cocô que boia no vaso sanitário é ruim
Crédito: Freepik

Seu cocô boia no vaso sanitário? Saiba se é ruim

As suas fezes dizem muito sobre a sua saúde gastrintestinal e sobre a qualidade da sua alimentação

Publicidade

É importante verificar como estão suas fezes antes de dar a descarga, pois elas dizem muito sobre a sua saúde. No caso das fezes que boiam ao invés de afundarem no vaso sanitário, nem sempre é motivo de preocupação, mas pode ser um sintoma de algum problema de saúde ou sinal de uma dieta desregulada.

Causas de fazer cocô que boia no vaso sanitário

De modo geral, as principais causas das fezes que boiam são o excesso de gases e a má absorção dos alimentos quando chegam no intestino.

Gases

A formação de gases excesso é comum quando a sua alimentação contém muito açúcar, fibras, lactose ou amido. Essas fibras não são apenas das sementes e dos alimentos integrais, mas também do feijão, da maçã, do repolho e da couve, por exemplo. Entre os açúcares, os doces dietéticos também entram na lista, assim como os refrigerantes.

 Má absorção intestinal

Já se o problema for a má absorção intestinal, que dizer que os alimentos passam muito rápido pelo intestino e não dá tempo de ele absorver todos os nutrientes necessários. Esse pode ser um sintoma de problema intestinal, como alguma infecção causada por vírus ou bactéria, ou mesmo inflamações como a doença celíaca, intolerância à lactose e doença de Crohn.

Publicidade

Em todos esses casos de doenças, as fezes que boiam serão apenas um dos sintomas. No geral, a pessoa pode apresentar muitos gases, dor de barriga, diarreia ou prisão de ventre e outras mudanças nas fezes, como no odor e na cor, geralmente mais intensos.

Quando ir ao médico?

Se você perceber que está fazendo cocô que boia no vaso sanitário, de forma frequente, e que junto com isso está sentindo desconfortos na região abdominal, como cólicas e inchaço, é melhor agendar uma consulta médica para verificar se pode ser alguma infecção ou doença inflamatória. Verifique também se as fezes estão com um odor muito forte e se a coloração está estranha, seja com partes brancas ou mais escuras.

Quando for ao médico, é importante saber dizer quando começou a perceber esses sintomas, como é a sua alimentação e o seu estilo de vida, pois tudo isso influencia no diagnóstico, especialmente no caso de doenças inflamatórias.

PODE GOSTAR TAMBÉM