em

Como dar brilho ao cabelo com 4 dicas essenciais

As dicas para deixar seu cabelo brilhoso são para um efeito duradouro, por isso, envolvem a hidratação e cuidados diários
como dar brilho no cabelo
Crédito: Freepik

Cabelo sem brilho é sinal de que ele não está recebendo a quantidade de nutrientes necessária. Também pode ser por falta de cuidados, como um bom cronograma capilar para hidratar e recuperar os fios dos tratamentos químicos. O excesso de calor por causa do sol, chapinha e babyliss também contribui para um cabelo opaco. Então, considerando esses e outros fatores, veja dicas de como dar brilho ao cabelo de maneira eficaz.

4 Dicas para dar brilho ao cabelo

As dicas que você vai ver envolvem cuidados que precisa ter com seus cabelos, pelo menos uma vez por semana. Não adianta somente aplicar uma tintura ou fazer uma escova para ter aquele brilho momentâneo. A ideia é que você tenha cabelos realmente brilhosos e, para isso, os fios precisam estar saudáveis.

1. Banho de brilho natural com babosa

como dar brilho no cabelo babosa
Crédito: Freepik

Há dois tipos de banho de brilho. Um deles é usando tonalizante, pois a tinta coloca de fato uma camada de brilho sobre os fios. O outro é natural, sem tonalizante. Veja o natural agora e a versão com tonalizante logo abaixo no próximo tópico.

Esse banho é para hidratar e realçar os fios ao mesmo tempo. Então você vai ter um efeito instantâneo, mas também como tratamento prolongado. O segredo é a babosa, que você vai colher, lavar, cortar ao meio e extrair o gel de dentro.

Para esse banho de brilho, considerando um cabelo longo, você vai precisar de 2 folhas de babosa e 100 mililitros de água gelada. Depois de remover o gel das folhas, bata no liquidificador com a água gelada.

Depois, com o cabelo seco, aplique a mistura da raiz às pontas, mecha por mecha. Vá massageando e depois deixe agir por meia hora. Coloque uma touca térmica para ter um melhor resultado.

Passado o tempo, lave os fios normalmente com xampu e condicionador, em água morninha, nunca quente. Depois deixe secar naturalmente ou use o secador em uma temperatura bem reduzida.

2. Banho de brilho com tonalizante

como dar brilho no cabelo tonalizante
Crédito: Freepik

Agora, a segunda versão o banho para dar brilho ao cabelo é usando tonalizante. Esse procedimento também é hidratante e, se você já costuma tonalizar os fios, é uma boa ideia optar por ele.

Para esse banho você vai precisar de 2 colheres de sopa de um tonalizante da cor do seu cabelo, 2 colheres de um bom creme hidratante branco e 1 ampola de vitamina E. Misture todos os ingredientes.

Em seguida, com a mistura feita, lave os cabelos com seu xampu, escorra o excesso de água e separe o cabelo em mechas. Vá aplicando a mistura da raiz às pontas e depois deixe agindo entre 20 e 30 minutos.

Por fim é só enxaguar, usar seu condicionador de costume e deixar secar naturalmente ou usando o secador em temperatura baixa para não remover a hidratação.

3. Peeling capilar

como dar brilho no cabelo peeling
Crédito: Freepik

Quando o seu couro cabeludo está com excesso de resíduos e uma camada de células mortas, ele não vai absorver os tratamentos de hidratação e nutrição com a mesma eficiência. Essa pode ser a causa de ele estar sem brilho. Então, outra solução que você pode fazer de vez em quando é o peeling capilar.

Esse tratamento consiste em fazer uma esfoliação no couro cabeludo para remover esses excessos de resíduos de produtos e células mortas, que vão se acumulando com o tempo. Você pode comprar produtos específicos para a esfoliação capilar e aplicar em casa, pode fazer receitas caseiras ou ir ao salão.

Alguns ingredientes caseiros que você pode usar para a esfoliação, cuidando para removê-los completamente depois, são o mel cristalizado, as sementes trituradas de maracujá e o fubá. Você vai misturar um deles no seu xampu e massagear o couro cabeludo para soltar os resíduos. Depois é só enxaguar muito bem com água morna.

4. Cuidados diários

dar brilho no cabelo com cuidados
Crédito: Freepik

A última dica que você deve fazer mesmo aplicando as dicas anteriores é sobre os cuidados diários. A melhor maneira de preservar o brilho dos cabelos é prevenindo que ele desapareça. Então, tenha o cuidado de fazer uma hidratação dos cabelos pelo menos uma vez por mês. No verão, por causa do sol, da água do mar e da piscina, é melhor fazer a cada quinze dias.

Outro cuidado é não exagerar no uso da chapinha, do babyliss e na exposição ao sol. O excesso de calor resseca os fios e deixa-os opacos. Uma dica, caso você não consiga viver sem secador ou chapinha, é sempre usar um protetor térmico antes de aplicar a fonte de calor.

A sua alimentação também conta. É importante que você beba bastante água ao longo do dia que mantenha uma alimentação saudável, rica em vegetais e evitando os produtos industrializados. As vitaminas e minerais que você come também influenciam diretamente na saúde e no brilho do seu cabelo.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

fortalecer o coração
Como fortalecer o coração com exercícios e alimentação
como tirar uma selfie
Como tirar uma selfie perfeita