em

AmeiAmei EstranhoEstranho

Como parar de roer as unhas

O hábito de roer unhas pode resultar em sérios danos à saúde
parar de roer as unhas
Crédito: Freepik

Roer as unhas é um péssimo hábito por vários motivos. Muito mais do que deixar as mãos feias, é uma forma de expor os dedos a fungos, bactérias e outros micro-organismos que podem infeccionar e até mesmo necrosar os dedos. Além disso, o contato dos dedos sujos com o interior da boca oferece o mesmo risco para o sistema digestivo, já que quem rói as unhas não vai lavar as mãos com sabonete bactericida sempre antes de levá-las à boca. Com tantos malefícios sérios, o melhor a fazer é parar de roer as unhas de uma vez por todas. Veja como.

5 Dicas para parar de roer as unhas

dicas de como parar de roer as unhas
Crédito: Wikimedia Commons

Quem tem o hábito de roer as unhas sabe como é difícil simplesmente parar. Chega a ser uma atitude involuntária, especialmente em momentos de ansiedade, nervosismo, medo ou quando está de bobeira, assistindo televisão, por exemplo. Porém, devido ao sérios efeitos colaterais que esse hábito pode causar, vale a pena se esforçar e parar, em nome da própria saúde.

1. Descubra a causa desse hábito

Você já parou para observar em quais momentos começa a roer as unhas? Se é apenas quando se encontra em uma situação de estresse, angústia ou ansiedade, por exemplo, comece procurando resolver essas causas. Afaste-se de uma rotina que lhe cause desconforto psicológico e o estimule a roer as unhas.

Quando passar a prestar atenção nisso, sempre que estiver estressado ou ansioso e for levar as mãos à boca, vai se lembrar que a solução não é roer as unhas, e sim, aliviar o sentimento. Então procure fazer outra coisa, como tomar um copo de água, levantar e caminhar ou qualquer outra coisa que disperse da vontade de morder seus dedos.

2. Mantenha os dedos hidratados

Quando a pessoa que rói as unhas sente que tem aquela pele solta, precisa ser muito forte para resistir à tentação de arrancá-la com os dentes. Então, evite que a pele fique solta, mantendo as cutículas sempre hidratadas. De preferência, com um creme ou óleo que tenha um gosto bem ruim para que não suporte ficar com esse gosto na boca.

3. Mantenha as unhas curtas e benfeitas

Outra tentação para quem rói as unhas com frequência é vê-las compridas e desleixadas. Então, uma boa solução é manter as unhas sempre curtas e feitinhas, com a sua cor de esmalte favorita, para sentir dó de estragar. Nem sempre você vai se importar com isso, pois a vontade de roer será mais forte, mas pode, sim, ajudar. Principalmente se você for uma pessoa bem econômica e não quiser desperdiçar o dinheiro que pagou à manicure.

4. Coloque protetores de unhas

Já existem no mercado vários modelos de protetores de unhas que são como capinhas para colocar nos dedos e ajudar a evitar o impulso. Quando levar a mão à boca e sentir a proteção, vai se lembrar de que está em tratamento e precisa ser mais forte.

5. Use uma base com gosto ruim

Assim como pode usar cremes ou óleos com sabor ruim, também pode experimentar usar uma base amarga ou picante nas unhas. Sempre que levá-las à boca e sentir o gosto, vai parar imediatamente. Lembre-se de que parar de roer a unhas depende da sua força de vontade. Não vale correr para o removedor de esmalte para tirar o gosto ruim da base, pois somente você e a sua saúde irão perder com isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
sucos para desintoxicar intestino
Receitas de sucos para desintoxicar intestino
roer as unhas faz mal
Roer unhas faz mal: sim ou não?