço de tempo.

Já a epidemia é um surto maior, em segundo lugar de importância e preocupação. Na epidemia a contaminação por uma doença é maior do que a esperada para determinada época do ano, e pode afetar pessoas em diferentes regiões, sejam em várias cidades ou estados de um país, também em um curto período de tempo e de forma simultânea.

Publicidade

No caso da pandemia é como está acontecendo agora, em que vários países e continentes foram afetados pela mesma doença infecciosa em um curto período de tempo, que foi de dois meses. Sim, apenas dois meses são considerados um pouquíssimo tempo para uma escala de proliferação tão grande.

Veja quais foram as grandes pandemias da história

PODE GOSTAR TAMBÉM