em

AmeiAmei

Como plantar maracujá em casa

Tenha um pé de maracujá em casa e aproveite essa fruta fresca ou congelada para fazer deliciosas receitas o ano inteiro
plantar maracujá
Crédito: Pixabay

O maracujá é uma fruta cítrica do gênero Passiflora que nasce de forma espontânea nas regiões tropicais e subtropicais de países da América, incluindo o Brasil. Isso não quer dizer que vá nascer um grande pé de maracujá no seu quintal sem que você plante. Então, para ter frutos frescos e oferecer uma alimentação ainda mais saudável à sua família, veja como plantar maracujá em casa.

Como plantar maracujá em casa passo a passo

passos de como plantar maracujá
Crédito: Pexels

De polpa suculenta e sabor ácido, o maracujá é uma fruta rica em vitamina C, ferro, magnésio, vitamina A, cálcio, fibras, proteínas e potássio. Na época da colheita, você pode fazer polpa da fruta congelada e armazenar no freezer para consumir ao longo do ano. Confira como fazer o plantio.

1. Prepare as sementes

Você não precisa comprar sementes de maracujá para fazer o plantio. Compre uma fruta bonita, de boa qualidade e do tipo desejado, use a fruta e separe algumas sementes para fazer a semeadura e obter suas mudas.

Depois de comer a fruta e separar as sementinhas pretas, coloque-as em um pratinho ou potinho aberto e deixe no sol por uma semana para que elas desidratem.

2. Plante as sementes

Depois desse tempo, plante as sementes em um pote de tamanho médio, como uma garrafa pet cortada ao meio, pois a muda vai crescer. Nesse pote coloque uma mistura de substrato, terra e húmus de minhoca para ficar bem leve.

Abra uma pequena cova e coloque dentro 3 ou 4 sementes. Tampe com uma fina camada de terra, sem apertar. Regue para a terra ficar úmida e coloque no sol em um local em que o pote poderá ficar nos próximos dois meses.

3. Observe o crescimento da muda

Fique de olho nas suas sementes para manter a terra sempre úmida. Depois de um mês, mais ou menos, a muda já vai estar com uns 30 centímetros de altura e as primeiras folhas na ponta. Mantenha mais um mês a muda nesse vaso, cuidando das regas, por mais um mês até que ela atinja cerca de 1 metro de altura. Mantenha a muda perto de um local em que o maracujá poderá subir, pois ele é uma trepadeira.

4. Transplante a muda

Depois que o seu maracujá estiver com 60 ou 80 dias, é hora de replantar em um vaso grande ou no seu jardim. Utilize o mesmo tipo de terra, com composto orgânico e um pouco de areia para que o solo fique bem drenado, fofo e rico em nutrientes.

Coloque uma estaca fina e comprida no centro do vaso para que a planta possa agarrar e crescer mais forte. Coloque a muda na cova junto com o torrão onde ela já está plantada, seja no vaso ou no solo, tampe, regue e vá mantendo a terra úmida.

Qual a melhor época da plantar?

A melhor época para plantar maracujá em casa é de fevereiro a maio, quando as temperaturas ficam na média de 20ºC a 31ºC. Essa é a melhor temperatura para o desenvolvimento da planta e também oferece um sol mais forte, essencial para que elas se desenvolvam, cresçam e frutifiquem com qualidade.

Dicas para cuidar

Por ser uma planta de clima tropical e subtropical, o ideal é cultivá-la em um local menos frio. A planta não se dá bem com geada e temperaturas muito baixas.

Lembre-se de colocar uma estaca comprida dentro da terra ao lado da planta para que ela possa crescer e se espalhar. Evite plantar o maracujá ao lado de plantas que você não quer que ele grude, pois ele vai ocupar os espaços que tiver em volta.

O maracujá vinga bem plantado em um vaso, mas será ainda melhor se você puder plantar direto no solo, pois ele vai crescer melhor.

Prefira também usar húmus de minhoca como adubo, pois é uma matéria orgânica de qualidade e sem risco de intoxicar a planta por excesso de nutrientes.

Se plantar em vaso, mantenha-o sempre no sol, não precisar levar a planta para sombra, pois ela gosta de sol direto para fazer a fotossíntese.

Quanto tempo leva para o pé de maracujá dar frutos?

quando colher maracujá
Crédito: Pixabay

Se o plantio for feito no verão, a colheita costuma ser precoce, dentro de 6 meses. Mas se for em períodos mais frios pode levar até 9 meses.

A colheita, no caso do maracujá amarelo, deve ser feita algumas vezes por semana, coletando apenas os frutos soltos, pois esses são os maduros. Pode pegar os que ficam presos nos ramos e também os que caem no chão. Apenas despreze os que foram esquecidos algum tempo e estão murchos demais.

Já o tipo de maracujá doce não cai sozinho. Precisa ser cortado com uma tesoura de ponta arredondada. Ele vai estar maduro quando a casca começar a mudar de cor.

Veja também receitas de suco de maracujá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
15 Dicas de organização de casa
ter mais energia pela manhã
Como ter mais energia pela manhã: 20 dicas para colocar em prática