O nome urtiga costuma ser associado àquela planta de folhas pinicantes que, se você encostar, vai ter uma reação de muita coceira e ardência. Mas nem todos os tipos de urtiga são assim. Veja quais são os benefícios, como fazer e como tomar o chá de urtiga.
Benefícios para a saúde
Entre os tipos de urtiga, o melhor para obter suas propriedades medicinais é a urtiga branca (Urtica dioica). Esse tipo tem as folhas lisas, que não causam coceira. A parte de trás da folha é branca, por isso o nome popular.
Já a urtiga vermelha possui pequenos espinhos nas folhas que, quando ativados por um movimento muito próximo da folha, são injetados na pele e liberam uma toxina que causa esses sintomas. Então, prefira a urtiga branca e veja quais são os benefícios do chá.
Ameniza coceiras
Ao contrário da urtiga vermelha, que causa coceira na pele por causa da toxina que libera, a urtiga branca ajuda a aliviar a coceira, não só da causada pela urtiga vermelha, mas outros tipos também. Faça o chá e aplique sobre o local da coceira, lavando e fazendo compressa.
Melhora saúde e ossos e dentes
A urtiga é rica em cálcio e magnésio, minerais essenciais para a formação de ossos e dentes. Por isso, o chá pode ser tomado diariamente, uma vez ao dia, contribuindo com a absorção desses nutrientes, em especial para as pessoas a partir dos 40 anos.
Atua como antimicrobiano
Tomar o chá de urtiga também é bom para tratar infecções, em conjunto com o tratamento médico. Pode tomar o chá para infecções internas, fazer gargarejo para infecção na garganta, bochecho para infecção na boca e lavar bem com o chá as áreas externas do corpo que estejam infeccionadas. Faça um chá para tomar e outro para passar no ferimento.
Alivia dores articulares
Existem diversas causas para as dores nas articulações, mas o fato é que o chá de urtiga branca e a compressa ajudam a tratar essas dores, reduzindo o inchaço, a dor e melhorando os movimentos. A planta deve ser usada junto com o tratamento médico e com novos hábitos para melhorar a qualidade de vida.
Trata problemas estomacais
Tomar uma xícara de chá de urtiga branca por dia, junto de um estilo de vida saudável, ajuda muito a tratar problemas estomacais, desde a azia até gastrite e úlcera. O estilo de vida saudável é necessário para ficar longe do que causou o problema, geralmente relacionado a excesso de medicamentos, má alimentação e rotina agitada demais.
Como fazer
A urtiga branca pode ser feita como alimento para servir no almoço ou jantar, assim como se faz com a couve e o espinafre. Aliás, a urtiga possui 20 vezes mais cálcio do que o espinafre, então pode ser uma boa opção para incluir no cardápio da semana, refogado com manteiga e alho.
Se quiser só fazer o chá, é bem simples também. Coloque 4 gramas de folhas secas de urtiga em uma xícara de água acabada de ferver. Deixe em infusão até ficar morno, coe e beba.
Como e quando tomar
Se você quiser tomar o chá só por precaução, como mais uma opção saudável no dia a dia, beba uma xícara pela manhã, quando todos os nutrientes da planta serão melhor absorvidos pelo seu organismo. Pode ser enquanto come algo leve e saudável.
Como tratamento para algum problema específico, primeiro vá ao médico para saber se precisa de medicação e fale com o especialista que quer tomar o chá de urtiga para intensificar o tratamento. Ele vai recomendar a quantidade. Caso não vá ao médico, tome no máximo 3 xícaras ao dia, em diferentes horários.
Contraindicações e cuidados a ter
Não deve exagerar na quantidade de chá consumido por dia porque existem efeitos colaterais. Nas mulheres, a planta pode alterar o ciclo menstrual. Nos homens pode causar alterações na próstata, já que a planta tem propriedades que agem nos níveis de testosterona. Evite o consumo se tiver problemas cardíacos, de rins ou se for gestante.