como dobrar roupas
Crédito: Freepik
em

Como dobrar roupas mantendo a organização: 9 dicas que facilitam

Pensa que não tem mais espaço no guarda-roupas? Pode estar precisando dobrar as peças de um jeito diferente

Não importa qual seja o tamanho do seu guarda-roupas ou da sua cômoda. Se você dobrar suas roupas de qualquer jeito, logo vai faltar espaço e a bagunça vai reinar. Mas se dobrá-las de acordo com as dicas que verá a seguir, vai conseguir economizar muito espaço, além de manter a organização para que suas peças favoritas parem de sumir entre todas as outras. Então, confira como dobrar roupas com facilidade e rapidez para manter a praticidade na rotina.

Veja também: como passar roupa com papel-alumínio

9 Dicas para dobrar roupas e ocupar menos espaço

Nada pior do que acordar de manhã atrasado para sair e não conseguir encontrar a roupa que pretende vestir. Ou então comprar uma peça nova e ter que deixar pendurada no cabideiro porque você pensa que não tem mais espaço para guardar.

Esse problema pode ser resolvido de modo simples: aprender a como dobrar roupas de forma adequada. A intenção é facilitar sua vida, manter a ordem e também ajudar a selecionar aquelas peças que você já poderia ter doado porque não usa há anos. Veja as dicas e escolha as que melhor se encaixam no seu estilo de vida.

1. Faça poucas dobras

Nem sempre fazer várias dobras nas peças para que fiquem menores é a melhor opção. Vai depender do espaço que tem no seu armário ou cômoda. Por exemplo, se o espaço é mais estreito e alto, a melhor opção é fazer menos dobras nas peças para que fiquem mais finas e você possa empilhar uma quantidade maior.

2. Como dobrar roupas em rolinhos

No caso dos rolinhos, a lógica é oposta à anterior. Se você possui gavetas ou espaços mais largos, os rolinhos otimizam o espaço mais do que dobrar roupas. As peças de tecido mais leve ficam em um tamanho bem reduzido em rolinhos, e você vai se surpreender com a quantidade de roupas que vão caber em um único espaço.

Os jeans são os que mais ocupam espaço em forma de rolinho. A dica anterior pode ser mais útil para esse tipo de peça, embora a dica a seguir também possa funcionar.

3. Como dobrar roupas fazendo mais dobras

Dependendo do tipo de peça, especialmente as mais fininhas, em vez de fazer poucas dobras você pode fazer mais. Nesse caso, desde que seja do jeito certo para ocupar menos espaço. Veja alguns exemplos no vídeo abaixo:

4. Use separadores nas gavetas para manter as dobras

Os separadores são ótimos para as gavetas de roupas íntimas, pois ajudam a manter as peças dobradas e separadas por tipo ou por unidade. As peças pequenas desdobram com facilidade, então com essa ferramenta você conseguirá mantê-las dobradas até a hora de usar.

Você pode comprá-los prontos ou fazer em casa usando papelão. Basta fazer a medição do espaço interno das gavetas, recortar o papelão em tiras e depois fazer os encaixes dentro das gavetas. É uma ideia bastante prática.

5. Pendure os lenços e cachecóis

Aqui a dica é não dobrar, afinal nem sempre essa é a melhor opção para economizar espaço. Essas peças, por serem compridas, acabam ocupando mais espaço quando estão dobradas.

Além disso, as peças de tecidos mais finos e escorregadios acabam desdobrando sozinhas e fazendo bagunça em pouco tempo. Os lenços, echarpes e cachecóis podem ir nos cabides, cabideiros ou ganchos.

6. Guarde a roupa de cama por conjuntos

Há quem prefira guardar a roupa de cama por peça, como as fronhas em um lado e os lençóis no outro. Mas tudo depende do espaço disponível. Se você tem pouco espaço, a melhor opção é dobrar o lençol e uma fronha e guardá-los dentro da outra fronha que faz parte do conjunto. Economiza espaço e os conjuntos estarão sempre juntos, agilizando a troca de roupa de cama.

7. Aprenda a como dobrar roupa de cama – lençol de elástico

Além de usar a dica anterior de dobrar a roupa de cama por conjuntos para facilitar na hora de fazer as trocas, também é bem importante aprender a dobrar o lençol de elástico, pois se ele não for dobrado corretamente, vai ocupar muito mais espaço. Então, confira o artigo como dobrar lençol com elástico sem estresse.

8. Adicione prateleiras para aproveitar melhor a dobra das roupas

Se o seu guarda-roupas tem poucas prateleiras, o espaço acaba sendo mal aproveitado, mesmo se aprender a como dobrar roupas do jeito certo. Coloque outras prateleiras no meio das que já existem. Esse processo pode dar um pouco mais de trabalho, pois necessita medir, cortar e parafusar, mas vale a pena.

Essa dica é útil não só para ganhar mais espaço para as roupas dobradas, mas também para conseguir dividir os tipos de peças, sem que precise manter blusas, calças, shorts e saias todos juntos na mesma prateleira. Afinal, empilhar roupas de formatos muito diferentes acaba ocupando mais espaço do que empilhar apenas camisas ou calças separadamente.

9. Aprenda a dobrar roupas difíceis

Alguns tipos de peças e tecidos são mais complicados de dobrar, seja porque ocupam mais espaço, amassam muito ou escorregam. Então, se não tiver como manter essas peças penduradas, o jeito é aprender a dobrar. Confira o artigo como dobrar peças de roupas difíceis do tipo calcinhas, sutiãs, cuecas, roupas de inverno e roupas sociais masculinas e femininas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
cachorro gripado

Cachorro gripado: conheça os sintomas e cuidados que pode oferecer

como dobrar roupas difíceis

Como dobrar roupas difíceis de vários modelos e tecidos