em

Como limpar a bancada da cozinha: cerâmica, pedra e inox

Pode parecer um tipo de limpeza sem muita importância, mas a bancada da cozinha acumula germes e bactérias
limpar a bancada da cozinha
Crédito: Freepik

A bancada da cozinha é utilizada diariamente para diferentes funções. Você apoia as louças, os mantimentos que trouxe do supermercado e é o local onde prepara os alimentos para as refeições. Então, imagine a quantidade de germes e bactérias que se acumulam nesse local o tempo inteiro e você nem se dá conta disso. Para manter a sua área de preparo dos alimentos sem limpa e segura para a saúde, veja como limpar a bancada da cozinha do jeito certo.

Veja também como limpar o fogão e deixá-lo como novo

Aqui você encontra:

3 Dicas para limpar a bancada da cozinha

Limpar a bancada da cozinha vai além de passar o esfregão com detergente para remover os farelos e restos de comida. Você deve usar produtos mais potentes para realmente desinfetar esse local que precisa estar bem limpo antes de apoiar os alimentos que você vai servir à família. Veja como fazer.

1. Bancada de cerâmica

Se a sua bancada é revestida com cerâmica, ou seja, azulejos ou ladrilhos, a limpeza é mais simples, pois essa superfície é impermeável e não absorve líquidos. Porém, precisa limpar muito bem da mesma forma, até porque podem ficar acúmulos nos rejuntes.

Para fazer essa higienização diária, mesmo quando a bancada parecer limpa a olho nu, prepare uma solução caseira simples. Encha um balde com 1 litro de água e 2 colheres de sopa de água sanitária. Aplique essa solução por toda a bancada com um pano limpo e pronto. Deixe secar naturalmente com a cozinha arejada para que o cheiro não fique muito forte.

2. Mármore ou granito

Muitas pessoas possuem uma bela bancada de mármore ou granito na cozinha que deixa o visual mais sofisticado e é bem prático para apoiar todo tipo de coisa, inclusive panelas quentes. Porém, esse tipo de pedra natural é um material poroso e, por isso, precisa ser bem limpo para não acumular sujeira. Além do mais, há modelos com coloração mesclada que tornam ainda mais difícil de ver a sujeira.

Para esse tipo de limpeza, comece usando uma esponja macia, dessas de louça, só que nova ou depois de receber um banho de água fervente. Aplique um pouco de detergente neutro sobre a esponja e passe na bancada usando o lado colorido que não é áspero. Para os cantinhos, use uma escova de dentes velha que sirva apenas para essa finalidade.

Para limpar a bancada da cozinha de pedra natural que está com limo, aplique na escovinha um pouco de bicarbonato de sódio e esfregue bem. Depois enxágue com um pano molhado e finalize com um pano seco limpo.

3. De inox

Além da cerâmica e das pedras naturais, o tipo de bancada mais comum é a de inox. Esse é um material bem fácil de limpar, porém precisa ter cuidado para não arranhar, então evite esponjas e materiais abrasivos. Esse é o mesmo cuidado que deve ter com as pedras naturais.

Para fazer a limpeza dessa superfície misture álcool de cozinha, vinagre branco, bicarbonato de sódio e água morna. Aplique a mistura sobre a bancada com um pano macio ou a parte colorida da esponja e deixe agir durante 15 minutos. Depois enxague bem e seque com um pano limpo.

Se não tiver todos esses produtos em casa, procure ter sempre à mão uma garrafa de álcool 70% que é um ótimo desinfetante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas para congelar
21 Receitas para congelar: opções salgadas e sobremesas
piso para cozinha
Melhores tipos de piso para cozinha