em

Cachorro pode comer melão? Veja quais frutas pode dar ao seu cão

Nem só de ração vive um cãozinho. Esses animais gostam de frutas, então veja quais são as melhores para oferecer.
cachorro pode comer melão
Crédito: Freepik

Nem todo mundo alimenta seus cães apenas com ração, embora esse seja o alimento mais recomendado. Há quem dê carnes, arroz, macarrão e também frutas, como o melão. Mas será que cachorro pode comer melão? E quais outras frutas não fazem mal ao pet? Descubra agora e alimente o seu bichinho sem medo de deixá-lo doente.

Afinal, cachorro pode comer melão?

cachorro pode comer melão sim ou não
Crédito: Freepik

Assim como para os humanos, as frutas são boas fontes de fibras, vitaminas e minerais para os cães. Mas nem todas são recomendadas ou pelo menos não partes delas, como cascas e sementes, que podem ser tóxicas.

Para responder a questão principal, se cachorro pode comer melão, a resposta é sim. O consumo do melão pelos cães é benéfico porque é uma fonte de hidratação, de vitaminas, também de betacaroteno, uma substância protetora das células e boa para a visão.

Além disso é uma fruta protetora conta doenças degenerativas, que podem ocorrer nos cães idosos. As fibras e o ácido fólico do melão contribuem pra uma boa digestão, sendo esse mais um benefício.

Cuidados a ter na hora de dar melão ao seu cão

Mesmo sendo uma fruta interessante à saúde, o cachorro pode comer melão se for sem casca e sem sementes. Tenha esse cuidado na hora de oferecer.

Outro cuidado é para que não dê melão demais. A quantidade ideal deve ser recomendada pelo veterinário, pois vai depender do porte do cão e das necessidades nutricionais dele. O organismo do seu animal também precisa receber alimento variado e em equilíbrio para que ele se mantenha saudável.

Outras frutas indicadas para cachorros

quais frutas dar para cachorro
Crédito: Pixabay

Não é apenas o melão que pode ser dado aos cachorros. Outras frutas também são seguras, mas mantendo o cuidado com as cascas mais duras e as sementes, pois há o risco de intoxicação ou mesmo de desconforto intestinal.

1. Maçã

É muito comum que os cães gostem de maçã. Mas lembre-se que essa é uma fruta doce e é preciso cuidar para não dar a ele uma dose elevada de glicose. Uma vez por semana é o suficiente. Se for um cão pequeno, apenas meia maçã basta.

Mas fora o fator da glicose, a maçã é benéfica porque oferece ao cão os seus antioxidantes protetores das células, as fibras e o poderoso efeito da vitamina C em fortalecer o sistema imunológico.

2. Pera

Outra fruta que pode oferecer ao seu amigo de quatro patas é a pera. Docinha, molinha, suculenta e rica em nutrientes, como vitaminas A e C e também fibras. Apenas, assim como para todas as frutas, dê pequenas porções, sem as sementes e o cabinho.

Por causa de uma substância chamada cianeto, as sementes podem causar intoxicação. Mas nesse caso a casca pode ser oferecida sem problema. Lembre-se de lavar bem a fruta e então o cão poderá comer tranquilamente.

3. Mirtilo

Essa fruta é um bom complemento na dieta do cão, sempre com equilíbrio. Pelo fato de ser uma frutinha pequena, a tendência é que você dê em quantidade maior, mas não se engane com isso. É uma fruta muito poderosa e não pode ser ingerida por ele em excesso.

Na quantidade equilibrada, o mirtilo auxilia na prevenção e no tratamento de doenças cardíacas, de certos tipos de câncer e de problemas urinários.

4. Melancia

Assim como o melão, a melancia vai ajudar na hidratação do cão, também fornecendo o licopeno, uma substância que auxilia na prevenção de doenças de pele e doenças cardiovasculares. Também é uma boa fonte de vitaminas A, B e C e muitos outros nutrientes.

Seu cão vai gostar de uma fatia de melancia especialmente no verão, pois é muito refrescante. Mas dê a ele sem casca e sem semente, pois sabe que se deixar ele come tudo e é melhor evitar essas partes.

5. Banana

Essa é uma fruta mais seca, porém bem macia, então cães de todas as idades podem gostar de comer. Ao oferecer a banana para o cachorro, tire a casca e dê em pequenas partes. Como alguns cães são muito afobados, podem colocá-la inteira na boca e acabarem engasgado.

Tomando esse cuidado, deixe seu cão usufruir dos benefícios da banana que são as fibras, as vitaminas, o potássio e outros nutrientes. Apenas tenha o mesmo cuidado de verificar com o veterinário qual a quantidade recomendada para o seu cão, seja pelo porte dele ou por causa das necessidades nutricionais.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
guardar roupas de inverno
Como guardar roupas de inverno no armário?
tipos de melão
6 Tipos de melão: aprenda a escolher os melhores