celular usado
Crédito: Freepik
em

Cuidado com celular usado: siga essas dicas antes de comprar

Não vá com sede ao pote! Tem muita gente mal-intencionada vendendo de tudo na internet

Publicidade

Um celular usado, em bom estado de funcionamento, pode ser um ótimo negócio. Se tiver pouco tempo de uso e for bem cuidado, melhor ainda, pois não está ultrapassado e o custo-benefício é bem maior do que comprar um novo. Mas, só se fazem bons negócios quando alguns cuidados são tomados antes da compra. Veja quais são:

Veja se o aparelho é homologado pela Anatel

A Anatel é a Agência Nacional de Telecomunicações. Todos os aparelhos devem ser registrados nela. Fazer essa verificação serve para evitar comprar um celular pirata, que vem com outros problemas: você não tem garantia de assistência técnica em caso de defeito, as peças originais podem ter sido trocadas e o aparelho pode estar com programas de roubo de informações.

Veja por que usar carregador falso no celular é perigoso!

Faça uma boa pesquisa de preços de celulares usados

Comprar um celular usado é o tipo de coisa que você precisa ter cautela. Não se afobe, pois a oportunidade certa vai aparecer. Pesquise com calma, durante alguns dias, em vários sites da sua confiança. Compare preços, veja se o modelo corresponde com o preço e negocie antes de fechar a compra.

Publicidade

Verifique o aparelho por fora

A estética nem sempre é o mais importante, mas ela pode dar indícios de como o celular foi tratado nos últimos tempos, se teve algum acidente grave, enfim. Se não puder ver o aparelho pessoalmente, peça fotos de alta qualidade para poder aproximar e verificar os detalhes.

Procure por quebrados, amassados, veja se a câmera parece inteira. Se puder ver o aparelho pessoalmente, melhor. Aí você pede para testar a câmera, a tela e as saídas de som.

Observe a bateria do celular usado

Essa é outra dica que funciona melhor quando você vai pessoalmente ver o aparelho. É importante verificar se a bateria não está estufada.

Publicidade

Mas à distância também é possível, pois o proprietário atual pode ter um aplicativo de ciclos da bateria e mandar uma foto das informações para você. No iPhone, o aparelho mesmo disponibiliza essas informações.

Veja também: 7 truques para a bateria do celular durar mais

Pesquise se o sistema operacional vai ser atualizado

Essa é uma dica importante. Pesquise na internet se o sistema operacional do celular que você está querendo comprar tem previsão de continuar sendo atualizado com o passar do tempo. Se o sistema for descontinuado em breve, melhor pegar outro aparelho, pois ele vai começar a ficar obsoleto ou com problemas de funcionamento.

Publicidade

Peça nota fiscal do celular usado

A nota fiscal garante que o celular não foi comprado de forma ilegal. Pessoas que compram tudo certinho sabem que é importante ter sempre a nota original de tudo, então, pode exigir. Com a nota em mãos você consegue cobertura de assistência técnica, se ainda estiver válida.

Veja também: Celulares que mais emitem radiação: veja quais evitar

E mais: Como tirar risco da tela do celular: 5 produtos úteis para usar em casa

Publicidade
Noz-moscada

Noz-moscada ajuda a aliviar labirintite: veja como usar

Caipirinha de limão com picolé

Caipirinha de limão com picolé: aprenda a fazer