Como limpar aspargos
Crédito: Freepik
em

Como limpar aspargos antes de cozinhar – passo a passo

Aspargos são versáteis e saudáveis, então, vale a pena limpá-los bem para fazer receitas deliciosas

Publicidade

Se você costuma preparar aspargos para as refeições, já deve ter seu jeito de limpar esses vegetais. Mas aprender algo diferente é sempre bom e, caso você não esteja feliz com o resultado da sua técnica, pode encontrar uma solução melhor agora. Veja nossas dicas de como limpar aspargos, faça o teste e veja se gosta.

Como limpar aspargos para cozinhar?

A primeira dica é para antes de limpar os aspargos. Se trata do cuidado na hora de escolher esses vegetais. No mercado ou na feira, procure por aspargos de talos mais finos e firmes, com cores vivas e sem manchas. Sabendo disso, veja como limpar aspargos.

  1. Lave muito bem cada aspargo embaixo da torneira, para remover as sujeiras superficiais e a terra;
  2. Deixe os aspargos de molho em 1 litro de água com 1 colher de sopa de água sanitária própria para desinfetar vegetais, durante 10 minutos;
  3. Passado o tempo, enxágue muito bem os aspargos na água corrente de novo;
  4. Seque cada aspargo, de leve, usando um pano de prato limpo ou papel-toalha;
  5. Se os talos forem grossos, descasque-os completamente e quebre-os no meio, separando a parte de cima e a de baixo. Se forem finos, pule essa etapa e já pode usar na sua receita.

Como usar os aspargos nas receitas?

Assim como cada pessoa tem seu jeito de limpar os aspargos, as formas de uso e preparo também variam. Mas, algumas receitas vão melhor com a parte superior do caule, enquanto outras ficam melhores com a parte inferior.

A parte superior pode ser cozida, refogada ou assada. A parte de baixo, perto do caule e mais rígida, é indicado cortar em pequenos pedaços e usada em sopas, caldos, purês ou batido de alguma maneira.

Publicidade

Como armazenar aspargos pra usar depois?

Se você não for usar os aspargos na hora, mas for usar nos próximos 5 dias, nem lave. Do mesmo jeito que trouxe do mercado ou da feira, coloque-os na geladeira e pronto.

Se já estiverem limpos e não for cozinhar tudo, ou se já cozinhou e sobrou, o melhor é congelar, mesmo que vá comer logo outra vez. Não deixe os aspargos por muitos dias no congelador, pois eles podem perder a textura.

Veja também:

Publicidade
Como os pesadelos nos protegem

Como os pesadelos nos protegem no dia a dia? Surpreenda-se!

Terror noturno

Terror noturno: seus filhos já passaram por isso na infância?