em

Cardamomo: o que é, benefícios e como usar

Se você nunca experimentou essa especiaria, você vai se surpreender com seu aroma
cardamomo
Crédito: Pixabay

As novas tendências da alimentação saudável têm trazido alimentos maravilhosos para a saúde, que englobam uma série de benefícios, além de serem gostosos e versáteis para o consumo. Um deles é o cardamomo, uma planta de sabor apimentado e adocicado, ao estilo do gengibre, pois é uma característica comum das especiarias de origem oriental. Ele ajuda a melhorar a digestão, combate o mau hálito e funciona até como afrodisíaco.

Benefícios para a saúde

cardamomo benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

Esse planta oferece efeitos expectorantes, descongestionantes, antissépticos, laxativos e diuréticos. É uma planta rica em vitaminas A, B e C, além de fornecer nutrientes essenciais à saúde, como ferro, potássio, cálcio e magnésio.

Combate o mau hálito

Mastigando suas sementes você ajuda a prevenir o mau hálito, mantendo as gengivas e os dentes limpos e saudáveis.

Melhora a digestão

Seus componentes agem de diferentes formas para melhorar a digestão. Aumentam a produção de saliva, fornecem fibras, além de atacarem os parasitas, como a bactéria H. Pylori.

Fortalece os cabelos

Os óleos presentes nessa especiaria nutrem o couro cabeludo, deixando os fios mais brilhosos e resistentes.

Renova a pele

Os antioxidantes dessa semente ajudam a promover a renovação celular, retardando o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce do corpo inteiro.

Alivia problemas respiratórios

Tem poder descongestionante, ajudando a respirar melhor e a eliminar o muco. Sua ação antisséptica também ajuda a curar infecção de garganta.

Contribui com o controle do câncer

A cura do câncer não ocorre de forma mágica, apenas usando um ingrediente natural, pelo menos não até agora. Por outro lado, existem vários ingredientes naturais, como o cardamomo, que contribuem para o processo de cura do corpo doente por conta dos seus fitoquímicos que protegem o corpo da evolução da doença.

Atua como diurético

Uma das funções dessas sementinhas no organismo é estimular a produção de urina, o que é importante para quem sofre com a retenção de líquidos.

Ajuda a regular a pressão arterial

Por causa do mesmo efeito de estimular a produção de urina, ao mesmo tempo o cardamomo é bom para reduzir a pressão e ajudar a equilibrá-la. Isso ocorre porque a eliminação de líquido em excesso é importante para o corpo todo, inclusive para o coração.

Anti-inflamatório

As propriedades antioxidantes dessa planta são essenciais para prevenir processos inflamatórios no organismo, desde infecção na gengiva até doenças crônicas. Mas precisa ser consumida dentro de uma dieta saudável recomendada pelo nutricionista para ter eficácia.

Afrodisíaco

O que faz essas sementinhas serem afrodisíacas é um composto chamado cineole, que ativa a liberação de estímulos sexuais com pouca quantidade.

Como usar?

Essas sementinhas que vêm dentro de uma pequena vagem podem ser usadas com a baga inteira, em óleo essencial ou em forma de pó, nas cápsulas ou frascos. Nas receitas, ele serve para complementar o tempero de doces e salgados.

O sabor se adapta ao prato, deixando um toque particular e perfumado. Se comprar a baga inteira, abra as vagens e retire as sementes para moer e usar, seja como tempero ou chá.

Contraindicações e cuidados a ter

Essas sementinhas não são recomendadas para gestantes e lactantes na forma de medicamento. Se for apenas para temperar a comida, em pouca quantidade, não costuma apresentar efeitos colaterais.

Pessoas com cálculo biliar também devem evitar o consumo, pois pode desencadear cólica e pedras na vesícula.

Preço e onde comprar

cardamomo preço e onde comprar
Crédito: Pixabay

As diferentes formas dessa especiaria podem ser compradas no supermercado, na farmácia ou em lojas de produtos naturais. O preço não é dos mais baixos, mas como você usa de pouco em pouco, dura bastante. É possível encontrar 100 gramas de sementes em vagens a partir de R$ 25.

Como fazer o chá

Se o problema for cólica intestinal ou gases, esse chá é uma boa pedida.

Chá para cólicas intestinais: coloque 1 litro de água para ferver e depois acrescente 10 gramas das sementes, deixando descansar por 10 minutos. Coe e beba morno.

Chá contra gases: aqueça uma xícara de água até levantar fervura. Desligue, coloque 20 gramas da especiaria, deixe descansar e beba depois das refeições.

Receitas com cardamomo

Depois que conhece seu sabor, fica mais fácil inclui-lo em várias outras receitas, como mingau, leite, molhos, café, batidos, sorvete caseiro, carnes e onde mais você quiser experimentar.

Sopa de inhame

O inhame é outro alimento cada vez mais popular na vida de quem gosta de comer com qualidade. Veja que delícia de sopa para um jantar levinho.

Ingredientes

Água: 1 litro;
Inhame sem casca: 1 quilo;
Cheiro-verde: a gosto;
Azeite: 1 colher (sopa);
Cardamomo: 6 vagens;
Alho: 3 dentes;
Sal: a gosto;
Pimenta: a gosto;
Castanhas: para decorar.

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo uma panela com a colher de azeite e os dentes de alho laminados para dourar;
  2. Em seguida coloque o inhame na panela, tempere com sal e pimenta, adicione a água e deixe cozinhando até que ele esteja macio;
  3. Quando der o ponto, retire o inhame da panela e coloque no liquidificador. Adicione as sementes de cardamomo e bata para virar um creme;
  4. Vá acrescentando e batendo a água do cozimento até que atinja o ponto desejado;
  5. Coloque de volta na panela, misture o cheiro-verde, deixe ferver dois minutinhos e está pronta para servir com as castanhas de enfeite.

Brigadeiro de café e cardamomo

Depois da refeição principal é hora da sobremesa. Veja como fazer um brigadeiro diferente e irresistível:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
acompanhamento para lasanha
Melhores opções de acompanhamento para lasanha
panqueca de aveia
Panqueca de aveia: 10 versões para manter o foco na dieta