como aliviar dor de cabeça
Crédito: Freepik
em

Dicas de como aliviar dor de cabeça com e sem remédios

Veja quais as técnicas que podem ser aplicadas e teste para descobrir qual é a melhor para o seu caso

Boa parte da população mundial sofre com dores de cabeça, sejam frequentes ou esporádicas. Chamada pelos médicos de cefaleia, a dor de cabeça é uma condição frequente, que tem intensidade variável e diferentes características, pois há muitos tipos e causas. De acordo com o médico Drauzio Varella, as dores podem ser classificadas em cefaleias primárias e secundárias: as primárias são aquelas que indicam, ao mesmo tempo, a doença e o sintoma (como enxaqueca). As secundárias são as dores relacionadas a outras doenças. Porém, há casos em que não se consegue definir a causa da dor. Mas a questão é: como aliviar dor de cabeça? Veja as dicas a seguir.

Dicas de como aliviar dor de cabeça

como aliviar dor de cabeça de diferentes formas
Crédito: Freepik

Antes de saber como aliviar dor de cabeça é importante perceber se essa dor é constante e sem uma causa aparente, pois nesse caso, o melhor a fazer é agendar uma consulta ao médico, que pode ser o clínico geral.

Pelo fato de que a dor pode ocorrer como um sintoma de outra doença, ficar tentando fazer ela passar é como ignorar esse sintoma e deixar de tratar o verdadeiro problema. Porém, se for uma dor esporádica ou que apareceu por causa de uma gripe ou problema respiratório já diagnosticado, pode experimentar uma dessas soluções a seguir.

Remédios naturais para dor de cabeça

Os remédios e técnicas naturais são aquelas que não dependem de medicamentos de farmácia. É preciso testar qual delas vai funcionar, pois o efeito vai depender da causa, que nem sempre é conhecida. O que pode ser feito é o seguinte:

  • Banho morno: tomar um banho morno ajuda a dilatar os vasos sanguíneos e deixa o corpo mais relaxado. Pode também lavar a cabeça, deixando a água morna cair sobre ela, como uma massagem. Nesse caso, faça de dia, pois não deve ir se deitar com o cabelo úmido.
  • Café: a cafeína, que está presente não só no café, mas também no chá verde ou preto, também ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, levando ao alívio da dor quando ela é causada pela pressão excessiva dos vasos. Evite tomar à noite, pois a cafeína pode atrapalhar o sono, o que vai resultar em mais dor de cabeça no dia seguinte.
  • Compressa fria: se a água morna não resolver, pode ser que a dor esteja sendo causada pelo efeito contrário. Então, você não precisa dilatar os vasos, mas sim, contraí-los. Nesse caso, uma compressa de água fria na testa pode ajudar.
  • Chá de gengibre: se quiser tomar um chá à noite para aliviar dor de cabeça, uma opção é o chá de gengibre que tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Aqueça uma xícara de água, coloque dentro um pedacinho de gengibre fresco e deixe em infusão por uns 5 minutos antes de beber.

Massagens

As massagens feitas na região da cabeça, não apenas na área da dor, também podem trazer um bom alívio junto com outras das dicas anteriores. A massagem deve ser feita com uma leve pressão e movimento circulares em pontos como a nuca, as têmporas e o topo da cabeça. Veja como fazer a massagem para dor de cabeça, passo a passo.

Técnica de respiração

Respirar corretamente para regular a circulação sanguínea é outra das formas para aliviar a dor. Não é por acaso que diversas terapias complementares, como por exemplo a yoga e a meditação, trabalham tanto as técnicas respiratórias para tratar diversos problemas de saúde. No caso da dor de cabeça, elas são utilizadas especialmente em casos de estresse, quando a tendência é respirar de forma ofegante, dificultando a oxigenação no cérebro e causando a dor.

  • Respiração relaxante: sente-se no chão com as costas eretas. Para ajudar, pode ser encostado na parede. Deixe as pernas esticadas ou dobradas em borboleta. Feche os olhos e concentre-se apenas na respiração. Expire todo o ar dos pulmões. Em seguida, leve o queixo até o peito, devagar, tentando tocar a pele. Mantenha-se nessa posição por 2 segundos, sem respirar. Depois, levante a cabeça e faça uma respiração lenta e profunda. Faça esse exercício durante uns 10 minutos.

Remédios de farmácia

Por fim, a forma mais comum é com os tradicionais analgésicos de farmácia que funcionam muito bem para muitas pessoas. Se você não tem o hábito de tomá-los, é bom fazer um teste com um de composição mais simples para verificar se terá alguma reação alérgica. Os remédios mais comuns são:

  • Doril;
  • Tylenol;
  • Dorflex;
  • Neosaldina;
  • Aspirina;
  • Naldecon;
  • Cefalium;
  • Cefaliv;
  • Cloridrato de naratriptana;
  • Complexo homeopático Almeida Prato nº 1.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para ajudar a evitar as dores de cabeça é importante manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Remédio caseiro para dor de cabeça

Remédio caseiro para dor de cabeça: 5 dicas que agem em conjunto

Viver o agora pode ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia

Viver o agora pode ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia