em

Cardamomo: uma planta culinária e medicinal

Uma única planta e tantos benefícios: conheça o cardamomo e comece a usar no seu dia a dia.
cardamomo
Crédito: PixaBay

As novas tendências da alimentação saudável têm nos trazido alimentos maravilhosos para a saúde, que englobam uma série de benefícios, além de serem gostosos e versáteis para o consumo. Um deles é o cardamomo: uma planta de sabor apimentado e adocicado, ao estilo do gengibre – característica tradicional da sua origem oriental. Ele ajuda a melhorar a digestão, combate o mau hálito e funciona até como afrodisíaco.

Benefícios do cardamomo

Como planta medicinal, o cardamomo oferece efeitos expectorantes, descongestionantes, antissépticos, laxativos e diuréticos.

É uma planta rica em vitaminas A, B e C, além de fornecer nutrientes essenciais à saúde, como ferro, potássio, cálcio e magnésio.

Combate o mau hálito: Mastigando as sementes de cardamomo você ajuda a prevenir o mau hálito, mantendo as gengivas e os dentes limpos e saudáveis.

Melhora a digestão: Os componentes do cardamomo agem de diferentes formas para melhorar a digestão: aumentam a produção de saliva, fornecem fibras, além de atacarem os parasitas, como a bactéria H. Pylori.

Fortalece os cabelos: Os óleos do cardamomo nutrem o couro cabeludo, deixando os fios mais brilhosos e resistentes.

Renova a pele: Os antioxidantes do cardamomo melhorar a renovação celular, retardando o aparecimento de rugas.

Alivia problemas respiratórios: O cardamomo tem poder descongestionante, ajudando a respirar melhor e a eliminar o muco. Sua ação antisséptica também ajuda a curar infecção de garganta.

Como usar?

Essa planta pode ser comprada no supermercado, na farmácia ou em lojas de produtos naturais.

Há opções com a baga inteira, em óleo essencial ou em forma de pó, nas cápsulas ou frascos. Nas receitas o cardamomo serve para complementar o tempero de doces e salgados.

O sabor se adapta ao prato, deixando um toque particular ardido e perfumado. Se comprar a baga inteira, abra as vagens e retire as sementes para moer e usar, seja como tempero ou chá.

Chá de cardamomo

Se o problema for cólica intestinal ou gases, esse chá é uma boa pedida.

Chá para cólicas intestinais: coloque 1 litro de água para ferver e depois acrescente 10 gramas de sementes de cardamomo, deixando descansar por 10 minutos. Coe e beba morno.

Chá contra gases: aqueça uma xícara de água até levantar fervura. Desligue, coloque 20 gramas de cardamomo, deixe descansar e beba depois das refeições.

Receitas com cardamomo

Depois que conhece o sabor do cardamomo fica mais fácil incluir essa especiaria em várias outras receitas, como mingau, leite, molhos, café, batidos, sorvete caseiro, carnes e onde mais você quiser experimentar.

Sopa de inhame com cardamomo

O inhame é outro alimento cada vez mais popular na vida de quem gosta de comer com qualidade. Veja que delícia de sopa para um jantar levinho.

Ingredientes

  • Água: 1 litro;
  • Inhame sem casca: 1 quilo;
  • Cheiro-verde: a gosto;
  • Azeite: 1 colher de sopa;
  • Cardamomo: 6 cápsulas;
  • Alho: 3 dentes;
  • Sal: a gosto;
  • Pimenta: a gosto;
  • Castanhas: para decorar.

Modo de preparo

1. Leve ao fogo uma panela com a colher de azeite e os dentes de alho laminados para dourar.

2. Em seguida coloque o inhame na panela, tempere com sal e pimenta, adicione a água e deixe cozinhando até que o inhame esteja macio.

3. Quando der o ponto, retire o inhame da panela e coloque no liquidificador. Adicione as sementes de cardamomo e bata para virar um creme.

4. Vá acrescentando e batendo a água do cozimento até que atinja o ponto desejado.

5. Coloque de volta na panela, misture o cheiro verde, deixe ferver dois minutinhos e está pronta para servir com as castanhas de enfeite.

Dica: Faça brigadeiro de café e cardamomo

Depois da refeição principal é hora da sobremesa. Veja como fazer um brigadeiro diferente e irresistível:

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
banana passa
Como fazer banana passa em casa?
óleo de cártamo
Conheça os benefícios do óleo de cártamo