dar banho em cachorro
Crédito: Pixabay
em

Como dar banho em cachorro em casa sem machucar o pet?

Dar banho em cachorro em casa não é tão simples, mas é necessário para evitar doenças, feridas e coceiras.

Quem tem um cão de estimação em casa sabe da necessidade de dar banho em cachorro para mantê-lo limpo e cheiroso. Isso é fundamental, principalmente o animal fica dentro de casa, divide a cama com os donos ou mora em apartamento.

A higiene é necessária não só por uma questão estética, mas também para evitar proliferação de doenças e de pestes. Cães de pelos longos, em especial, podem sofrer de feridas na pele caso não tomem banhos frequentes e não sejam escovados.

Como dar banho em cachorro em casa: passo a passo

É importante saber o modo apropriado de higienizar os cães em casa, principalmente os filhotes, que são mais sensíveis, e aqueles que não são muito fãs de água, o que é muito comum. Jamais use produtos de limpeza que não foram desenvolvidos para animais, como xampus para pessoas, sabonetes, detergentes e sabão em pó.

Os bichinhos precisam de cuidados e produtos específicos para cada tipo de pelo. Eles têm a pele sensível, podendo desenvolver alergias e infecções se expostos a químicos inadequados. Você pode encontrar os produtos adequados em pet shops e até mesmo em supermercados e agropecuárias. Veja como dar banho em cachorro em casa do melhor jeito.

Onde dar banho

Primeiramente, procure o lugar mais adequado para banhar seu bichinho. Se ele for pequeno, é possível dar banho em pias e tanques no quintal. Se ele for grande, o chuveiro do banheiro é a melhor escolha.

Outra opção é comprar banheiras e estações de banho apropriadas para cachorros, que estão à venda em pet shops. Elas facilitam o trabalho e são vendidas em diferentes tamanhos.

Temperatura da água

A água deve estar morna para não agredir a pele do cão ou causar-lhe resfriados. Os animais são sensíveis, e banhos em água gelada podem fazer mal a sua saúde. Evite banho no quintal com mangueira por esse motivo.

Escolha os horários mais quentes do dia para o banho do seu pet e evite os dias frios. No outono ou no inverno, é bom dar banho em cachorro em ambientes fechados.

Como lavar o pet

Comece molhando o animal completamente, exceto na cabeça, e aplicando o xampu do pescoço à cauda. Massageie levemente todo o pelo e lave com cautela as patas, entre os dedos e virilha, genitália e dobras. Para lavar a cabeça, utilize um pano molhado com água e xampu, tomando muito cuidado com os olhos.

Faça um enxague completo, com atenção redobrada às áreas que acumulam sabão, como virilha, pescoço, axilas e dedos. Você pode repetir todo o processo do xampu e finalizar com um condicionador para dar brilho e hidratar os pelos.

Secando o cão

Depois de dar banho em cachorro, use uma toalha macia e reservada apenas para isso e esfregue bem todo o pelo, com cuidado para não machucar.

Esfregue contra o crescimento da pelagem da cabeça à cauda, e se o animal permitir, utilize o secador de cabelos para uma finalização completa, com jato de ar morno, no sentido do crescimento do fio, e termine escovando. Depois do banho, mantenha seu bichinho longe de vento enquanto seca. Isso evitará resfriados.

Depois de dar banho em cachorro em casa, preste atenção se ele não apresenta coceiras ou manchas na pele, que podem indicar uma alergia aos produtos usados. Caso isso ocorra, busque um veterinário para saber como proceder.

Cães com dobrinhas na pele, como o Pug, precisam de alguns cuidados específicos, como secar cada ruga para evitar formação de fungos.

A importância da escovação

escovar pelo do cachorro
Crédito: Pixabay

Escovar os pelos faz parte da limpeza básica de qualquer pet. O processo ajuda a eliminar os pelos soltos, o que diminui a sujeira na casa, além de evitar a formação de nós e emaranhados, que podem provocar feridas e coceiras no cão.

A frequência de escovação varia de acordo com a pelagem. Cães de pelagem mais densa e longa devem ser escovados entre duas e três vezes na semana, enquanto cães de pelo curto e duro podem ser escovados semanalmente.

Como dar banho em filhotes

Se o seu pet é um filhote, saiba que o cuidado ao dar banho em cachorro em casa deve ser redobrado. Os filhotes de cães são muito sensíveis, e até certa idade, não podem ser molhados.

O primeiro banho deve ser entre 45 dias e 12 semanas de vida. Entretanto, é recomendável que se procure um veterinário e pergunte qual a melhor hora de começar os banhos. Geralmente é depois de ministradas todas as vacinas que os filhotes devem tomar.

Antes desse período, você pode higienizá-lo com uma esponja, paninho ou lenço umedecido, nunca em água. O procedimento de banho não muda: deve-se usar água morna, xampu especial para filhotes e fazer tudo com calma e cautela.

É nesse momento que você pode aproveitar para criar laços com seu animalzinho para que o ato de tornar banho seja divertido e não estressante. Assim ele crescerá sendo amigo do banho e tudo ficará mais fácil nos próximos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
como fazer uma boa moqueca capixaba

Receita de moqueca capixaba: saiba como fazer esse prato tradicional

função da tireoide

Qual a função da tireoide e o que faz essa glândula tão importante?