clareamento dental caseiro
Crédito: Freepik
em

Clareamento dental caseiro funciona?

Na hora de deixar os dentes mais brancos, cuidado com a armadilha dos abrasivos

Ter dentes brancos faz parte de um visual saudável e mais bonito. Diz o ditado popular que o seu sorriso é o seu cartão de visitas. O problema é que os dentes amarelam com o tempo, devido aos corantes a que são expostos na alimentação diária. Então, além de controlar o que comem, muitas pessoas recorrem ao clareamento dental caseiro para voltar a ter dentes mais brilhantes e agradáveis de olhar. Veja quais são as opções mais populares.

Clareamento dental caseiro funciona?

O clareamento dental caseiro funciona, sim, se você escolher os produtos certos e usar do jeito recomendado pelo seu dentista. Para ter um bom resultado, o primeiro passo é ir ao consultório odontológico para fazer uma revisão nos seus dentes, garantindo que não estejam com cáries ou outros problemas. Depois de estar com tudo certo, então o dentista poderá recomendar um tratamento de clareamento para fazer em casa.

Mas tem outro detalhe. O clareamento, seja do tipo de que for, não garante o mesmo resultado para todas as pessoas. Há quem tenha dentes realmente muito amarelados, seja por causa de alguma doença, do cigarro ou dos longos anos que passou sem cuidar como deveria. Então, em alguns casos os dentes vão clarear menos.

Além disso, não adianta somente fazer o tratamento e não tomar cuidado com seus hábitos de vida. Pessoas que fumam, por exemplo, vão ver que os dentes terão mais dificuldade para clarear e logo estarão amarelados de novo. Do mesmo jeito pode ocorrer com quem toma muito café, chá ou vinho, além de alimentos ricos em corantes. Então leve tudo isso em consideração na hora de escolher um método de clareamento dental caseiro para fazer.

Métodos de clareamento dental que realmente funcionam

qual clareamento dental caseiro funciona
Crédito: Freepik

Embora existam diversas receitas caseiras para clarear os dentes, como por exemplo o carvão ativado, não são os métodos mais seguros. No caso do carvão, ele é abrasivo e vai danificar os dentes, deixando-os mais sensíveis e doloridos se usar com frequência. Então, veja os métodos caseiros mais seguros e eficazes.

Moldeira e gel

Uma das formas de clarear os dentes em casa é indo ao dentista para que ele faça uma moldeira para a sua arcada dentária e receite o gel clareador que você irá aplicar na parte interna das moldeiras e colocar nos dentes para dormir. Tem que ter disciplina e paciência, pois os resultados levam uns dias para começar a aparecer.

Clareadores instantâneos

Nas farmácias é possível encontrar produtos que prometem clarear os dentes na primeira aplicação. Esses produtos até funcionam, pois utilizam ativos como peróxido de carbamida e peróxido de hidrogênio, os mesmos usados no gel do dentista. Mas são produtos para serem usados uma única vez e ter um resultado momentâneo. São mais fortes e, se usados com frequência, deixam os dentes sensíveis e desgastados.

O que não fazer

Entre os tratamentos para clareamento dental caseiro, apenas as duas opções acima realmente funcionam, desde que utilizadas conforme recomendação do dentista ou do fabricante. Outros métodos caseiros com ingredientes da sua cozinha podem até parecer funcionar, porém são abrasivos e, na verdade, corroem a camada externa dos dentes pouco a pouco. O resultado não dura muito e, quanto mais você repete, mais danificados seus dentes vão ficar. Esses tratamentos que deve ter ainda mais cuidado são:

  • Bicarbonato de sódio: o bicarbonato é abrasivo e as receitas caseiras recomendam uma quantidade exagerada do produto. No consultório ele é misturado com água em doses bem pequenas, apenas para fazer a limpeza. Acaba clareando porque limpa, mas também corrói;
  • Carvão ativado: como já foi mencionado, o carvão ativado também é um agente abrasivo. Se quiser experimentar, faça apenas uma vez e tenha cuidado com as gengivas. Não deixe tempo demais nos dentes;
  • Açafrão: o açafrão é uma especiaria de cor alaranjada. Seguindo a regra dos dentistas, tudo o que mancha uma camisa branca, mancha os dentes, então não faz sentido usar açafrão para clarear dentes;
  • Vinagre de maçã: o vinagre de maçã é bom para muita coisa, com seu efeito clareador, bactericida, fungicida e neutralizador. Porém, é abrasivo. Então se for usar, precisa saber se os seus dentes são fortes e, mesmo assim, não deve usar com frequência, pois irá desgastar os dentes.

folha de manga

Folha de manga: os 10 benefícios para a sua saúde e como usá-la

creme caseiro para as mãos

Creme caseiro para as mãos: 5 receitas para hidratá-las