ginástica laboral
Crédito: Freepik
em

O que é ginástica laboral: benefícios e exercícios

Se você não pratica ginástica laboral no trabalho, veja por que deveria começar, mesmo que por conta própria

A ginástica laboral consiste na prática de exercícios de alongamento feitos no ambiente de trabalho, para que as pessoas tenham uma melhor capacidade funcional durante o trabalho e previnam doenças.

Além dos alongamentos, são feitos também exercícios específicos para a prevenção de lesões que podem acontecer em cada tipo de trabalho, como por esforço repetitivo, e atividades recreativas com as equipes. Tudo isso supervisionado por um profissional habilitado.

Importância e benefícios da ginástica laboral

benefícios da ginástica laboral
Crédito: Unsplash

Cada vez mais as empresas compreendem a importância de ter colaboradores saudáveis e felizes para o aumento da produtividade.

Então, aderem a práticas que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários. Veja seus benefícios e compreenda por que é tão importante.

1. Redução de acidentes

Antes de haver essa prática em todos os segmentos, ocorriam muito mais casos de acidentes de trabalho causados por falta de equilíbrio, falta de força e falta de postura e falta de resistência física.

Também, mesmo os funcionários que trabalham carregando peso, acabavam pegando mais atestados e pedindo afastamentos para tratarem de inflamações causadas por esforço repetitivo, como no caso de quem fica digitando ou costurando por muitas horas.

Então, como ela estimula o sistema neuromotor através de seus exercícios, os colaboradores aprendem a como prevenir esses problemas de saúde.

2. Aumento da produtividade

O aumento da produtividade está relacionado ao maior bem-estar geral que os colaboradores sentem ao ter a ginástica laboral na rotina. Esse bem-estar se estabelece no seu corpo, pois deixa de ficar cansado tão rápido, na sua mente, pois faz pausas para descanso, e nos seus relacionamentos com os colegas, por conta das atividades em grupo.

3. Melhoria do clima organizacional

Como mencionado acima sobre o aumento da produtividade, as atividades realizadas entre equipes permitem uma maior aproximação com os colegas, momentos de descontração, e tudo isso faz com que o clima das relações dentro da empresa seja mais leve e agradável.

Tipos de ginástica laboral

três tipos de ginástica laboral
Crédito: Unsplash

Existem basicamente três tipos de ginástica laboral, considerando seus objetivos de prevenir ou de corrigir problemas relacionados à ergonomia no ambiente de trabalho.

1. Ginástica preparatória

Esse tipo de ginástica é feito no começo da jornada de trabalho de cada dia. Tem o objetivo de alongar e aquecer os músculos para as tarefas de cada trabalhador. Assim, ocorre o aumento da circulação e oxigenação do sangue, desperta a mente, os músculos, melhora a disposição e a concentração.

2. Ginástica de relaxamento

O tipo de relaxamento é feito ao final da jornada de trabalho de cada dia, promovendo o descanso dos músculos depois do expediente. São feitos alongamentos que evitam o acúmulo de ácido lático no organismo, prevenindo lesões.

3. Ginástica compensatória

Essa ginástica é feita durante o experiente, em pausas de até 20 minutos. A intenção é interromper a monotonia, compensar o esforço repetitivo, descansar, alongar e alertar para as posições corretas ao sentar, levantar, segurar peso e afins.

Melhores exercícios para fazer no trabalho

melhores exercícios ginástica laboral
Crédito: Unsplash

Mesmo quando o profissional responsável pela ginástica laboral não está presente, há exercícios bem simples de alongamento que os colaboradores podem fazer por conta própria, no começo, no meio e no fim do expediente.

1. Elevação dos membros inferiores

Para esse exercício, só precisa ficar de pé, com a coluna reta e os pés juntos. Pode segurar no encosto de uma cadeira ou na parede para ter mais equilíbrio. Então, deverá ficar na ponta dos pés durante 20 segundos, descansar e repetir mais 5 vezes esse movimento.

2. Elevação dos membros superiores

Logo depois do exercício anterior, na mesma posição, deve esticar os braços para frente, entrelaçar os dedos e elevar os braços esticados para cima da cabeça. Fique na posição por 20 segundos, volte-os para baixo, descanse e repita mais 5 vezes.

3. Rotação do tronco

Para esse exercício, ainda de pé, deve afastar um pouco as pernas, flexionar levemente os joelhos e girar o tronco para a direita e para a esquerda. Pode colocar as mãos na cintura para ter mais equilíbrio. Deve fazer esse movimento de forma constante, nem muito devagar nem muito rápido, contando 10 repetições para cada lado.

4. Alongamento do pescoço

De pé, com as pernas juntas e os braços relaxados para baixo, mantendo a coluna reta, gire o pescoço para um lado e para o outro, segurando alguns segundo de cada lado. Depois, fazer o mesmo, mas com o pescoço para baixo, tentando encostar o queixo no peito, e depois para cima, levando a cabeça para trás.

Principais Lesões por Esforços Repetitivos (L.E.R.)

lesões por esforço repetitivo
Crédito: Unsplash

As lesões por esforço repetitivos são chamadas de L.E.R., que é uma síndrome constituída por uma série de doenças. Essas doenças são:

  • Tendinite;
  • Tenossinovite;
  • Bursite;
  • Epicondilite;
  • Síndrome do túnel do carpo;
  • Dedo em gatilho;
  • Síndrome do desfiladeiro torácico;
  • Síndrome do pronador redondo;
  • Mialgias: problemas que afetam os músculos, nervos e tendões, especialmente ao longo dos braços, sobrecarregando o sistema musculoesquelético.

Cada doença tem suas particularidades, mas todas são causadas pelo excesso de tempo exercendo os mesmos movimentos, sem fazer a ginástica laboral nos três momentos: antes, durante e depois do trabalho.

Como resultado, causam inflamações nos músculos, tendões ou nervos, levando à redução da capacidade de movimentos e da produtividade no trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
sobre peeling capilar

O que é, para que serve e como fazer peeling capilar

melhores exercícios para aumentar o quadril

Melhores exercícios para aumentar o quadril