em

Ruibarbo: o que é e para que serve

Já ouviu falar nessa planta? Veja quais são suas utilidades para a saúde e como consumir

ruibarbo
Crédito: Pxhere

O ruibarbo é uma planta asiática de nome científico Rheum rhabarbarum que pode ser utilizada como alimento e na medicina alternativa. Ela possui muitas propriedades benéficas para a saúde que você vai conhecer agora e também saber outras informações importantes para consumir com segurança.

Benefícios do ruibarbo

ruibarbo benefícios para a saúde
Crédito: Panela de Comadre

Diversas partes do corpo podem se beneficiar do uso do ruibarbo, tanto quando usado na alimentação, quanto como medicamento natural.

Rico em fibras

Os alimentos ricos em fibras são conhecidos por ajudarem o intestino a trabalhar melhor, mas não é apenas esse o benefício. Como consequência, as fibras também acabam colaborando no controle do colesterol alto, pois reduzem sua absorção no intestino.

Contribui com a saúde dos ossos

Manter os ossos saudáveis é importante em todas as fases da vida. As crianças precisam fortalecer a formação óssea para que os ossos cresçam o suficiente, os adultos precisam manter os ossos fortes e os idosos precisam prevenir a osteoporose.

O ruibarbo contribui com tudo isso por ser fonte de cálcio, mineral essencial na formação dos ossos, e também de vitamina K que facilita a absorção do cálcio.

Age como antioxidante

Ter uma alimentação rica em vegetais é essencial para que as células de todo o corpo trabalhem de forma saudável. O efeito antioxidante das plantas evita que as células adoeçam e morram, mantendo-as em constante regeneração e, assim, prevenindo doenças inflamatórias, crônicas, o envelhecimento precoce e até o desenvolvimento de câncer.

Faz bem para a saúde ocular

A vitamina A presente no ruibarbo é muito importante para manter o sistema ocular saudável, então é especialmente útil para as pessoas idosas que têm facilidade em desenvolver doenças como a catarata.

Previne hemorragias

A vitamina K, mencionada no benefício da formação óssea, também é essencial na tarefa de formação de coágulos no sangue. Os coágulos são formados quando uma pessoa se machuca e sangra, ajudando esse sangramento a estancar e prevenindo a perda excessiva de sangue.

Fonte de selênio

Comer alimentos com selênio, como o ruibarbo, é muito importante para manter o bom funcionamento de funções essenciais no corpo como a síntese de DNA, o processo de reprodução, o metabolismo da tireoide e o fortalecimento do sistema imunológico.

Propriedades nutricionais

Considerando a planta in natura e crua, quando compra os talos com folhas no supermercado ou na feira, a cada 100 gramas você consome:

  • Valor energético: 21 calorias;
  • Carboidratos: 4,5 gramas;
  • Proteínas: 0,9 grama;
  • Fibras: 1,8 grama;
  • Selênio: 1,1 micrograma;
  • Magnésio: 12 microgramas;
  • Potássio: 288 microgramas;
  • Vitamina A: 30,6 microgramas;
  • Sódio: 4 microgramas;
  • Cálcio: 86 microgramas;
  • Vitamina C: 8 microgramas.

Formas de consumir

Essa planta pode ser consumida in natura, comprando suas folhas com talos para fazer saladas, sucos, sopas, tortas, geleias e chás. Se não encontrá-la fresca, pode comprar na forma de pó, que nesse caso serve para fazer chá ao diluir 1 colher de chá para cada xícara de água, cuidando para não ultrapassar essa quantidade.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja rico em benefícios à saúde, também é preciso tomar cuidado ao consumir essa planta. Ela deve ser evitada por gestantes e lactantes, por pessoas com problemas no sistema urinário e com doenças inflamatórias intestinais.

Também é necessário consumir apenas uma quantidade recomendada pelo médico, pois a planta contém ácido oxálico que pode ser letal se ingerido em excesso.

Preço e onde comprar

Essa planta pode ser comprada no mercado e na feira na sua forma frescas ou também nas farmácias e lojas de produtos naturais na sua forma em pó. Não é dos produtos mais baratos, ficando na média de R$ 15 para cada 100 gramas de pó, quando encontrada mais em conta.

Se preferir comprar a planta in natura na feira, aproveite e veja como fazer uma compota que fica com sabor doce e azedinho para comer com pães e bolos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pés de galinha no rosto

Pés de galinha no rosto: quais são as causas e como tratar naturalmente

chá de ginkgo biloba

Como fazer chá de ginkgo biloba