caldo de mocotó
Crédito: Pixabay
em

AmeiAmei

Receitas de caldo de mocotó

Essa receita é rica em nutrientes, sacia a fome e reconforta. Veja como preparar o mocotó para o caldo

O mocotó é como são chamadas as partes das patas e extremidades bovinas utilizadas para fazer diversas receitas, como a geleia de mocotó e a mais famosa delas, o caldo de mocotó. Se nunca comeu e tem vontade de experimentar, existem algumas versões da receita que pode escolher para fazer em casa. Confira a seguir.

Como fazer caldo de mocotó: 8 receitas

A base das receitas é só o mocotó bem temperado com cebola, alho, sal, pimenta e cheiro-verde. Depois, cada um adiciona os ingredientes que preferir, como feijão branco, batatas ou dobradinha. Veja todas essas opções de caldo de mocotó.

1. Receita tradicional

receita caldo de mocotó tradicional
Crédito: Gostou? Curte Aí!

A receita chamada de tradicional é como essa, que leva apenas o mocotó e os temperos, mais nada. Então se quiser uma versão raiz, com gosto de antigamente, é essa que deve experimentar. Os temperos são cebola, colorau, alho com e sem tempero caseiro, caldo de galinha ou de costela e, se quiser, o amido de milho para que o caldo engrosse mais rápido.

2. Com temperos verdes

receita caldo de mocotó verde
Crédito: Tudo Gostoso

Em comum com a receita anterior, essa tem o mocotó, a cebola e o alho, basicamente. Nessa versão se usa extrato de tomate, malagueta e o sabor especial dos temperos verdes, que são salsinha, coentros e hortelã, para refrescar.

3. Com mandioca

receita caldo de mocotó mandioca
Crédito: Tudo Gostoso

Se não sabe com o que pode servir o mocotó, a mandioca é uma ótima combinação, além de ser um prato para encher o corpo de energia. Use pimentão, noz-moscada, orégano, coentro, alecrim, caldo de limão, hortelã-pimenta, louro, malaguetas e cheiro-verde.

4. Com feijão branco

receita caldo de mocotó feijão
Crédito: Tudo Receitas

Uma segunda opção de acompanhamento para esse prato é o feijão branco. Na verdade não é acompanhamento porque o feijão entra no caldo e ajuda a deixá-lo mais consistente. Essa receita também leva bacon, salsão, cenoura, extrato de tomate, caldo de legumes, salsinha, cebola, pimenta, louro e azeite.

5. Sopa de mocotó

receita caldo de mocotó sopa
Crédito: Laylita

Esse é o mesmo caldo, mas chamado de sopa em algumas partes da América Latina. Os ingredientes diferenciais das outras receitas aqui são cebola roxa, cominhos em pó, urucum, manteiga de amendoim e cebolinha. Também leva mandioca e pode servir com molho picante.

6. Bacon e calabresa

receita caldo de mocotó calabresa
Crédito: Três em Casa

Quem gosta dos sabores defumados, essa receita com bacon e calabresa vai satisfazer. Também leva cenoura, pimentão, tomate, alho, feijão branco, louro, sal e pimenta. Fica muito bom combinado com arroz branco e uma farofa caseira, quentinha.

7. Com farofa

receita caldo de mocotó farofa
Crédito: Nhac GNT

Nessa receita é feito o caldo, também o bucho, que alguns chamam de dobradinha, que é o estômago do boi. Depois, com um pouco do caldo de cada prato se faz uma farofa para servir como acompanhamento.

8. Com batatas

fazer caldo de mocotó batata
Crédito: Mara Caprio

Você também pode colocar batatas picadinhas no caldo porque ajudam a dar uma boa consistência. Os tomates deixam o caldo mais vermelhinho e acrescentam bastante sabor, assim como o cheiro verde e a pimenta-de-cheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

chá de canela

Chá de canela: benefícios, receitas e contraindicações

acessórios para cabelo

Acessórios para cabelo: ideias para complementar o look