gás hélio caseiro
Crédito: Freepik
em

Gás hélio caseiro para encher balões funciona? Veja como fazer

Veja se a receita que está circulando na internet realmente funciona

Circula pela internet uma receita de gás hélio caseiro que, na verdade, não é gás hélio, mas simula sua ação. A intenção é criar uma substância que encha os balões de gás para que eles fiquem flutuando sem precisar prender em painéis, deixando a decoração da festa mais bonita. Veja no que consiste essa receita, se ela realmente funciona e confira fotos de decoração de festa com balões de gás para inspiração.

É possível fazer gás hélio caseiro para encher balões?

receita de como fazer gás hélio caseiro
Crédito: Freepik

O hélio é uma substância química simples composta por apenas um átomo. Ele é um gás incolor, sem odor e não se expõe à combustão. Então, se você já se questionou por que os balões que são cheios de hélio se elevam no ar, a resposta é simples. O hélio é mais leve do que o ar, por isso é utilizado no enchimento de balões, fazendo-os flutuar sempre para cima, diferente de quando você os enche com a boca e eles caem no chão.

A questão é que para encher balões de festa com ele, precisa alugar um cilindro, é mais difícil de achar e mais caro. Para evitar esse gasto, algumas pessoas começaram a fazer a experiência do gás hélio caseiro que, na verdade, é uma mistura simples de vinagre com bicarbonato de sódio.

O vinagre vai reagir com o bicarbonato de sódio e o interior do balão vai encher. Isso acontece porque, ao se misturarem, o vinagre e o bicarbonato de sódio vão provocar uma reação, expelindo dióxido de carbono em forma gasosa e é essa substância que vai possibilitar que o seu ou seus balões se encham.

A receita é simples: pegue uma garrafa pet de 1 litro e coloque dentro dela 100 mililitros de vinagre. Depois, pegue um balão, abra a boca dele e coloque dentro 3 colheres de café de bicarbonato de sódio. Em seguida, encaixe a boca do balão no gargalo da garrafa. Quando virar o balão para cima e deixar o bicarbonato cair dentro da garrafa, vai acontecer a reação e o balão vai encher.

Porém, o balão não fica tão cheio e é um processo muito demorado para decorar uma festa com vários balões. A conclusão é a receita não funciona porque não é eficiente. Mas você pode tentar fazer em casa para brincar com as crianças.

Outras opções para encher balão de festa

Além do gás hélio e dessa receita falsa, você tem outras opções para encher balões de festa, mas que não fazem o balão flutuar.

Pode encher os balões com a boca, se for em pequena quantidade, também pode usar um aspirador de pó que tenha a função de expelir o ar, não só de aspirar.

Você também pode alugar um inflador que serve para encher balões e há modelos bem pequenos, caseiros, mais fáceis de achar em lojas de artigos para festas.

Decoração festa com balões gás

Se fizer mesmo questão dos balões flutuantes, mas precisa de uma quantidade que não pode depender da receita caseira, invista no aluguel de gás hélio de verdade e inspire-se com essas lindas ideias de decoração. O investimento certamente vai valer a pena.

Veja também: ideias para decoração de festa infantil

Arranjos de mesa

balões arranjos para decorar festa gás hélio caseiro

Os balões com gás podem ser presos nos arranjos de mesa. Apenas tenha o cuidado de não colocar velas acesas na mesa para que os balões não estourem.

Balões no teto

decoração balões coloridos no teto gás hélio caseiro

Se for fazer a festa em um local fechado com teto não muito alto, pode encher muitos balões, amarrar fitas e soltá-los para que fiquem presos no teto. Fica um efeito lindo.

Balões com fotos

ideia balões com foto gás hélio caseiro

Essa é uma ideia bem parecida com a anterior, mas na ponta das fitas do balão você vai prender fotos impressas dos homenageados na festa.

Balões de coração

ideia com balões de coração gás hélio caseiro

Fica lindo amarrar os balões de gás em volta da mesa do bolo para criar um cenário diferente do tradicional painel de fundo. Esse modelo de coração é bem romântico.

Balões de emojis

decoração com balões emojis gás hélio caseiro

Esses balões precisam ser comprados prontos porque são feitos em outro material, mas existem os tradicionais com estampa de emojis para encher com gás também.

Festa ao ar livre

decoração com balões na grama gás hélio caseiro

Um pique-nique é uma ótima ideia de festa infantil no quintal e os balões de gás podem ser presos na grama para fazer o cenário da festa.

Nas taças

decoração balões nas taças gás hélio caseiro

Para essa ideia bem diferente, os balões precisam ser de tamanho menor e enchidos com menos gás. É um toque surpreendente na decoração.

Balões transparentes

ideia com balões transparentes gás hélio caseiro

Esses modelos de balões ficam lindos em qualquer festa e pode combinar com outros modelos e cores, além de enchê-los com um punhado de papel colorido.

Balões tropicais

ideia com balões tropicais gás hélio caseiro

A temática tropical é uma ótima pedida para festas na primavera e no verão. Veja que ótima ideia colocar um balão em cada cadeira percorrendo toda a mesa onde os convidados vão se reunir.

Mix de balões

decoração com mix de balões gás hélio caseiro

Escolha três ou quatro modelos de balões para compor a decoração da festa. Escolha cores que vão combinar com o evento e divida-os em grupos para colocar em espaços diferentes no salão.

Crédito das imagens: Decor Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

touca de gesso

Como fazer hidratação com touca de gesso no cabelo

pizza sem glúten

Massa de pizza sem glúten: 3 receitas práticas e deliciosas