em

AmeiAmei

Como limpar esponja de cozinha corretamente e por qual motivo

Veja quais são os motivos para que se limpe a esponja de cozinha e evite uma série de problemas
limpar esponja de cozinha
Crédito: Pixabay

Você sabe como limpar esponja de cozinha da forma correta? Talvez, você responda que sim. Porém, poucas pessoas sabem de fato como limpar esse utensílio. Por isso, confira a importância e como limpar a sua esponja.

Dicas para limpar a esponja de cozinha

Para limpar esponja de cozinha e impedir que ela contamine os alimentos, é importante que se saiba como e com que tipo de produto fazer. Desse modo, confira abaixo algumas dicas de limpeza.

Perceba que essas dicas seguem uma fórmula de pré lavagem e pós lavagem. Para a pós uso, você irá utilizar a primeira ou a segunda dica; e para o processo de pré lavagem, as demais.

1. Utilize o micro-ondas

limpar esponja de cozinha
Crédito: Casa Número Seis

Pode parecer loucura, mas o micro-ondas é um dos melhores equipamentos para limpar esponja de cozinha, sendo usado na maioria dos métodos de limpeza.

Porém, se você não possui um micro-ondas, não se preocupe. Afinal, existem métodos que não necessitam da utilização do micro-ondas.

Como limpar a bancada da cozinha: cerâmica, pedra e inox

2. Água fervente

Essa é a opção suplente do micro-ondas, servindo para limpar esponja de cozinha e eliminar os  resíduos restantes de algumas bactérias. O uso da água fervente serve para esterilizar o material após deixa-lo de molho.

3. Bicarbonato de sódio

O bicarbonato serve como uma opção para ser usado antes do processo de mergulhar a esponja em água fervente ou coloca-la no micro-ondas. Você irá utiliza-lo para limpezas mais simples que não necessitem de muitos aditivos.

4. Água sanitária

limpar esponja de cozinha
Crédito: Casa Número Seis

Este é mais um processo para limpar esponja de cozinha. Para esse método, você deverá lavar a esponja em água corrente, para tentar eliminar o máximo de resíduos que você puder.

Depois, esprema bem e a mergulhe em uma solução equivalente a 1 copo de água para meia colher de água sanitária. Deixe a esponja de molho por 5 minutos.

Sendo feita com o hipoclorito de sódio, um sal à base de cloro, a água sanitária não pode ser consumida e é um voraz desinfetante. Use-a com cuidado e não a misture com outros produtos químicos, pois pode gerar gás tóxico.

Receita caseira para fazer água sanitária

5. Água oxigenada

Atente-se primeiramente ao fato de que a ingestão de água oxigenada é letal. Após isso, perceba que ela é extremamente útil para limpeza, devido ao fato de ser um exímio bactericida.

Você deverá colocar 1 colher de água oxigenada de 10 volumes para uma tigela média de água, e mergulhar a esponja. Deixe-a de molho durante 15 minutos e depois coloque-a em água fervente, de preferência.

Motivos para limpar a esponja de cozinha

Você deve estar se perguntando o porquê de ter que limpar esponja de cozinha, afinal, ela já passa o dia em contato com a água e o detergente. Acontece que isso não influencia e ela apenas fica mais suja a cada lavagem.

Afinal, essa água com detergente é usada para lavar um objeto qualquer, assim ela fica suja. Porém, os motivos transcendem essa causa, confira abaixo cada um deles.

1. Higiene

limpar esponja de cozinha
Crédito: Nastroenie

Lembre-se que você usa essa esponja para lavar utensílios que entrarão em contato com sua boca depois. Então, não se esqueça de que uma esponja suja, acaba sendo ineficiente, apenas piorando a situação da louça.

Imagine a sujeira acumulada em uma esponja e ela entrando por contato indireto com a sua boca. Não é algo legal para se imaginar.

2. Acúmulo de bactérias fecais

Limpar esponja de cozinha é essencial, pois elas podem acumular bactérias e outros micro-organismos, quando não são lavadas com frequência. Assim, evita-se doenças causadas por esses seres.

3. Local mais sujo da casa

limpar esponja de cozinha
Crédito: Best Life Online

Você sabia que a esponja de cozinha é o item mais sujo da casa? Ela possui 10 milhões de bactérias por metro quadrado. Número absurdo que é reduzido com frequentes lavagens!

Certamente esse não é o título mais agradável. Então, não se esqueça de sempre de limpar esponja de cozinha.

4. Estética

Certamente um fator menos relevante do que saúde e higiene, mas uma esponja suja chama muito a atenção, de forma negativa. Assim, estraga-se toda a decoração da cozinha por conta de apenas um detalhe: uma esponja suja.

5. Utilidade

A esponja acaba perdendo grande parte da sua utilidade quando está suja. Já percebeu isso? Você esfrega bem e lava com bastante esmero, mas o prato continua sujo. Note bem a diferença de quando você lava uma louça com a esponja suja e com a esponja limpa.

Já sabe como limpar esponja de cozinha do modo certo? Então, compartilhe esse artigo com uma pessoa que precise saber dessas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tônico facial caseiro
Como fazer tônico facial caseiro
dormir com cabelo molhado faz mal
Dormir com cabelo molhado faz mal?