cuidar de cabelos cacheados
Crédito: Freepik
em

Como cuidar de cabelos cacheados: 15 dicas de ouro

Você não precisa se render ao alisamento. Seus cabelos cacheados são lindos, só necessitam receber o cuidado adequado

As principais regras de como cuidar de cabelos cacheados envolvem ter paciência para encontrar os produtos que funcionam melhor e saber como lidar com os cabelos em cada momento do dia ou de acordo com o clima.

A moda dos alisamentos está reduzindo à medida em que muitas mulheres estão aprendendo a amar e cuidar das suas madeixas cacheadas, crespas e volumosas. Se você pensa que o seu cabelo cacheado não tem jeito de ficar definido e maravilhoso, está na hora de descobrir o contrário.

Veja também: ideias de penteados para cabelo cacheados

15 Dicas essenciais para cuidar de cabelos cacheados

como cuidar de cabelos cacheados dicas
Crédito: Freepik

Antes de saber como cuidar dos seus cabelos cacheados, você sabe dizer qual tipo de cacho é o seu? É importante saber reconhecer isso para facilitar a busca pelos produtos certos.

Basicamente, tem os cabelos ondulados, cacheados e crespos. Mas dentro dessa divisão eles são divididos em:

  • 2A, 2B e 2C: desde os levemente ondulados aos com cachos mais abertos e espaçados;
  • 3A, 3B e 3C: desde os cachos mais abertos até os crespos mais soltos;
  • 4A, 4B e 4C: dos crespos mais abertos aos mais fechados e miudinhos.

Bem, o foco agora são os tipos do grupo 2, pois cada grupo necessita de cuidados distintos e não se pode generalizar. Veja as dicas práticas.

1. Cuidado com os dias chuvosos

O tempo úmido não favorece os cabelos cacheados, causando frizz. Então, se puder esperar para lavar os cabelos quando o tempo estiver mais seco, melhor. Se já tiver passado um ou dois dias e ainda não estiver com a raiz oleosa, passe apenas uma mistura de água com leave-in.

2. Antes de ir dormir

O truque para acordar com cachos mais definidos é separar em mechas, torcê-las e prendê-las antes de dormir. Faça isso com os cabelos secos. A menos que seja desconfortável, durma assim e solte no dia seguinte.

3. Antes de malhar

Seja na academia, na corrida ou em outro esporte, a dica para seus cachos não ficarem com frizz por causa da umidade do suor é passar um pouco de condicionador hidratante e depois prender os cabelos para fazer a atividade. Evite passar muito na raiz.

4. Truque do imprevisto

Arrumou um compromisso e não vai dar tempo de lavar e esperar os cabelos secarem naturalmente? Uma misturinha de leave-in com água ou creme hidratante pode salvar! Amasse os cachos de baixo para cima e veja como vai ajudar a dar brilho e definição, sem frizz.

5. Umectação pré-poo

Seu aliado nessa dica é o óleo de coco. O pré-poo é o nome dado aos tratamentos rápidos que se pode fazer antes do xampu. Então, antes de ir para o banho, aplique o óleo nos cabelos, deixe agir por pelo menos 5 minutos e depois lave normalmente.

6. Coque para dar maciez

No caso de estar com os fios muito secos, o truque é fazer um coque frouxo no topo da cabeça e deixar por algumas horas. Irá ajudar na definição dos cachos e eliminar o frizz. Essa dica funciona melhor se o cabelo já estava com creme de finalização da lavagem do dia anterior.

7. Não use escova

O ideal é que você só desembarace os fios no banho, com os cabelos molhados e com creme. Mas se precisar mexer nos cachos já secos, use os dedos ou um pente de dentes largos. A escova simplesmente desfaz os cachos e aí só lavando de novo.

8. Nada de xampu para cabelos muito secos

Não precisa usar xampu, só condicionador. Pode lavar uma ou mais vezes por semana e depois usar um bom creme para pentear. O xampu não é necessário se os seus cabelos não ficam oleosos, mas podem ajudar só de vez em quando se estiverem muito sujos.

9. Não seque

Se você lavou seus cabelos e passou o creme para pentear, não use secador nem passe a mão nos cachos até que estejam completamente secos. Pode levar algumas horas, mas quando secarem naturalmente, sem vento, você poderá “quebrar” o durinho do creme apenas amassando das pontas para cima. Vai ficar perfeito, sem frizz e sedoso.

10. Produtos para cada tipo de cabelo

Além de conhecer o seu tipo de cacho, também é importante saber se o seu cabelo é oleoso, misto ou seco. Assim você deverá comprar todos os produtos para o seu tipo de cabelo, o que vai ajudar a deixá-lo com um resultado muito melhor.

11. Faça hidratação semanal

O cabelo cacheado, que tende a ser mais ressecado, precisa de hidratação constante. Pode ser no salão ou em casa mesmo, com um creme de hidratação que você compra no supermercado ou com ingredientes caseiros. Faça a hidratação uma vez por semana, antes do banho. Na hora de enxaguar, lembre-se de manter a água morna, pois água muito quente resseca o couro cabeludo e libera mais sebo.

Veja também: receitas caseiras de hidratação para cabelos cacheados

12. Potencialize a hidratação

Quando for hidratar os fios em casa, passe o creme, coloque uma touca plástica e tome banho lavando o corpo normalmente. O calor vai entrar pela touca e potencializar a ação do creme. Faça isso para evitar ter que partir para a reconstrução.

13. Faça fitagem

Já ouviu falar em fitagem? É uma técnica de texturização para dar mais definição aos cachos, reduzir o volume e o frizz. É recomendada para cabelos densos e volumosos, do contrário, pode não surtir o efeito desejado. Veja o passo a passo:

  1. Lave os cabelos normalmente com xampu e condicionador e retire o excesso de água;
  2. Divida os cabelos em camadas e comece pela parte de baixo;
  3. Pegue seu leave-in e aplique nessa camada separada, penteando e alisando com os dedos, formando “fitas” (deixe as mexas passarem entre os dedos). Quanto mais consistente for o creme, menos precisa passar;
  4. Depois de bem “penteado” com os dedos, amasse bem, segurando um pouco, para formar os cachos;
  5. Solte outra camada e faça o mesmo, sem mexer na camada já feita. Quando tiver feito em tudo, deixe secar naturalmente ou use difusor.

14. Use protetor térmico

Ao usar secador ou babyliss nos cabelos, eles ressecam por causa do excesso de calor. Então, uma das soluções que ameniza esse ressecamento é aplicar uma camada de um produto chamado protetor térmico nos fios. Ele vai criar uma camada protetora para que os fios mantenham-se hidratados, apesar da alta temperatura sobre eles.

15. Faça plopping

O plopping é mais um desses nomes legais que dão às técnicas caseiras para cuidar de cabelos cacheados. Nesse método você primeiro lava o cabelo normalmente e finaliza como de costume também, sem usar secador. Em seguida, pega uma toalha de microfibra e retira o excesso de creme com ela, pressionando os cachos de baixo para cima.

O próximo passo é colocar a toalha em cima da cama e virar a cabeça para baixo, de modo que as pontas do cabelo fiquem apoiados sobre a toalha. Faça uma touxinha para que os cachos fiquem bem acomodados dentro da toalha, sem torcer. Amarre e deixe pela quantidade de horas de puder, durante o dia em casa. Depois que tirar é só aproveitar.

Se você tem fios muito grossos e volumosos, veja também como fazer o plopping térmico:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

alertas do corpo

6 Alertas do corpo para cuidar melhor da sua saúde

como aumentar a produção de leite materno

Como aumentar a produção de leite materno de forma saudável