em

Saiba como acabar com umidade nos armários com arroz

Períodos de chuva e casas com pouca ventilação contribuem para proliferação de fungos.
acabar com umidade nos armários
Crédito: Pixabay

Apesar de estarmos em maio, um período naturalmente seco e de poucas chuvas, o problema de como acabar com umidade nos armários permanece frequente.

Além de deixar a casa com aparência desleixada e mau cheiro, os fungos e mofo gerados pela umidade são extremamente nocivos para a saúde – especialmente para alérgicos.

Quais as causas da umidade no armário?

O mofo é causado pelo excesso de umidade no ambiente e suas principais vítimas dentro de casa são as paredes, o teto, os banheiros e os armários. O período de chuvas é ideal para proliferação de fungos, que deixam manchas escuras e um odor característico e desagradável.

Cômodos pouco ventilados ou que recebem pouca iluminação estão entre as principais causas do cheiro de “cachorro molhado” e do mofo.

Se os armários ficam sempre fechados e recebem pouca ou nenhuma ventilação e luminosidade os itens em seu interior (desde roupas até panelas) tendem a ficar com mau cheiro.

Além disso, alguns tipos de madeira são mais propensos a contrair certos tipos de fungos e mofos, enquanto armários embutidos podem pegar a umidade da parede.

É importante acabar com umidade nos armários não só para manter a casa limpa e cheirosa, mas também para evitar efeitos colaterais. Muitas pessoas em contato com o mofo apresentam dor de cabeça, irritação das vias nasais, náuseas e fadiga.

Arroz para acabar com umidade nos armários

O arroz é um excelente aliado para tirar umidade devido às suas propriedades
Crédito: Pixabay

Já viu aquela famosa técnica de colocar o celular em uma tigela de arroz quando o mesmo cai na água? Ela não existe a toa: o arroz é um excelente aliado para retirar a umidade e pode ser colocado em sachês ou potes dentro do armário para tirar o mau cheiro.

Basta colocar cerca de 40 gramas de arroz em saquinhos de tecido, amarrar bem e dispor entre as roupas, no piso do armário e nas gavetas.

A cada 15 dias troque os saquinhos e já vai sentir o efeito. Se quiser dar um cheirinho pode colocar grãos de café, que exercem a mesma função, e para potencializar o efeito, acrescente uma dose de bicarbonato de sódio.

Outros truques para acabar com umidade nos armários

Se não estiver disposta a gastar o arroz em outro lugar que não seja a panela confira outras dicas para eliminar a umidade do armário:

  • Nunca guarde roupas úmidas ou parcialmente molhadas. Certifique-se de que estão totalmente secas antes de por no armário;
  • Roupas, sapatos e toalhas sujos, mesmo que somente com uma mancha pequena, podem desenvolver fungos e deixar mau cheiro no armário. Nunca guarde as peças sem lavar ou limpar;
  • Sempre que possível, deixe o armário “respirar” e abra as portas para que receba ventilação e iluminação;
  • Deixe uma lâmpada de baixa luminosidade acesa no armário para dissipar a umidade;
  • Dê preferência para estantes de metal, já que as de madeira têm maiores chances de proliferação de fungos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Fazer madalenas
Como fazer madalenas de leite condensado com raspas de limão?
Bexiga caída
O que é bexiga caída e como prevenir o distúrbio de saúde?