causas da trombose
Crédito: Freepik
em

Quais as causas da trombose? Conheça os hábitos que deve evitar

Ter bons hábitos é fundamental para manter a saúde em dia, ainda mais quando a doença pode ficar mais séria

Maus hábitos também podem ser uma das causas da trombose, gerando muitos problemas para o paciente. Por isso é importante saber quais são eles e a melhor forma de evitá-los. Saiba também como é o tratamento da trombose, ficando por dentro de todo o processo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a trombose “ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região”. Se ele entrar na corrente sanguínea, pode dar origem à embolia, com risco de morte.

A trombose pode acontecer depois de se realizar um procedimento cirúrgico ortopédico, oncológico ou ginecológico. É mais comum em mulheres, porém os homens também podem desenvolver o problema. Afeta principalmente entre as idades de 20 a 40 anos de idade, tendo porém diversas causas.

Quais as causas

Além de poder acontecer depois de um procedimento cirúrgico, existem outras causas para que aconteça a trombose. Veja algumas delas a seguir.

Problemas circulatórios

Pessoas com problemas na circulação sanguínea têm maior probabilidade de formar coágulos. Eles podem acontecer tanto nas artérias quanto nas veias, oferecendo um grande risco para o paciente. O ideal é fazer um acompanhamento com um médico de confiança, a fim de resolver o problema ou conviver da melhor forma possível.

Viagens longas

Seja em vôos de longa duração ou em viagens rodoviárias, deve-se ter o cuidado de não ficar sem movimentar as pernas e braços por muito tempo. Isso pode acabar impulsionando a formação dos coágulos, caso a pessoa já tenha alguma tendência. Por isso, o ideal é levantar a cada hora, dando uma caminhada e alongando os membros. Pode também fazer movimentos circulares, enquanto aguarda a oportunidade.

Trabalhar sentado

Se ficar muito tempo sentado no escritório para trabalhar, da mesma forma que acontece em viagens, há uma grande chance de formar coágulos nos membros inferiores. Isso porque normalmente as cadeiras não são ergonômicas, prejudicando a circulação sanguínea. Dessa forma, é interessante também se levantar a cada hora e fazer exercícios com pés e mãos a cada 30 minutos.

Falta de atividade física

Não fazer nenhuma atividade física pode também levar a um quadro de trombose, pois prejudica a circulação sanguínea. Quando o corpo está sedentário, ele não conta com o benefício de ter um reforço na circulação por conta do fortalecimento da panturrilha, o segundo coração. Além disso, a falta do mesmo causa retenção de líquido, inchaço e tendência a varizes.

Uso de contraceptivos hormonais

Mulheres são a maior parte das vítimas da doença, muito por causa da necessidade do uso de contraceptivos hormonais. Sejam eles por via oral ou injetáveis, as alterações causadas no organismo podem ser uma das causas da trombose. Entre elas, as que possibilitam o desenvolvimento da doença, devendo sempre ser recomendado por um ginecologista de confiança.

Como tratar

Agora que você já conhece as causas da trombose, além de tentar evitar, é interessante que saiba como acontece o tratamento. O Ministério da Saúde indica uma ideia geral para isso, sempre guidada por um profissional competente.

Ele deve ter início imediato, visando três objetivos principais: “impedir o crescimento do coágulo sanguíneo, impedir que o coágulo sanguíneo avance para outras regiões do corpo e, assim, evitar possíveis complicações e reduzir as chances de recorrência da trombose”.

Para isso, utiliza-se anticoagulantes, que reduzem a possibilidade de formar os coágulos que obstruem veias e artérias e heparina, que trata também a embolia. Além desses medicamentos,  também se pode utilizar filtros na veia do abdome, fazendo com que os mesmos não se direcionem para outras partes do corpo.

costanza pascolato

Costanza Pascolato faz 80 anos e está ainda mais elegante

chá para baixar colesterol

4 Ótimas receitas de chá para baixar colesterol