em

Chá de coentro: benefícios e como fazer

Dê uma nova utilidade ao coentro, além de colocá-lo no tempero da comida. Conheça os benefícios dessa planta
chá de coentro
Crédito: Pixabay

Alguns tipos de ingredientes utilizados para fazer chá podem parecer estranhos, já que são normalmente usados como tempero para comida, como é o caso do chá de salsinha e o chá de coentro. Mas a verdade é que, além de emprestarem seu agradável sabor e aroma para os pratos, essas plantas possuem ótimos efeitos medicinais. Então, conheça agora o que o chá de coentro pode trazer de bom para a sua saúde e veja como fazer.

Benefícios do chá de coentro

chá de coentro benefícios
Crédito: Vegetarian Times

O nome científico do coentro é Coriandrum sativum, ele é originário da Europa e da Ásia e tem um sabor característico que não agrada a todo mundo. Porém, nem toda planta poderosa para a saúde é gostosa, como é o caso do boldo, por exemplo. Mas vale a pena tomar para obter seus efeitos positivos, que no caso do coentro são:

Anti-inflamatório

O chá feito das folhas ou das sementes do coentro pode ser ingerido para tratar inflamações de vários tipos, como de estômago, ouvido e garganta, além de poder ser aplicado na pele, como compressa, para tratar inflamações externas ou mesmo dores reumáticas e musculares.

Antioxidante

Assim como todas as plantas, o chá de coentro também tem ação antioxidante que ajuda a restaurar a saúde das células de todo o corpo quando elas são oxidadas pelo excesso de radicais livres. As células que sofrem com os danos dos radicais livres adoecem e acabam deixando o corpo mais suscetível a doenças inflamatórias, doenças crônicas e ao envelhecimento precoce.

 Ansiolítico

Tomar o chá de sementes de coentro ajuda a aliviar a ansiedade que dificulta em todas as atividades do dia a a dia e até para dormir. Lembrando que ele não deve substituir o tratamento médico para ansiedade, mas, se o médico recomendar, servir como um bom aliado nesse sentido.

Diurético

Tomar o chá de coentro também é uma boa forma de aliviar o inchaço do corpo de quem sofre com a retenção de líquidos ou quando exagerou na comida do fim de semana e está se sentido inchado. O chá deve ser consumido junto de uma alimentação leve e saudável, também mantendo uma prática diária de atividade física para obter o melhor desse efeito.

Anti-hipertensivo

Também por causa do efeito diurético mencionado acima, o chá feito do coentro ajuda a controlar a pressão arterial, o que é benéfico para quem sofre com pressão alta, colesterol alto e problemas cardíacos. Isso porque o excesso de sais que causam o inchaço no corpo também causam a elevação da pressão e, com o chá, eles são eliminados mais facilmente através da urina.

Emagrecedor

Para quem está empenhado em uma dieta de emagrecimento prescrita por nutricionista pode incluir o chá de coentro na rotina alimentar. Ele ajuda a reduzir o colesterol ruim preso nas paredes das artérias, o que facilita a circulação do sangue e, com isso, a absorção de nutrientes e eliminação das toxinas, efeitos muito úteis para quem deseja emagrecer com saúde.

Antidiabético

Para prevenir ou manter o diabetes sob controle o chá de coentro também é útil, pois atua como estimulante da produção de insulina, que é essencial para reduzir as taxas de glicose na corrente sanguínea.

Anticoncepcional

O chá de coentro não deve, jamais, ser usado como um método contraceptivo no lugar de qualquer outro recomendado na medicinal tradicional. Mas ele tem um efeito de impedir que o óvulo fecundado se fixe na parede do útero, o que faz com que ele tenha uma ação antifertilidade. Por isso ele não é recomendado até o terceiro mês de gestação, mas depois desse período, não é considerado abortivo.

Como preparar

O chá de coentro pode ser feito com as folhas ou com as sementes da planta, que se encontram facilmente no supermercado nas gôndolas dos temperos. As sementes já vêm separadas e você deve triturá-las para fazer o chá, obtendo um efeito mais concentrado.

Quando utilizar as sementes trituradas, a proporção é de 1 colher de chá para 1 xícara de água fervente. Misture as sementes na água, logo após triturá-las, deixe em infusão por alguns minutos, coe e beba a xícara toda, sem guardar para depois.

Para fazer o chá com as folhas, considere a mesma quantidade de folhas frescas picadas.

Como e quando tomar

Esse chá pode ser tomado uma vez ao dia ou algumas vezes por semana, sem problemas, pois assim ele também vai oferecer efeito preventivo contra muitos dos problemas mencionados. Essa planta não tem toxidade suficiente para ser considerada perigosa à saúde, mesmo assim não é necessário beber mais de uma vez ao dia para evitar o excesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Como passar esmalte sem borrar
receitas com coentro
10 Receitas com coentro