em

10 Receitas práticas e saborosas de compota de maçã

Se não abre mão de um docinho para passar no pão, mas prefere as versões caseiras sem conservantes, experimente essas
compota de maçã
Crédito: Pixabay

Fazer compotas é uma verdadeira terapia para quem ama cozinhar. São doces bem simples, geralmente à base de uma ou mais frutas, misturadas com açúcar e água. Então essa mistura é posta para ferver em fogo baixo até que engrosse. Se você aprecia esse doce, veja como fazer diferentes receitas de compota de maçã.

Como fazer compota de maçã: 10 receitas

É possível combinar outras frutas e especiarias para fazer a compota à base de maçã. Tem até receitas com outros ingredientes em substituição ao açúcar, para diabéticos ou quem está de dieta. Confira todas essas sugestões a seguir e aventure-se na cozinha fazendo-as para o ano inteiro ou até mesmo para vender.

1. Receita simples

fazer compota de maçã simples
Crédito: Sabor Intenso

Essa é uma receita que leva apenas a maçã como fruta, mas ela está muito bem acompanhada do sabor do limão, da canela e do açúcar baunilhado. Perfeita para colocar sobre um bolo de laranja acabado de fazer.

2. Com canela e nozes

fazer compota de maçã com nozes
Crédito: Sidul

Para deixar a compota com uma textura diferenciada e um sabor de frutos secos, as nozes são as escolhidas da vez. Essa receita também leva a canela e as raspinhas de limão, como na opção anterior.

3. Maçã com gengibre

fazer compota de maçã com gengibre
Crédito: Fabrico Caseiro

O gengibre é uma raiz asiática muito saudável e saborosa, levemente picante e refrescante. Confere um sabor especial tanto a receitas salgadas quanto doces, como no caso dessa compota.

4. Compota diet

fazer compota de maçã diet
Crédito: Tudo Gostoso

Essa é uma versão diferente, com redução do açúcar. No lugar desse ingrediente, utiliza-se gelatina diet de limão, melão ou abacaxi. Também leva o sabor do cravo e da canela. Nessa receita usa-se as maçãs inteiras, sem o miolo e a casca, que ficam muito macias. Ideal para sobremesa.

5. Maçã e vinho do Porto

fazer compota de maçã com vinho
Crédito: Amor e Panelas

Essa compota é tão simples quanto as outras, mas com o diferencial do vinho do Porto, que é um licor, bem doce. Também leva canela, limão, açúcar e, se quiser, pode experimentar colocar um pedaço de abóbora.

6. Cenoura e maçã

fazer compota de maçã com cenoura
Crédito: Cinco Quatros de Laranja

A cenoura é um ótimo vegetal para tudo, inclusive para compotas. Seu sabor é adocicado e ela fica com uma consistência ótima, combinando muito bem com a maçã. Essa receita leva também suco de limão, açúcar demerara e cardamomo, uma baga oriental que mescla o adocicado com apimentado.

7. Maçã com laranja

fazer compota de maçã com laranja
Crédito: A Casa Encantada

Essas duas frutas ficam tão bem juntas que nem precisa adicionar especiarias, a menos que queira. Nessa receita usam-se apenas maçãs, suco de laranja, água e açúcar. A maçã fica em pedacinhos e ganha a cor do suco de laranja.

8. Pera e maçã

fazer compota de maçã com pera
Crédito: Aromas de Cor

A maçã e a pera tem suas semelhanças e por isso seus sabores harmonizam perfeitamente nessa compota. Para ficar ainda mais gostoso a receita leva canela e anis estrelado, além de açúcar e das frutas.

9. Maçã, morango e ruibarbo

fazer compota de maçã com morango
Crédito: Sapo Lifestyle

Se você nunca comeu ruibarbo, essa é uma planta medicinal com muitos benefícios à saúde. Compra-se fresco em talos que se parecem com os da beterraba. Além de ter uma compota deliciosa, com sabor de morango e maçã, também vai ser um doce nutritivo.

10. Maçã, amora e framboesa

fazer compota de maçã com framboesa
Crédito: Sweet my Kitchen

E para finalizar, mais frutas vermelhas para dar cor e sabor à compota. Só vai precisar de maçãs, amoras, framboesas, suco de limão, açúcar e água para preparar essa delícia.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

dedos descascando
Dedos descascando: o que pode ser?
penteados com tranças
Lindas ideias de penteados com tranças para qualquer ocasião