em

Chá de ruibarbo: benefícios e como fazer

O ruibarbo é bom para a pressão e para os ossos, mas deve ser consumido com cuidado. Veja como fazer
chá de ruibarbo
Crédito: Pxhere

De origem asiática, a planta Rheum rhabarbarum, popularmente conhecida como ruibarbo, oferece propriedades medicinais interessantes à saúde que podem ser absorvidas ao consumir o chá de ruibarbo. Veja como fazer esse chá, quais são seus benefícios e como tomar.

Benefícios do chá de ruibarbo

benefícios do chá de ruibarbo
Crédito: Pxhere

O chá de ruibarbo é uma das formas de consumo dessa planta, mas suas propriedades também são obtidas usando a planta in natura nas receitas do dia a dia, como sucos, sobremesas, sopas e refogados. Porém, o chá é uma forma mais prática de consumir, além de ser mais fácil controlar a quantidade, que não deve ser exagerada. Confira o que ele faz de bom pela sua saúde.

Protetor das células

As células compõe cada parte do corpo, por isso precisam estar sempre saudáveis, refletindo diretamente na sua saúde de modo geral. Para ajudar as células a estarem em constante renovação, consumir chás antioxidantes, como o chá de ruibarbo, é essencial. Ele ajuda a combater o excesso de radicais livres que oxidam e adoecem as células.

Contribui com a formação dos ossos

Em cada 100 gramas de ruibarbo tem 86 microgramas de cálcio que é um dos principais minerais responsáveis pela formação óssea, o que é uma quantidade considerável. Então, tomar esse chá é bom em especial na terceira idade, quando o corpo vai reduzindo sua produção natural e absorção de cálcio e outros nutrientes. Assim, ajuda a prevenir doenças como a osteoporose.

Previne a pressão alta

O potássio está presente no ruibarbo em uma quantidade de 288 microgramas para cada 100 gramas da planta. Esse mineral é um eficiente vasodilatador que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, prevenindo que a pressão aumente. Claro, esse efeito funciona quando o chá de ruibarbo é consumido dentro de uma rotina de alimentação saudável e prática regular de atividade física.

Melhora a saúde dos olhos

Uma das funções da vitamina A no organismo é contribuir com a saúde do sistema ocular, o que é importante para prevenir doenças degenerativas como a catarata e o glaucoma que afetam muitas pessoas.

Fortalece o sistema imunológico

Manter o sistema imunológico bem fortalecido é essencial para que o corpo esteja sempre pronto para combater micro-organismos invasores causadores de doenças, seja fungos, vírus, bactérias ou parasitas. Então, com a riqueza nutricional do chá de ruibarbo, é possível obter esse benefício, já que o sistema imune necessita de constantes doses de vitaminas e minerais para se manter forte.

Como fazer

O chá de ruibarbo é bem simples de fazer. Basta misturar uma quantidade de 4 folhas frescas da planta ou sua quantidade proporcional de folhas desidratadas picadas em 1 litro de água acabada de ferver. Deixe em infusão por uns 3 minutos e coe.

Como e quando tomar

Se fizer 1 litro de chá, como recomendado na receita acima, tome essa quantidade toda no mesmo dia, porém em momentos diferentes. Por exemplo, beba uma xícara no começo da manhã, uma perto do almoço, uma no meio da tarde e outra no fim da tarde. Assim fica mais fácil perceber se terá algum efeito colateral e, caso tenha, saber que deve parar de consumir ou reduzir a quantidade.

A quantidade a consumir deve ser moderada, pois essa planta tem um componente tóxico que pode fazer muito mal se for consumida em excesso. Por isso que deve ir com calma, bebendo uma xícara e esperando que o chá seja absorvido pelo organismo para só depois de algumas horas tomar outra.

Não consuma essa planta se estiver grávida, amamentando, nem se tiver problemas de coagulação do sangue, doenças renais ou gastrointestinais.

3 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tônico ou água micelar
Tônico ou água micelar: o que é melhor?
tônico facial caseiro
Como fazer tônico facial caseiro