Como descongelar frango
Crédito: Freepik
em

Como descongelar frango sem estragar a carne: 4 formas

Como você costuma fazer? Será que é desse jeito aqui?

Publicidade

Existe mais de um jeito de descongelar frango. O fato é que você pode aprender todos os jeitos para decidir qual é o melhor, dependendo da ocasião. Às vezes você precisa de um descongelamento mais rápido para usar o frango no mesmo dia, outras vezes pode ser o descongelamento lento para preparar no dia seguinte. Então, aprenda agora a como descongelar frango para as suas receitas, sem risco de contaminação.

Veja também: Erros comuns na hora de preparar frango assado

Como descongelar frango na geladeira

Esse é o método mais seguro de descongelamento, pois o frango não vai ficar em temperatura ambiente. Só que não é o método mais rápido. Quando você quiser 1 quilo de frango (ou um pouco mais) já cortado, pro dia seguinte, deixe-o na geladeira, sobre um prato ou tigela, por umas 24 horas. Se o frango for inteiro, pode precisar de uns dois dias.

Descongelar frango com água quente

Essa é uma dica para quando você tem umas duas ou três horas para esperar o frango descongelar, e é uma pequena quantidade já cortada. O frango deve estar dentro de um saco ou pote que impeça a entrada de água. Então, você aquece água só para ficar quente/morna e coloca o pacote com o frango dentro dessa água. Pode reaquecer a água algumas vezes.

Publicidade

Com água fria

Bom, a água quente acelera o descongelamento do frango, enquanto a água fria ajuda um pouco menos, mas funciona. Essa dica vai levar mais tempo, então precisa manter o frango na geladeira. É só colocar o pacote com o frango dentro de uma tigela com água (não precisa cobrir tudo) e deixar na geladeira por algumas horas. Quanto mais inteiro ou maior for o frango, mais tempo leva.

Descongelar frango no micro-ondas

Se precisar de um processo mais rápido do que deixar o frango de molho na água quente, pode descongelar no micro-ondas. Alguns têm o botão “descongelar aves” e você pode colocar o peso do frango que vai descongelar.

Se o seu micro-ondas não tem essa função, coloque-o em potência média e para descongelar por cerca de 15 minutos, sem o pacote plástico e sobre um prato ou tigela. Não bote água.

Publicidade

Vá pausando o micro-ondas a cada 2 minutos para virar o frango e fazer com que ele descongele de maneira uniforme. Pode acontecer de cozinhar as partes mais finas, por isso é bom ir virando.

O que não pode fazer?

Você nunca deve deixar o frango descongelando fora da geladeira por mais de 2 ou 3 horas, pois podem começar a se desenvolver bactérias que vão contaminar a carne.

Se você usar a dica da água quente para uma quantidade pequena de frango, vai levar esse tempo, fazendo reaquecimento da água algumas vezes. Mas, assim que o frango descongelar, prepare na hora ou coloque na geladeira até a hora de fazer.

Publicidade

E nunca lave o frango antes de preparar, pois se ele estiver infectado com alguma bactéria, tipo Salmonella, você vai espalhar a bactéria pela carne, bancada e na pia. Deixe que na hora do cozimento a bactéria morre.

Veja também: Temperos para frango assado: 4 receitas fáceis e deliciosas

Sinais que você está tempo demais no celular

Sinais que você está tempo demais no celular – sua saúde em risco

Castração de animais

Castração de animais: saiba por que é importante e como funciona