em ,

Carvão ativado pode clarear os dentes: sim ou não?

A moda do carvão ativado chegou aos dentes. Descubra se ele pode clareá-los ou não
carvão ativado pode clarear os dentes
Crédito: Unsplash

Muita gente está em dúvida se o carvão ativado pode clarear os dentes, pois essa é uma tendência que vem se espalhando por aí. Confira abaixo se esse ingrediente pode ou não servir para o clareamento dentário e acabe com essa dúvida de uma vez por todas.

O carvão ativado é diferente do carvão utilizado para churrasco, possuindo diversas funções, como ser um bom modo de salvar alguém de um envenenamento, por conta de suas propriedades adstringentes.

Usar carvão ativado pode ajudar a clarear os dentes?

Com tantas funções atribuídas a esse produto, ele começou a ser mais estudado por pesquisadores, o que fez com que o carvão ativado começasse a ter outras facetas reveladas.

Com isso, tornou-se muito comum ver em sites e em vídeos dicas que dizem que o carvão ativado pode clarear os dentes. Só que a verdade é que o carvão não deixa exatamente os dentes mais brancos. Ele promove essa impressão por ter efeito corrosivo e remover a camada mais superficial dos dentes, o que não é saudável.

A Associação Brasileira de Odontologia (ABO) é totalmente contra o uso de carvão ativado para clarear os dentes. A instituição diz que o carvão é duro e extremamente abrasivo, formado de pequenos cristais de carbono. E completa: o produto estraga o esmalte dental, o que facilita o aparecimento de cáries e enfraquece os dentes.

Receitas caseiras para clarear os dentes

Já que não é verdade que o carvão ativado pode clarear os dentes, veja aqui outras receitas caseiras para deixar os dentes mais branquinhos, sem se preocupar.

Óleo de coco e hortelã

Essa receita não possui nenhum efeito colateral, dando um aspecto incrível aos dentes em todos os sentidos, pois a hortelã dá um hálito refrescante e o óleo de coco, por sua vez, vai limpar os dentes profundamente.

Para fazer esse clareamento, você vai precisar apenas de 1 gota de óleo de coco e 1 colher (sopa) de hortelã, seguindo o passo a passo:

  1. Misture bem os dois ingredientes;
  2. Escove os dentes com essa mistura por pelo menos quatro minutos;
  3. Espere até cinco minutos antes de lavar os dentes, para que a substância aja.

Bicarbonato de sódio

carvão ativado pode clarear os dentes bicarbonato
Crédito: Pexels

Devido a suas propriedades de abrasão suaves, o bicarbonato de sódio é recomendável para o clareamento, eliminando manchas superficiais que geram o amarelamento dos dentes. É recomendável que se faça uma pasta de bicarbonato de sódio com água e aplique-a na escova, depois de escovar os dentes como de costume. Veja como:

  1. Em uma vasilha pequena, adicione uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio;
  2. Adicione algumas gotas de água até formar uma pasta consistente, parecida com a textura do creme dental;
  3. Passe a escova de dente nessa pasta e remova o excesso;
  4. Esfregue cuidadosamente cada dente, sem força;
  5. Certifique-se de passar em todos os dentes, inclusive na parte de dentro da boca;
  6. Enxágue normalmente.

Vale lembrar que é bom evitar alimentos que possam manchar o esmalte pelos 3 dias seguintes à operação e que não se pode usar o bicarbonato em excesso, pois ele pode prejudicar o esmalte dentário.

Conheça 5 remédios caseiros para mau hálito.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um método natural para a limpeza dentária, sendo bastante eficaz não apenas na parte estética do clareamento, como também na parte de limpeza, pois ele possui forte efeito bactericida.

Para fazer vinagre de maçã, basta usar meia colher (chá) de vinagre de maçã para 200 ml de água. Para usar, deve-se seguir essas instruções:

  1. Misture os ingredientes;
  2. Bocheche a mistura por 30 segundos. Cuspa;
  3. Escove os dentes normalmente, para retirar bem o que sobrou do vinagre;
  4. Faça esse procedimento no máximo duas vezes por semana, para que o ácido presente no vinagre de maçã não altere o pH de sua boca.

Você ainda se pergunta se o carvão ativado pode clarear os dentes? Claro que não!

Então compartilhe com seus conhecidos essa notícia, para que outras pessoas não cometam o erro de usar esse produto e prejudicar sua saúde bucal. E não esqueça de sempre estar em dia com as visitas ao dentista.

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

casca do ovo
Benefícios e propriedades da casca do ovo
torrar castanha de caju
Como torrar castanha de caju