cachorro
Crédito: Freepik

Companhia de cachorro por 10 minutos alivia sintomas de depressão

Os cachorros ajudam também quem tem sintomas de ansiedade e até no alívio de dores

Publicidade

Pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, descobriram que o contato com cachorro por apenas dez minutos é capaz de aliviar a dor e provocar mudanças significativas em sinais de ansiedade e depressão.

Essa descoberta apenas reafirmou a importância dos cães de terapia, que já atuam com pacientes com determinadas doenças e com pessoas que vivem sozinhas, principalmente idosos.

Mas, não é necessário que um cão seja treinado para ser um animal de terapia. Qualquer cão sabe como oferecer amor ao seu tutor e isso já basta para trazer alívio emocional, mesmo sem a presença de doenças.

Veja também: Terapia com cachorro ajuda médicos a lidarem com pandemia de covid

Publicidade

Como foi feito o estudo com cachorro para terapia

Os responsáveis pelo estudo observaram dois grupos semelhantes de pacientes que estavam no pronto-socorro do Hospital Universitário Royal, na cidade canadense de Saskatoon.

Os participantes do primeiro grupo, com 97 pessoas, foram colocados em contato por um período de dez minutos com um cachorro, enquanto os 101 voluntários que fizeram parte do segundo grupo não receberam a visita do pet, e foram monitorados para fins de comparação.

Os pesquisadores observaram que o contato com o cachorro proporcionou alterações significativas nos participantes do primeiro grupo, em comparação com o segundo.

Aproveite e veja: Idosos donos de cães têm menor risco de incapacidade física, diz estudo

Publicidade

Resultados positivos

As mudanças foram nos níveis de dor, com 43% dos que tiveram a companhia do pet relatando uma redução dos sinais. A companhia canina também trouxe alívio da ansiedade em 48% dos voluntários, de depressão em 46% e aumento nos índices de bem-estar em 41% dos participantes.

De acordo com Colleen Dell, que é a principal autora do estudo e professora de saúde única e bem-estar da Universidade de Saskatchewan, “as descobertas deste estudo contribuem com um conhecimento importante sobre o potencial dos cães de terapia no departamento de emergência para afetar a experiência de dor dos pacientes, além de medidas relacionadas à ansiedade, à depressão e ao bem-estar. Este é o primeiro teste controlado desse tipo no Canadá e em outros lugares, até onde sabemos.”

Veja também: 6 sinais que você pode entrar em depressão

Publicidade

Fonte: O Globo Saúde

PODE GOSTAR TAMBÉM