em

Como eliminar o mofo das paredes para não prejudicar a saúde

O bolor ou mofo das paredes são provocados por fungos que se desenvolvem em lugares úmidos e escuros
eliminar mofo das paredes
Crédito: Pexels

Eliminar o mofo das paredes da casa (ou escritório) é essencial para manter o local limpo e evitar problemas respiratórios. Além de ser uma questão de saúde, também é estética. O mofo geralmente tem aspecto escuro, dando a impressão de sujeira e possui um odor desagradável.

10 dicas para eliminar o mofo das paredes

Quem conhece o mofo sabe que é muito melhor não conviver com ele. Se você possui mofo em paredes de sua casa, as dicas abaixo serão muito úteis.

Uma dica importante e que é valida para todas as técnicas abaixo é a de utilizar luvas para manipular e realizar a limpeza do mofo das paredes. Lembre-se que os produtos possuem propriedades capazes de matar os fungos. Já os fungos, por sua vez, são tóxicos à saúde.

O ideal é utilizar luvas de limpeza e máscaras de pano (pode amarrar um lencinho no rosto) para evitar processos alérgicos e contaminações. Assim sendo, confira como acabar com esse problema de uma vez por todas:

1. Água oxigenada

A primeira dica para eliminar o mofo das paredes é utilizar esse produto. Além da sua ação esterilizante, ela conseguirá atenuar a mancha provocada por este problema.

Para isto, basta colocar 100 ml água oxigenada (10 volumes) dentro de um borrifador e espalhar na parede com mofo. Deixe atuar por 15 minutos e depois retire o excesso com um pano limpo e úmido.

2. Bicarbonato de sódio

eliminar mofo das paredes
Crédito: Okezoni Ekonomi

Junte água e bicarbonato de sódio (partes iguais) num frasco com borrifador e jogue no local para eliminar o mofo das paredes. Assim, o bicarbonato irá regular o pH da região, eliminando os fungos causadores do bolor. Para finalizar, use um pano úmido para limpar bem a região e remover os esporos.

Aprenda também a fazer detergente caseiro com bicarbonato

3. Mix antifúngico

Prepare uma mistura de bicarbonato de sódio, água oxigenada e vinagre (partes iguais). Essa composição é excelente para eliminar o mofo das paredes. Mas atenção e cuidado na hora de manipular esses produtos, para não causar irritações na pele.

4. Óleo de Melaleuca

eliminar mofo das paredes
Crédito: Allergopharma

Certamente, você já ouviu falar nos benefícios do óleo de melaleuca. Ele é útil para a saúde da pele e também para remover o bolor das paredes:

Ingredientes

Óleo essencial de melaleuca: 5 colheres de café;
Água: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em um borrifador;
  2. Adicione o óleo e misture.

Modo de uso

  1. Passe o óleo na região afetada, durante 1semana seguida, 2 vezes ao dia;
  2. Depois de aplicar nas paredes, use uma esponja da louça para esfregar.
  3. Faça isso até que o mofo seja eliminado por completo.

Lembre-se de utilizar as luvas, lavar a esponja sempre ao final do processo e, quando o mofo for removido, jogá-la fora.

5. Giz

O giz é feito de um material poroso e que ajuda a absorver a umidade, neste caso, das paredes. E por esse motivo é um dos métodos para combater o problema. Basta colocar alguns pedaços dentro de um saquinho de pano (filo ou gaze) e deixar no local para o processo de absorção.

Essa técnica é eficaz quando o problema está logo no início. Com pouca umidade e foco de mofo. Se forem casos mais avançados, prefira os produtos caseiros para limpar e desinfetar o local.

6. Arroz

eliminar mofo das paredes
Crédito: Pergunte A Uma Mulher

Assim como o giz, o arroz também exerce a função de absorção de umidade. Por isso muitas pessoas colocam ele dentro dos potinhos de sal (para não grudar em épocas de chuva) ou até mesmo usam para secar um celular que caiu na água!

Essa pode ser uma opção prática, simples e barata para eliminar o mofo das paredes. Mas lembre-se, assim como o giz, essa técnica é eficaz quando o problema está no começo!

Caso queira, inclusive, pode preparar um saquinho com arroz, giz, cravo e canela e deixar no local. Além de combater a umidade, vai deixar um cheirinho agradável no local.

7. Água sanitária

O cloro possui um excelente potencial para combater agentes fúngicos e por isso é excelente opção para acabar com o mofo das paredes.

O primeiro passo, antes de aplicar o produto no local, é passar um pano seco, para retirar os esporos. Depois misture 50 ml de água sanitária com 1 litro de água. Molhe o pano e esfregue (suavemente, para não danificar a pintura) na área afetada.

Aprenda a fazer água sanitária em casa

9. Bórax

O bórax é um poderoso antifúngico e não emite gases tóxicos, podendo ser manuseado com mais tranquilidade.

Ingredientes

  • Bórax: 2 colheres (sopa);
  • Vinagre: ¼ de xícara;
  • Água: 2 xícaras (quente).

Modo de preparo

  1. Coloque a mistura dentro de um borrifador e aplique para eliminar o mofo das paredes;
  2. Deixe atuar por 5 minutos;
  3. Esfregar com um pano úmido e, se necessário, lave, torça e volte a limpar até retirar o bolor.

8. Cedro

eliminar mofo das paredes
Crédito: Aliexpress

Aquelas bolinhas de cedro, além de bonitinhas, também servem para eliminar o mofo. Com o seu potencial de controle da umidade, essas bolinhas podem ser uma opção discreta para acabar com o problema. Basta deixar algumas próximo às paredes com mofo.

10. Álcool etílico

O álcool etílico (ou até o álcool em gel) são capazes de eliminar o mofo das paredes, combatendo os fungos presentes. Você pode borrifar o álcool na parede, deixar por cerca de 5 minutos e depois remover o mofo com um pano umedecido com vinagre.

Conhecia essas dicas para eliminar o mofo das paredes? Então, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
plantar violeta
Como plantar violetas em casa: no chão ou em garrafa pet
usos da pasta de dentes
20 usos para a pasta de dente que você não vai acreditar