em

O que pode ser quando sinto coceira no corpo?

O excesso de coceiras pelo corpo pode ser sinal de outras doenças. Veja quais são e o que fazer a respeito.
coceira no corpo
Crédito: Imagem de Reprodução

Todo mundo sente coceira, sem necessariamente ser um problema. Pode ser na cabeça, pescoço, braços, pernas, mãos, pés, barriga, juntos ou separados. O que não é normal é o excesso de coceira no corpo o tempo todo, que pode ser uma reação a algo mais sério.

Mesmo antes de descobrir a causa, a primeira recomendação é evitar coçar descontroladamente, principalmente usando as unhas ou objetos pontudos, a fim de evitar que machuque a camada superficial da pele e cause uma infecção.

Depois, é essencial procurar um dermatologista para avaliar melhor o tipo da coceira e o local onde ela acontece, chegar ao diagnóstico correto e prescrever um tratamento.

O que causa coceira no corpo?

Quando uma pessoa sente coceira quer dizer que ela recebeu um estímulo neurológico para se coçar, como uma forma de defesa do seu organismo. São as células chamadas mastócitos, que ficam na pele, que recebem esse estímulo, liberando a histamina, substância que causa a coceira. Agora, veja quais os principais desencadeadores que fazem o sistema nervoso enviar um estímulo de coceira para o corpo:

1. Alimentação

Quando a coceira começa depois de ter ingerido determinado alimento é muito provável que a pessoa tenha tido uma reação alérgica. Se a alergia for grave, certamente outros sintomas irão aparecer logo em seguida, como inchaço no corpo, especialmente na garganta, língua e rosto, podendo apresentar dificuldade para respirar. Um médico deve ser procurado imediatamente.

2. Estresse e ansiedade

o que é coceira no corpo
Crédito: Pxhere

Quando a pessoa já é diagnosticada com ansiedade ou passa por episódios de alto estresse e sente coceira generalizada por todo o corpo, pode ligar o sintoma à causa. São os sentimentos e sensações do estresse que vão enviar o estímulo da coceira como um sintoma de desequilíbrio do corpo. Também é recomendado procurar um médico para evitar que continue com o problema.

3. Dermatites

As dermatites aparecem como manchas na pele, acompanhadas de escamação e muita coceira no corpo, podendo ser diferentes tipos de problema de pele. A causa também é variada, desde o contato com produtos químicos até a reação a algum medicamento.

4. Escabiose

Essa é a famosa “sarna”, que faz coçar principalmente à noite, atingindo abdômen, coxas, genitais e parte interna dos braços. Pode ser transmitida por relação sexual ou roupas e roupas de cama que estejam com o ácaro que causa a sarna.

No grupo da escabiose estão outras infecções que também causam coceira, como micose, candidíase cutânea, herpes e impetigo, causado por uma bactéria que evolui para ferida com pus.

5. Picada de inseto

Mesmo quem não é alérgico à picada de inseto pode ficar com marcas vermelhas e inchadas na pele após ser picado. Dependendo do inseto a picada pode doer ou coçar descontroladamente. É importante observar se a coceira ou inchaço evoluem para procurar um médico.

6. Ressecamento da pele

Quando a pele está precisando de hidratação, irá coçar. Além de beber bastante água, tome cuidado para não usar muito sabonete nem tomar banhos muito quentes e demorados, pois irritam a pele. Alguns remédios também podem causar o ressecamento.

7. Doenças graves

Todos os problemas acima citados merecem atenção, mas quando descartadas essas possibilidades, o excesso de coceira também pode indicar virose, dengue, hepatite, catapora, doença renal e até mesmo câncer e HIV.

Fique atento se a coceira resistir por muitos dias, se a aparência dos locais que coçam mudar e se outros sintomas surgirem para saber dizer ao médico com detalhes e ajudar em um diagnóstico mais preciso.

Existe tratamento para coceira?

tratamento para coceira no corpo
Crédito: Pxhere

Pelo fato de existirem diferentes motivos para ter coceira no corpo, o tratamento vai ser focado na causa da coceira. Por isso que é importante ir ao médico e descobrir qual é essa causa.

Seja alergia a comida, medicamento, picada de inseto, estresse, doença de pele ou outras doenças mais graves, para cada motivo existe uma medicação adequada.

O médico precisará pedir exames de sangue e irá fazer uma análise para descobrir o que está acontecendo e então prescrever o remédio mais adequado não só para aliviar a coceira, mas para acabar com a reação de uma vez por todas.

Porém, caso agende uma consulta e a coceira continuar difícil de suportar, até que possa ir ao médico existem remédios caseiros que ajudam a aliviar a coceira, temporariamente. Veja quais são.

Remédios caseiros

A automedicação é perigosa, pois você pode agravar o quadro da coceira ou mesmo impedir que essa reação se manifeste mostrando que precisa de tratamento. Mas existem soluções caseiras para aliviar alguns tipos de coceira até chegar ao médico.

1. Para picada de inseto

Se você foi picado por um inseto que não é venenoso, ou seja, que não provocou nenhuma reação séria além da coceira e de um leve inchaço no local da picada, a primeira coisa a fazer é lavar a região com água fria e sabonete neutro, depois secar.

Para aliviar ainda mais a coceira no corpo, coloque uma pedra de gelo em cima para anestesiar. Se tiver própolis puro em gotas, aplique algumas sobre o local também, pois irá ajudar a reduzir a reação e cicatrizar o local picado.

2. Para pele ressecada

Se notar que a pele está ressecada e escamosa, a primeira atitude é começar a tomar mais água pura ao longo do dia, totalizando no mínimo 1 litro e meio.

Além disso, quando estiver com muita coceira no corpo, tome um banho frio com sabonete neutro, seque o corpo sem esfregar a toalha e aplique um hidratante em todas as partes de coçam, sem esfregar demais também para não estimular que a coceira volte. Evite usar roupas apertadas ou que rocem por cima das partes que coçam.

3. Coceira por causa de depilação

Se você se depilou com lâmina é normal sentir forte coceira a partir do dia seguinte, quando os pelos começam a crescer. Para aliviar o sintoma, aplique gel de aloe vera fresco sobre a região ou gel de arnica.

Outra dica é lavar com água fria, secar e aplicar um esfoliante feito com fubá e creme hidratante para estimular o crescimento do pelo sem encravar. Se sempre sente isso depois da depilação com lâmina, o melhor a fazer é começar a depilar de outra forma.

4. Reação por contato com animais

A alergia que envia sinal de coceira para a pele também pode vir do contato com os pelos de animais. Se isso acontecer com você, colha folhas frescas de malva, esmague-as para obter o extrato e aplique-o sobre a pele no local em que coça. Deixe agir por pelo menos 15 minutos, depois enxague bem, seque com cuidado e deixe a região descoberta para ventilar e secar.

5. Coceira por estresse e ansiedade

Quando a coceira ataca o corpo todo durante uma situação de alto estresse ou ansiedade, ela só vai passar quando se acalmar totalmente. Sendo assim, é isso que deve procurar fazer. Aliviar a tensão saindo da situação que a causou e ir para um local onde se sinta mais tranquilo.

Tomar um banho e tomar um chá calmante vai ajudar. Se já se medica e sabe que pode tomar uma dose do remédio, também é uma boa solução.

Coceira no corpo na gravidez é normal?

coceira no corpo na gravidez
Crédito: Pxhere

Quando a mulher engravida, todo o corpo começa a se preparar para o desenvolvimento do bebê, e isso causa inúmeras mudanças e alterações, inclusive coceira. Os hormônios começam uma verdadeira revolução no corpo e a sensibilidade da pele aumenta por causa disso.

É importante informar ao médico caso sinta muita coceira para que ele investigue se existe alguma causa mais séria por trás desse sintoma. Mas se não houver, saiba que é apenas o seu corpo se expandindo para se preparar para o bebê. Veja a seguir como essa coceira por ser atenuada.

Dicas para aliviar coceira da gestante

Assim como nas dicas anteriores, um bom banho fresco ajuda a aliviar a coceira na hora. Aplicar esfoliantes à base de aveia e fubá também, pois coçam sem machucar.

Fazer compressa com plantas calmantes, como camomila, é outra sugestão. Mas faça compressa fria porque a água quente estimula a coceira a ficar mais forte. Se tiver pasta d’água em casa, aplicar sobre a pele limpa ajuda a aliviar. Além disso, procure se manter refrescada, com roupas largas e sem suar para que a pele não fique irritada.

Para finalizar, confira essa receitinha caseira para aliviar coceira por picada ou contato com reagentes alérgenos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Câncer de próstata: você sabe o que é e como acontece?
Brasil tem a maior população de domésticas do mundo