em

Benefícios da cagaita

Aprenda a fazer um delicioso doce com essa fruta do Cerrado
cagaita
Crédito: Wikimedia Commons

A cagaita é a fruta da árvore cagaiteira, nativa do Cerrado brasileiro e da mesma família da goiaba, jabuticaba e do araçá. Seu nome científico é Eugenia dysenterica e ela pode ser utilizada para muitas receitas, como bolos, sucos, sobremesas e os doces típicos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Bahia e Piauí. Essa fruta também é muito nutritiva, então pode adicionar uma pequena porção na sua rotina alimentar.

Benefícios para a saúde

beneficios da cagaita
Crédito: Viveiro Ciprest

Para quem gosta de ter bons hábitos alimentares, essa fruta é uma ótima opção para o cardápio diário, pois tem poucas calorias: menos de 30 a cada 100 gramas de fruta. Junto com esse benefício há vários outros graças às propriedades nutricionais da planta toda.

Ação diurética

Esse efeito ajuda a eliminar o excesso de líquidos retidos no corpo, reduzindo o inchaço e o mal estar. Pode ser comendo a fruta inteira ou o chá de duas folhas.

Fortalece o sistema imunológico

Ela possui vitaminas A, C e E que são necessárias para fortalecer a imunidade. Quando elas estão em quantidade equilibrada no organismo, fica mais fácil prevenir doenças, inflamações e infecções.

Protege o sistema cardiovascular

A proteção que ela oferece para o sistema cardiovascular é em relação aos seus ácidos graxos poli-insaturados, linoleico e linolênico. Eles são gorduras boas que protegem as artérias, prevenindo a formação de placas de gordura ruim, o chamado colesterol alto. Assim ajuda a prevenir doenças como pressão alta e aterosclerose, que é o enrijecimento das artérias.

Efeito antioxidante

Esse efeito é essencial para a saúde das células do corpo todo, pois assim elas ficam protegidas do ataque dos radicais livres que as oxidam e matam. Quando as células estão saudáveis, previnem-se doenças crônicas, inflamações e a formação de tumores.

Propriedades nutricionais

Em cada fruta contém 90% de água. Os restantes 10% são divididos entre carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais. Entre eles estão as vitaminas A, C e do complexo B, ferro, fósforo, sódio, cálcio, além das fibras e dos ácidos graxos. É uma fruta bem completa.

Como consumir

Com essa frutinha suculenta e levemente ácida é possível fazer suco, vitamina, bolo, sorvete, pudim, geleia, doce de corte e muitas outras sobremesas. Uma boa forma de consumir sem medo de fazer mal é extraindo a polpa de uma grande quantidade de fruta e armazenar em porções no congelador. Ela fica boa, com o sabor preservado, por até um ano.

As folhas da cagaiteira podem ser usadas para fazer chá ou compressa e também é possível extrair o óleo essencial para usar como antifúngico na pele.

Contraindicações e cuidados a ter

Os dois principais cuidados que deve ter ao consumir a cagaita são não deixá-la exposta ao sol nem comer demais. O resultado dessa combinação é uma bela dor de barriga. Se por acaso acontecer, um chá com as folhas da fruta ajuda a resolver.

Receita com cagaita

Se você tiver uma baciada de cagaitas em casa e não quiser deixar apodrecer, além da ideia de congelar a polpa, aproveite para fazer uma grande panela de geleia e usar o mês inteiro para pães, bolos, bolachas e sobremesas em geral. Veja essa receita tradicional:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
molho madeira
Como fazer molho madeira de 6 formas deliciosas
melhores receitas de sururu
7 Receitas de sururu