em

Calorias do abacate: tipos, benefícios e dicas

Você está pensando sobre as calorias do abacate? Descubra se abacate engorda ou emagrece
calorias do abacate
Crédito: Pexels

Sempre teve curiosidade de saber as calorias do abacate para comê-lo sem culpa, certo? O abacate é cheio de benefícios, entre eles, ajuda a diminuir o risco de doenças do coração, pois reduz o colesterol. Além disso, possui antioxidantes, potássio e luteína.

Dá uma maior sensação de saciedade, deixando a pele e os olhos jovens por mais tempo, entre inúmeros outros benefícios que te deixarão com vontade de testar novas receitas com essa delícia. Sua safra se dá entre abril e maio, mas tem produção durante todo o ano.

Quantas calorias têm 100 gramas de abacate?

Que o abacate é um alimento super saudável, não há dúvidas. Classificado como superalimento, ele tem sido alvo de diversas discussões acerca da sua utilização em dietas, dada a quantidade de calorias do abacate.

E quantas calorias tem um abacate, em 100 gramas? A resposta é: depende. Para contar as calorias do abacate, é preciso saber de qual espécie ele é. Cada tipo de abacate apresenta uma percentagem calórica diferente, como você pode observar na lista abaixo:

  • Abacate manteiga: sabe aquele abacate mais compridinho na ponta, super doce e mais firme? É o abacate manteiga. Cada 100 gramas dele equivale a 166 calorias, sendo o mais calórico de todos (e o mais utilizado no Brasil);
  • Abacate margarida: que tal provar o abacate margarida, que cada porção de 100 gramas tem apenas 45 calorias? É rico em fibras, tem gordura de qualidade, muitas vitaminas e baixa caloria;
  • Abacate geada: esse tipo de abacate está entre os dois anteriores, contendo 91 calorias a cada 100 gramas;
  • Abacate fortuna: a cada 100 gramas são apenas 67 calorias, tendo um diferencial – ele contém muito mais potássio, chegando a 485 mg por porção, mais do que a banana;
  • Hass ou avocado: menor e mais escuro do que os convencionais, esse tipo de abacate é mais rico em gorduras, sendo assim sua polpa mais cremosa, onde 100 gramas têm 176 calorias.

Bem tranquilo para consumir, não é mesmo? Lembre que um copo de leite contém cerca de 150 calorias, para efeitos de comparação.

Informação nutricional

calorias do abacate 100g
Crédito: Unsplash

Agora que você já sabe as calorias do abacate e que ele pode ser incluído sem culpa na sua dieta, sabendo escolher qual o tipo, que tal se admirar com sua informação nutricional?

Sabe aqueles 100 gramas de abacate? Eles têm 18 gramas de gordura boa, rico em ômegas 3 e 6, têm também 2,31 gramas de proteínas e 16 gramas de ácido graxo.

É composto ainda por 11 mg de cálcio, 42 mg de fósforo, 1,16 mg de ferro, 634 mg de potássio e 12 mg de sódio.

Entre as vitaminas, são encontrados 0,11 mg de tiamina, 0,12 de riboflavina, 1,91 mg de niacina, 8,09 de vitamina C, além de 612 microgramas de vitamina A.

Da ingestão diária recomendada, 100 gramas de abacate são capazes de suprir 26% da vitamina K, 20% do folato, 10% da vitamina E, 14% do ácido pantotênico, 13% da vitamina B6, 9% do cobre, 7% do magnésio e manganês e 4% do zinco.

Um superalimento, de fato. Por isso muitas dietas recomendam a ingestão de abacate, apesar de que outras o proíbem. Então, abacate pode ser utilizado em dietas?

Abacate engorda ou emagrece?

Afinal de contas, o abacate engorda ou emagrece? A resposta é: depende do consumo.

O abacate por si só, ajuda a saciar a fome e a fornecer energia de qualidade para o organismo. Porém, se for misturado com leite, açúcar e outros ingredientes, pode se tornar calórico.

A gordura boa, proveniente de alimentos naturais, como as oleaginosas, faz muito bem para sua saúde, ao contrário das farinhas, dos refinados, arrozes e óleos industrializados.

Além disso, não somente o seu corpo, mas principalmente seu cérebro e sistema endócrino precisam de gordura para se nutrir. Por isso, o abacate pode trazer diversos benefícios para sua saúde:

  • Reduz inflamações;
  • Previne o diabetes;
  • Combate o colesterol ruim;
  • Regula o cortisol;
  • Deixa a pele e os cabelos mais saudáveis;
  • Aumenta o HDL;
  • Auxilia na absorção de nutrientes;
  • Garante uma maior saciedade, por mais tempo.

Assim, se consumido junto a uma dieta pobre em carboidratos, as calorias do abacate irão ajudar seu corpo a emagrecer de forma saudável. Porém, se consumido em forma de vitaminas adoçadas com açúcar e outros, poderá colaborar para o aumento do seu peso.

Dicas para consumir abacate

A melhor forma para consumi-lo é puro, pois algumas misturas podem aumentar as calorias do abacate. Se for tentar receitas, lembre-se de não ingerir carboidratos ao mesmo tempo que o abacate – isso se seu objetivo for emagrecer.

Veja algumas formas populares de consumo do abacate e suas respectivas calorias:

  • Suco de abacate: feito com a polpa do abacate e água gelada ou até mesmo gelo, o suco de abacate tem somente 70 calorias por copo – se não for adoçado.
  • Vitamina de abacate: se feito com leite e açúcar, tem 231 calorias, porém se você optar por algum adoçante de qualidade e leite desnatado, passa a ter 154 calorias por copo.
  • Abacate com açúcar e limão: com sabor de infância, essa forma de consumir abacate é tradicionalmente brasileira, sendo bastante calórica. Se você comer meio abacate, com 2 colheres de açúcar e gotas de limão, serão 422 calorias!
  • Abacate com açúcar e leite em pó: variação da primeira receita, ela tem um total de 522 calorias por apenas meio abacate.
  • Guacamole: essa mistura de abacate com limão, cebola, pimenta e sal é uma delícia e tem 57 calorias a cada colher de sopa. Se for consumido com as tortillas, passa para 299.
  • Sorvete de abacate: o sorvete de abacate tradicional tem 110 calorias a cada 60 gramas e o light, tem 92 calorias.

Para fazer a melhor escolha no supermercado, veja o vídeo e saiba como escolher abacate:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

amadurecer abacate
Como amadurecer abacate mais rápido
torta de banana
Torta de banana: 25 Receitas deliciosas que vão lhe fazer sair da linha