chá detox com gengibre
Crédito: Freepik
em

Chá detox com gengibre: 2 receitas poderosas e seus benefícios à saúde

Ao misturar o gengibre com canela ou com cúrcuma, seu corpo vai sentir ótimos efeitos. Veja os cuidados a ter

Desintoxicar o organismo não é uma necessidade apenas para o emagrecimento, como muitas pessoas pensam. Perder peso acaba sendo uma consequência de liberar as toxinas acumuladas que fazem vários órgãos trabalharem com dificuldade. O detox é um processo que o corpo faz naturalmente, mas quando a alimentação e o estilo de vida são deficientes, as toxinas se acumulam. Por isso, entre tantas formas de desintoxicar, é possível usar o chá detox com gengibre como um aliado, junto de outras práticas recomendadas pelo médico ou pelo nutricionista. Conheça os benefícios desse chá e aprenda algumas receitas para experimentar.

Veja também: tratamento para desintoxicar o fígado

Benefícios do chá desintoxicante

O organismo humano fica intoxicado por causa dos excessos, não só de alimentos. Os excessos estão sim na comida industrializada, gorduras saturadas, açúcares, carnes gordas e alimentos muito ácidos. Mas também estão nos medicamentos, no cigarro, na bebida alcoólica e até mesmo no estresse acumulado dia após dia.

Tudo o que entra no organismo, e os sentimentos pesados que ele produz (estresse, ansiedade, depressão, raiva), precisam ser filtrados e eliminados. Mas quando essa quantidade é exagerada, o corpo não dá conta. Como resultado, os órgãos trabalham mais lentamente, o metabolismo não é tão eficiente, o corpo começa a inchar, o colesterol aumenta, a pressão sobe e o desequilíbrio se instala.

Então, o que o chá detox e outros alimentos naturais ajudam a fazer é acelerar a eliminação de todas essas toxinas acumuladas que atrapalham o equilíbrio do organismo. São chás com efeito diurético (que aumentam a produção de urina), que aceleram o metabolismo dos alimentos para não ficarem retidos, são antioxidantes das células para que elas se renovem e não adoeçam, e também são anti-inflamatórios que vão tratando dos efeitos do excesso de toxinas.

Claro que, para ver resultados é preciso reunir um conjunto de novos hábitos, como ir a um médico para fazer um check-up geral da sua situação de saúde, depois ir a um nutricionista para receber um plano alimentar conforme suas necessidades e também começar a praticar atividade física com frequência. A atividade física é indispensável, pois o corpo precisa estar em movimento para funcionar corretamente; precisa gastar o que ingere para não acumular.

Sabendo disso, confira as receitas de chá detox com gengibre que vão acelerar o seu processo de reeducação alimentar e de estilo de vida para ter a sua saúde 100% em dia.

Como fazer em casa

 chá detox com gengibre
Crédito: Freepik

O chá de gengibre tem ação antioxidante das células, ajuda o fígado a eliminar o excesso de toxinas, limpa o organismo com sua ação antisséptica, melhora a circulação do sangue, a digestão dos alimentos e previne os gases. Veja como preparar:

Com canela

Essa é uma boa receita para acelerar o metabolismo, então é boa para um lanche pré-treino, já que pode ajudar a queimar mais calorias. Esse chá não deve ser tomado à noite, pois pode atrapalhar o sono que é essencial para uma boa saúde.

Ingredientes

Água: 1 xícara;
Gengibre fresco ralado: 1 colher (sobremesa);
Canela: 1 pau.

Modo de preparo

  1. Coloque todos os ingredientes em uma panelinha e leve ao fogo.
  2. Deixe ferver por 5 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por mais uns 10 minutos.
  3. Depois é só coar e beber entre as refeições, menos depois do jantar. Não adoce.

Chá de gengibre com cúrcuma

Outro ótimo ingrediente para adicionar ao gengibre é a cúrcuma, que é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante. Essa planta é bem forte, então use aos poucos. A cúrcuma ajuda a reduzir o colesterol alto, a controlar diabetes e a melhorar as funções gastrointestinais.

Ingredientes

Água: 500 ml;
Gengibre fresco: 1 polegar;
Cúrcuma: 2 colheres (chá).

Modo de preparo

  1. Leve ao fogo a água com o gengibre e deixe ferver.
  2. Desligue o fogo, adicione a cúrcuma, tampe o recipiente e deixe em infusão por 10 minutos.
  3. Depois remova o gengibre e beba o chá em 2 ou 3 doses ao longo do dia, entre as refeições.

Cuidados e contraindicações

Como já mencionado, as receitas de chá detox com gengibre não atuam sozinhas. Portanto, não adianta começar a tomar várias xícaras de chá ao dia e não mudar sua alimentação e seus hábitos de modo geral.

O excesso de chá também é prejudicial ao organismo, por isso é necessário consumir aos poucos, dentro de um plano alimentar saudável. Lembre-se que o seu corpo precisa de equilíbrio, mesmo quando se trata de uma vida mais saudável.

Gestantes, lactantes e pessoas com problemas de saúde só devem começar a usar esses chás com orientação e acompanhamento médico, ou poderão sentir efeitos colaterais.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e necessita de cuidados especiais. Para obter bons resultados é preciso aliar o uso do chá a um estilo de vida saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco detox com chia

Suco detox com chia: receitas para desinchar e nutrir o corpo

arroz na panela de pressão

Como fazer arroz na panela de pressão: comum e com sabores