em

Chá verde com hibisco: benefícios e como preparar

Veja o que essas duas plantas oferecem de bom para a sua saúde ao consumir o chá junto com uma dieta saudável
beneficios chá verde com hibisco
Crédito: Freepik

É sempre bom conhecer novas receitas de chás para experimentar. Feita com plantas e especiarias que ficam em infusão com a água, essa bebida sempre tem propriedades medicinais interessantes a oferecer. Um bom exemplo é o chá verde com hibisco. Conheça seus benefícios para a saúde e veja como preparar.

Benefícios para a saúde

O chá verde é obtido de uma planta chamada Camellia sinensis, originária da China, mas já difundida em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil. O hibisco é uma linda flor, de nome científico Hibiscus sabdariffa, da qual também é possível fazer chá. Veja seus benefícios.

1. Fonte de cafeína

O chá verde contém cafeína, então é uma boa opção para dar mais energia, mas sem fazer mal para o estômago, como ocorre com o café. Há quem não possa exagerar no café por causa do risco de úlceras estomacais, então nesse caso ele é um bom substituto para a obtenção da cafeína.

2. Riqueza de antioxidantes

As duas plantas são ricas em antioxidantes. Ou seja, atuam na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças degenerativas que afetam as células. Os antioxidantes evitam a oxidação que adoece as células, logo o corpo todo se mantém mais saudável.

3. Facilita a perda de peso

O chá verde com hibisco também reúne as propriedades das duas plantas para incentivar o emagrecimento. Ele precisa ser ingerido dentro de uma dieta saudável, de preferência prescrita por nutricionista, para oferecer esse benefício.

As propriedades do hibisco que agem para o emagrecimento são as antocianinas, os flavonoides e os fenólicos, que ajudam a metabolizar os lipídios, facilitando a eliminação de gordura. Também ajuda a reduzir o tamanho das células de gordura.

A colaboração por parte do chá verde ocorre por causa do seu efeito termogênico, que acelera o metabolismo e incentiva a queima de calorias. Nesse caso, é ainda melhor beber antes da prática de atividade física.

4. Fonte de vitaminas e minerais

O corpo humano necessita de uma grande variedade de vitaminas e minerais para que seus sistemas funcionem corretamente. Nessa mistura é possível encontrar uma excelente combinação de vitaminas do complexo B, vitamina C, K, ácido fólico, potássio, manganês, cálcio, ferro e magnésio.

5. Redução do colesterol e da pressão

Ter colesterol alto é um perigo, pois o acúmulo dessa gordura nas paredes das células dificulta a passagem do sangue. Logo, aumenta o risco de doenças, em especial as cardiovasculares, como pressão alta, aterosclerose, derrame e infarto. Então, tomar esse chá junto de uma dieta saudável vai ajudar na limpeza do colesterol ruim que está preso nas paredes das artérias.

Como preparar

fazer receita chá verde com hibisco
Crédito: Freepik

A receita do chá verde com hibisco é tão simples quanto a de qualquer outro tipo de chá. Veja o que vai precisar e como fazer:

Ingredientes

Água: 600 mililitros;
Chá verde: 1 colher (sopa);
Hibisco desidratado: 1 colher (sopa).

Modo de preparo

  1. Coloque a água para esquentar, até quase ferver e desligue;
  2. Adicione as colheres de hibisco e chá verde, tampe e deixe em infusão de 5 a 10 minutos;
  3. Depois coe e já pode beber. Prefira consumir tudo no mesmo dia.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados esperados, também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
vencedor de loteria vende mansão de 26 milhões
Ganhador de loteria vende mansão de US$ 26 milhões por causa de doença do filho
sobre laranja
Benefícios e como consumir laranja