em

Qual o ideal para adotar como animal de estimação: cachorro ou gato?

Conheça os costumes desses animais e avalie as vantagens e desvantagens entre ter cachorro ou gato.
cachorro ou gato
Créditos: Pixabay

Os cães e os gatos são os animais domésticos mais comuns de se encontrar no Brasil, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas quando consideram em adotar um, principalmente as que nunca os tiveram. Sendo cachorro ou gato, serão ótimas companhias para você e toda a sua família, mas ambos requerem cuidados, paciência e investimento financeiro.

Antes de tudo, avalie bem os comportamentos e cuidados que esses animais requerem. Baseie sua decisão a partir disso e de como funciona a sua rotina.

Vantagens e desvantagens do gato

cachorro ou gato vantagens gato
Créditos: Purina

Veja alguns costumes dos gatos e os cuidados necessários para ter um bichano. Assim, avalie se  todos os tópicos, se os considera como prós ou como contras.

Independentes

Os gatos são animais muito independentes. Se você é uma pessoa muito ocupada, isso com certeza é um ponto positivo, pois eles não necessitam tantos cuidados e atenção como os cães.

Carinhosos

Os bichanos podem ser extremamente carinhosos e estão sempre atentos ao seu comportamento. Depois de um dia difícil, é comum que o seu gatinho vá se esfregar em você e lhe dar carinho, alegrando o seu dia. Aproveite esse momento, pois logo voltam para a sua independência.

Alimentação

Os gatos não comem em grandes quantidades e costumam comer apenas o necessário. Devido a isso, os gastos com os felinos podem ser um pouco mais acessíveis.

Autohigienização e doenças

Os gatos têm o hábito de se limparem com constância e por isso necessitam tomar banhos com menos frequência que o cães. Levá-lo para tomar banho a cada 2 ou 3 meses já é o suficiente, e isso também colabora para que tenham menos problemas de saúde.

Caçadores natos

Os felinos são caçadores natos e vão espantar todos os insetos indesejados da sua casa.

Arranhões

cachorro ou gato arranha
Créditos: Imper

Apesar de serem muito carinhosos, os gatos têm esse hábito de arranhar sofás e estofados. Uma possível solução é ter em casa os arranhadores para gatos. Assim eles afiam as suas unhas em outro lugar que não seja um sofá querido ou uma das almofadas que você ganhou da sua sogra.

Alergias e pelos

É muito comum encontrar pessoas alérgicas aos gatos. Isso se dá devido aos componentes em suas salivas, que são transferidas para os seus pelos. Os pelos do felino se espalham facilmente por todos os lados da casa, e uma ótima solução é escovar o seu gato diariamente, diminuindo a quantidade dos fios caídos. Para os alérgicos, recomenda-se que lavem as mãos após acariciá-los ou, em caso de uma alergia mais grave, que não tenham um gato.

Xixi e aprendizagem

Os gatos também têm costume de marcar território, por isso podem fazer xixi por toda parte. Porém, aprendem muito rápido e são extremamente inteligentes. Basta ter paciência e ensiná-lo a fazer suas necessidades na caixinha de areia.

Redes de proteção

Como bons alpinistas, os gatos escalam por toda a casa. Por isso, caso você viva em apartamento, deve-se manter as janelas fechadas ou instalar as redes de proteção para que seu bichano não corra nenhum risco.

Vantagens e desvantagens do cachorro

cachorro ou gato vantagens cachorro
Créditos: Portal Melhores Amigos

Ainda não tem uma posição entre cachorro ou gato? Sem problemas! Veja alguns costumes dos cachorros e os cuidados que eles requerem para que você possa avaliar os prós e os contras.

Dependentes

Os cães são mais dependentes que os gatos. Eles precisam da sua atenção e do seu carinho Também precisam que você coloque comida com mais frequência, que leve-os para passear, entre outras coisas básicas. Se você não tiver tempo de sobra durante o seu dia a dia, não é recomendado que você tenha um cão, podendo prejudicar a saúde física e psicológica dele.

Carinhoso

Os cães são muito carinhosos e são muito sensíveis aos sentimentos dos donos. Após um dia difícil, ele estará sempre lá lhe enchendo de lambidas e carinho para lhe alegrar. Como sua fama já diz, é o melhor amigo do homem. É um amigo fiel e lhe acompanha em todos os momentos, sejam bons ou ruins.

Exercício físico

Ter cães requer tempo para levá-lo para passear e se exercitar, o que pode ser um incentivo para que você também comece a praticar exercício físico, e muito bem acompanhado.

Alimentação

Os cães dão mais trabalho nesse quesito. Dependendo da raça, podem comer em maior quantidade que os gatos, resultando também em um maior gasto financeiro. Além disso, os cachorros não comem somente o necessário, já que muitas vezes comem por gula.

Higienização e doenças

A higienização dos cães não é feita por eles mesmos. E como são muito aventureiros e adoram uma poça de lama, tendem a se sujarem mais. Por esse e por outros motivos precisam tomar banho com mais frequência, o que pode necessitar um investimento financeiro maior por parte do dono. Também por estarem sempre ativos e se aventurando, estão mais propícios a contraírem doenças.

Roer coisas

cachorro ou gato roer
Créditos: Pixabay

Esses animais também precisam afiar os dentes em algum lugar. Assim como os gatos, também podem preferir o seu sofá, seus sapatos e outros objetos. Para lidar com isso é simples: compre ossos para que eles possam afiar os dentinhos e os ensine desde cedo a não roerem as demais coisas pela casa.

Xixi e aprendizagem

Os cães também não nascem domesticados. Seguem os seus instintos e marcam território por todos os lados. Apesar de aprenderem rápido, levam pouco mais tempo do que os gatos. Tenha paciência para ensiná-los.

Alergias e pelos

Assim como os gatos, os cães também soltam muitos pelos. Você também pode melhorar esse aspecto penteando-os diariamente. Eles adoram. As pessoas alérgicas também podem lavar as mãos com mais frequência e, sendo cachorro ou gato, manter as portas do quarto fechadas para que os pelos não entrem em contato com o travesseiro e a roupa de cama.

Qual o melhor? Cachorro ou gato?

cachorro ou gato melhor
Créditos: VIX

Só você pode responder a essa pergunta. Pesquise com atenção os comportamentos e cuidados que o cachorro ou gato tem e exige. Assim, tire as suas próprias conclusões, considerando a sua disponibilidade de tempo, sua condição financeira e esteja atento às alergias que as demais pessoas que vivem com você possam ter a esses animais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

cuidados com a tatuagem
9 Cuidados com a tatuagem: evite danos, infecções e inflamações
o que é como tratar caxumba
O que é, quais os sintomas e qual o tratamento da caxumba?