Remédio caseiro para dor de cabeça
Crédito: Freepik
em

Remédio caseiro para dor de cabeça: 5 dicas que agem em conjunto

O melhor que se pode fazer para aliviar e evitar dores de cabeça é manter todo o organismo saudável e em equilíbrio

A dor de cabeça pode ser simplesmente um caso isolado de dor que acontece sem nenhum motivo preocupante. Mas também pode ser um sintoma de alerta para algum outro problema de saúde. Por causa disso, se perceber que a dor surge junto com outros sintomas ou que não passa de jeito nenhum, mesmo depois de tomar remédio, o melhor a fazer é ir ao médico. Agora, no caso de uma dor esporádica em um dia muito estressante, existem opções de remédio caseiro para dor de cabeça sem que precise recorrer aos fármacos.

Veja também: exercícios de relaxamento para acabar com a insônia

Opções de remédio caseiro para dor de cabeça

melhores dicas de remedio caseiro para dor de cabeça
Crédito: Freepik

As dicas de remédio caseiro são variadas: desde exercícios corporais e técnicas de respiração até bebidas e alimentos mais adequados para ajudar no alívio da dor.

1. Exercícios para aliviar a dor de cabeça

Quando a dor é causada pelo excesso de pressão em vasos sanguíneos cerebrais, os exercícios ajudam o sangue a circular melhor, dilatando os vasos e, consequentemente, aliviando a dor. Você provavelmente não vai conseguir fazer uma corrida estando com a dor de cabeça, então pode optar por exercícios que exijam menos movimentos, como caminhadas e posturas de yoga para dor de cabeça.

Nem sempre o exercício vai solucionar a dor sozinho, mas ele é um grande aliado, pois enquanto o medicamento de farmácia ajuda a produzir serotonina (neurotransmissor que acalma e alivia a dor), o exercício vai produzir endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

Confira no vídeo abaixo um bom exemplo de técnica de respiração de yoga para aliviar o estresse e a dor de cabeça sem precisar se movimentar:

2. Chá de sementes de citrinos

Os chás sempre entram nas listas de remédios caseiros para diversos tipos de dores, inclusive para as de cabeça. Esse chá é feito com sementes de limão, laranja e tangerina, frutas cítricas ricas em antioxidantes, anti-inflamatórios naturais e flavonoides que ajudam a aliviar a dor. Use as sementes, pois elas têm maior concentração desses nutrientes.

Ingredientes

Sementes de laranja: 10 unidades;
Sementes de tangerina: 10 unidades;
Sementes de limão: 10 unidades;
Água: 1 xícara.

Modo de preparo

  1. Espalhe as sementes em uma forma e leve ao forno por uns 10 minutos para que elas sequem;
  2. Depois, bata-as no liquidificador para virarem uma farinha. Guarde em um pote de vidro bem fechado para usar quando precisar;
  3. Para fazer um chá, ferva uma xícara de água, desligue o fogo e coloque 1 colher de chá do pó de sementes na água. Tampe, espere amornar, coe e depois beba. Pode usar 3 xícaras ao dia, meia hora antes de cada refeição principal (café da manhã, almoço e jantar).

3. Chá de camomila

Um chazinho de camomila é aquela receita de vovó que sempre ajuda. Para trazer um resultado ainda melhor, misture com outras ervas que acalmam, relaxam e aliviam a pressão que está causando a dor.

Ingredientes

Capim-santo: 1 punhado;
Calêndula: 1 punhado;
Camomila: 1 punhado;
Água fervente: 1 litro.

Modo de preparo

  1. Coloque a água em uma panelinha e deixe ferver;
  2. Depois desligue, adicione as ervas, tampe e deixe em infusão por 15 minutos;
  3. Passado o tempo, coe e beba o chá ao longo do dia.

4. Massagem na cabeça

Massagear a região da nuca, das têmporas e do topo da cabeça também é um remédio caseiro para dor de cabeça. Você pode fazer a massagem sozinho, caso não tenha que faça para você. Só precisa usar os dedos para fazer movimentos circulares, com uma leve pressão, na região da nuca, depois nas têmporas (nas laterais dos olhos) e também no topo da cabeça.

Mesmo que a dor esteja localizada, pode massagear todas essas partes durante alguns minutos e algumas vezes ao dia. Essa massagem pode não agir sozinha, então também é válido realizar os exercícios e tomar os chás.

5. Alimentação adequada

Será que a sua dor de cabeça pode estar relacionada ao que você come? Claro que sim, pois tudo o que é ingerido ao longo do dia vai impactar na sua saúde e bem-estar de modo geral. Então, como uma alimentação saudável é sempre bem-vinda para todas as pessoas, não custa rever o seu cardápio e dar preferência aos alimentos com magnésio, ômega-3 e vitamina B12, que também ajudam a prevenir novas crises:

  • Sementes de abóbora, gergelim e linhaça;
  • Castanha-do-pará e de caju;
  • Amêndoas e nozes;
  • Amendoim;
  • Aveia;
  • Espinafre cozido;
  • Banana;
  • Peixes gordos, como sardinha, salmão, cavalinha, atum e arenque;
  • Azeite de oliva extravirgem para temperar saladas;
  • Carnes magras.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

macarrão com queijo

Macarrão com queijo: um prato simples e delicioso para o almoço

como aliviar dor de cabeça

Dicas de como aliviar dor de cabeça com e sem remédios