em

8 Melhores brincadeiras para festa do pijama

Sob a supervisão de um adulto, as brincadeiras para festa do pijama divertem os pequenos por horas.
brincadeiras para festa do pijama
Crédito: Unsplash

Toda criança adora chamar os amiguinhos para dormir em casa ou passar a noite fora com muitas brincadeiras para festa do pijama. Segundo especialistas, esse tipo de atividade ajuda na construção da autoestima e confiança, além de estreitar os laços com os colegas e fortalecer a importância da amizade.

Sob a supervisão de um adulto, esse será um momento muito especial para seus filhos, mas é preciso pensar em atividades para entreter as crianças e fugir do tédio. Veja quais são as mais divertidas.

8 Ideias divertidas de brincadeiras para festa do pijama

Para manter a criançada ativa e garantir que a noite do pijama seja um sucesso, saiba quais brincadeiras podem entretê-los e ainda trabalhar coisas como coordenação motora, colaboração nas tarefas e raciocínio rápido.

1. Oficina de culinária

Vai fazer um pouco de sujeira, mas é uma ótima forma de ensinar a importância da cooperação nas tarefas da casa. Uma criança pode bater a massa do bolo, enquanto outra decora o prato, outra lava a louça e assim por diante.

Nesse caso, o ideal é que um adulto supervisione tudo e não permita que as crianças tenham contato com facas e fogo. Pratos simples, como brigadeiro, cupcakes, sanduíches e pizza com certeza vão agradar e fazer os pequenos se sentirem mini chefs.

2. Twister

twister - omo
Crédito: Omo

Essa brincadeira é divertidíssima e trabalha o equilíbrio, coordenação motora e noção espacial. Dá para comprar o jogo pronto ou fazer em casa, seguindo esse passo a passo.

Materiais

  • Papel cartão: 4 cores diferentes;
  • Tesoura;
  • Fita crepe;
  • Lápis;
  • Pratinho de bolo;
  • Ponteiro.

Modo de preparo

1. Use o pratinho de bolo para desenhar entre quatro e seis círculos em cada papel cartão;

2. Corte os círculos com a tesoura;

3. Prenda os círculos no chão com a fita crepe, seguindo a imagem acima.

4. Com o que sobrou do papel cartão, desenhe outro círculo e corte.

5. Divida o círculo em 16 partes com um lápis.

6. Em cada porção, escreva uma cor e a indicação de “mão direita”, “mão esquerda”, “pé direito” e “pé esquerdo”, conforme a imagem.

7. Fure o meio com a tesoura e coloque um ponteiro para girar

Em cada rodada, cada criança deve girar a roleta e cumprir o desafio. Por exemplo, se sair pé direito na cor azul ela deve por esse pé no círculo azul no chão, e assim por diante. Quem aguentar até o fim sem cair ou tirar a mão e o pé ganha.

3. Mímica

Brincadeiras para festa do pijama que envolvem adivinhações são muito populares, e a mímica é uma das mais simples. As crianças devem entrar em acordo sobre o tema (como filmes, desenhos, animais, etc) e uma delas vai ao meio tentar reproduzir o que pensou.

O mais legal é fugir do óbvio para tornar o jogo mais desafiador. Quem adivinhar primeiro será o próximo, e assim por diante.

4. Adivinhação por desenhos

Outra forma de brincar de adivinhação é através de desenhos, e para tornar o jogo mais interessante você pode colocar um cronômetro para que as crianças adivinhem dentro de determinado período de tempo.

Nesse caso, ofereça uma lousa ou cartolina para os pequenos desenharem. O desenho não pode ser óbvio – por exemplo, se a criança escolheu o homem aranha pode desenhar uma pessoa pulando de uma prédio para outro ou sendo picada. Isso deixará a brincadeira mais difícil e divertida.

5. Stop

STOP - mãe com prosa
Crédito; Mãe com Prosa

Folclórica e popular, o Stop (também chamado de Adedanha) é simples e exige raciocínio rápido, além de um bom repertório em questões como cinema, programas de TV, carros, animais e cores.

As crianças devem decidir quais categorias incluir (pode ser até 10) e desenhar uma tabela em uma folha de papel, com as categorias no topo. Em seguida, cada uma escolhe um número e conta quanto deu a soma. O resultado corresponde a uma letra no alfabeto. Por exemplo, 10 corresponde a J.

A partir daí cada criança escreve palavras com J em cada categoria, como Jipe em “Carros”, Jaca em “Frutas” e Jumanji em “Filmes”. Cada palavra inédita vale 10, e repetidas valem 5. Ao fim do jogo, quem fizer mais pontos ganha.

6. Ninja

Esse jogo é para fazer as crianças se sentirem verdadeiros espiões! Em um corredor, prenda cordas ou barbantes de um canto para outro para criar obstáculos, que os pequenos terão que atravessar se arrastando no chão, pulando ou desviando com muito cuidado para não encostar em nada.

7. Dança das cadeiras

Entre as brincadeiras para festa do pijama mais clássicas, a dança das cadeiras gera boas gargalhadas e muita estratégia para não ficar de fora.

Se 10 crianças participarem, você separa nove cadeiras. Se forem oito crianças, separe sete cadeiras, e assim por diante, sempre dispondo uma cadeira a menos. Os pequenos devem girar em torno das cadeiras ao som de uma música, e quando ela parar todos devem tentar se sentar.

Quem perder sai e leva uma cadeira junto, até que sobrem apenas duas crianças e uma cadeira.

8. Gato-mia

Com as luzes apagadas, uma criança deve esperar enquanto as outras correm para se esconderem. Uma delas deve dizer “miau”, e a criança que esperou deve tentar encontrar a outra.

Quando encontrar, deve tentar adivinhar quem é passando a mão no rosto e no cabelo. Se conseguir, essa será a próxima escolhida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

brincadeiras folclóricas
10 Brincadeiras folclóricas para se divertir
pepino japonês
Benefícios e como fazer pepino japonês