em

Como plantar aspargos

Veja como fazer o plantio do aspargo na horta de casa e obtenha os benefícios de um alimento orgânico
plantar aspargos
Crédito: Pixabay

Plantar aspargos em casa é uma ótima maneira de obter um vegetal sem agrotóxicos, que é muito saudável e ótimo para fazer diversas receitas. Os aspargos fazem bem à saúde do coração, ajudam a deixar as células do corpo mais saudáveis e são aliados no cardápio de uma dieta para emagrecer. Então, para aproveitar tantos benefícios, veja como plantar os aspargos em casa.

Como plantar aspargos passo a passo

plantando aspargos passos
Crédito: Independente

É possível plantar aspargos de três formas. Semeando, transplantando em algumas semanas ou, da forma mais fácil, plantando as coroas, que são conjuntos de raízes, com um ano de idade. Veja como fazer.

1. Escolha o local da plantação

O local de plantio deve ser onde nunca houve cultivo de outro vegetal, pois assim reduz o risco de contaminação por fungos. Pode ser em vaso ou em uma terra bem limpa de ervas daninhas.

2. Fertilize o solo

Faça o preparo do solo com dias de antecedência para que ele esteja o mais rico de nutrientes possível. Adube e use uma terra bem rica. Se plantar no vaso, faça um fundo com pedriscos para a drenagem, depois misture 50% de terra com 10% de areia e 40% de adubo.

3. Plante as coroas

Abra uma cova com cerca de 20 centímetros. Se for em vaso, ele precisa ser mais profundo do que isso para abrigar as raízes. Coloque as coroas e cubra com 5 centímetros de terra. Se estiver plantando em uma horta, deixe 30 centímetros de distância entre uma cova e outra.

Dicas para cuidar

cuidando de aspargos
Crédito: HM Jardins

O solo profundo é melhor para o cultivo deles. Também deve ser um solo bem drenado, com pH entre 6,2 e 6,7.

Adube a terra na época em seria a primeira colheita, por meados do começo da primavera. Ao invés de colher, apenas deixe a terra mais nutrida. Adube também depois da colheita.

O ideal é que o cultivo seja feito onde o clima é frio, com média entre 16 e 24 graus. A planta pode pegar sol direto ou meia sombra, com boa luminosidade.

Mantenha as regas para que o solo esteja sempre úmido, mas não encharcado. Remova as ervas daninhas, sempre que perceber que estão crescendo.

Se houver muito vento, procure proteger as plantas. No terreno, pode fazer um túnel de plástico sem cor, para não perder a luminosidade.

Quando fazer a colheita

Você só vai começar a colher seus aspargos a partir do terceiro ano de cultivo, no início da primavera. No primeiro ano são feitos tratamentos para o fortalecimento da planta e para evitar pragas.

No segundo ano também, de forma mais intensa, para garantir o crescimento da planta nos anos seguintes.

Mas existem casos em que já se pode colher no segundo ano, quando a parte comestível já está pronta. Tomando esses cuidados é possível colher por uns 6 anos e, cada ano, a colheita pode durar de 6 a 8 semanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
polenta
8 Receitas de polenta para todos os gostos
receita de biscoito com caramelo em camadas
Receita de biscoito de caramelo em camadas