em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo EstranhoEstranho

Como fazer o bife perfeito? Veja essas dicas infalíveis

Aprenda a fazer um bife incrível, digno de chef, com passos simples, mas com atenção aos detalhes
bife perfeito
Crédito: Pixabay

O bife é um dos alimentos que não pode faltar no prato da maioria dos brasileiros, considerando os que comem carne. Para esses, nada substitui um belo pedaço de carne na composição clássica de feijão, arroz, bife e batata frita. Além, é claro, de ser o jeito mais fácil de consumir uma boa dose de proteínas. Você saber fazer um bife perfeito, suculento, macio e com tempero gostoso? Caso precise de uma ajuda nessa tarefa, confira as dicas a seguir.

Como fritar o bife perfeito passo a passo

Fazer um bife perfeito pode parecer uma tarefa muito simples, até o momento em que você o coloca na frigideira e ele seca. Na hora de comer, o bife está sem gosto, ressecado, duro e dá vontade de chorar. Se você já passou por isso, talvez tenha pulado uma das etapas importantes para fazer o bife perfeito, que são:

1. Escolha da carne

como escolher o bife perfeito
Crédito: Pixabay

A carne ideal para fazer um bife perfeito é o contrafilé bovino. Escolha uma peça bem fresca no açougue e peça que o bife fique com cerca de 2 dedos de altura e entre 180 e 200 gramas cada bife.

Aqui tem mais um detalhe essencial: na hora de fazer, a carne deverá estar em temperatura ambiente.

Não quer dizer que você tenha que deixar o bife muito tempo fora da geladeira. Não faça isso, principalmente se estiver muito calor, pois ele pode ser contaminado por bactérias. Apenas retire uma meia hora antes de fazer para que não esteja gelado.

2. O tempero saboroso

Na verdade, a questão do tempero é algo pessoal. Varia de acordo com o paladar de cada um e os temperos mais usados em cada região. Por isso a sugestão aqui é básica e você pode agregar os temperos que mais gostar, apenas cuidando para não colocar demais. A sugestão de tempero sobre o seu contrafilé em temperatura ambiente é a seguinte:

  • Coloque sobre o bife um pouco de sal grosso e de pimenta preta. Pressione um pouco com as mãos para o tempero grudar na carne. Faça isso dos dois lados. Depois, siga o passo a passo do próximo tópico.

3. Passo a passo

passo a passo para o bife perfeito
Crédito: Pixabay

Com a sua carne já temperada com sal e pimenta dos dois lados, tenha importante atenção à temperatura da frigideira. Esse é o primeiro passo.

  1. Coloque uma frigideira antiaderente no fogo médio/alto e deixe aquecer. Ela precisar ficar quente para fazer um bife grelhado – ou selado;
  2. Depois que a frigideira estiver quente, coloque um fio de azeite. Aproxime a palma da sua mão no interior da frigideira. Se não suportar o calor, está no ponto para colocar a carne. Esse é o ponto para que o azeite sele a carne e segure o líquido dentro dela, fazendo seu bife perfeito ficar bem suculento;
  3. Assim que colocar o bife na frigideira, deixe-o paradinho por 2 minutos. Não tenha pressa em virar antes disso. Passados os dois minutos, vire o bife e deixe mais 1 minuto;
  4. Assim que completar 1 minuto, você vai colocar dentro da frigideira, ao lado do bife, 1 dente de alho esmagado, com casca e tudo, 1 raminho de tomilho e cerca de 1 colher de sopa de manteiga não derretida. Se estiver derretida, umas 2 colheres por cima do bife. Deixe assim mais 1 minuto;
  5. Desligue a frigideira, retire o bife e deixe-o descansar 5 minutos antes de servir, pois se ele for cortado antes disso, vai perder muito líquido e muito sabor. Depois é só se deliciar.

Quer passar do bife do dia a dia para o churrasco? Veja como fazer churrasco de picanha passo a passo e os melhores acompanhamentos para churrasco!

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

O que provoca a perda de interesse
O que provoca a perda de interesse em um relacionamento
homens experimentam a dor do parto
Homens experimentam a dor do parto e pedem anestesia