em ,

AmeiAmei

Ter animais de estimação faz bem para a sua saúde! Descubra por que!

Veja os inúmeros benefícios de ter um animal de estimação

Ter bichos de estimação é bom para a sua saúde mental e física, afirmam os médicos. São inúmeros os benefícios que chegar em casa e ser recebido com uma festinha do seu bichinho podem te trazer. Um abanar de rabo do seu cachorro ou ronronar do seu gato fazem com que você se sinta amado e recepcionado, aliviando o stress de um dia ruim. Veja como os animais de estimação podem melhorar a sua saúde.

Como os bichos de estimação melhoram a sua saúde

1. Diminui o colesterol ruim

Uma pesquisa realizada pela Fundação Nacional Australiana do Coração revelou que as pessoas que possuem bicho de estimação, especialmente os homens, tendem a ter níveis de colesterol e triglicérides mais baixos. Diversas são as razões, dentre elas o exercício que eles te obrigam a fazer para brincar com eles ou levá-los para passear ajudam a deixar seu colesterol em dia.

2. Ajuda a aliviar o estresse

Você está trabalhando no computador e de repente o seu gatinho pousa em cima do teclado querendo carinho! O sorriso e o relaxamento são imediatos. Segundo a pesquisadora Rebeca Johnson só de estar em um mesmo cômodo que o seu bicho de estimação você sente efeito calmante. “A oxitocina é liberada quando olhamos para o nosso animal de estimação, o que traz sentimentos de alegria. Ocorre também uma diminuição no cortisol, um hormônio do estresse.” Outro dado interessante foi obtido sobre o efeito poderoso dos bichinhos com pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático (PTSD). “Um veterano de guerra não conseguia deixar sua casa sem sua esposa, até que comprou um cão e, em menos de uma semana, ele foi capaz de dar a volta a sua cidade”, diz ela.

3. Reduz a pressão arterial

Ao acariciar o seu cão ou gato, a nossa pressão sanguínea reduz consideravelmente, e nosso amigo fica todo contente com o carinho.  Pesquisadores da Universidade Estadual de Nova York em Buffalo fizeram um estudo e descobriram que pessoas que já tomam a medicação para a hipertensão foi possível reduzir a dose pela metade depois de adotar um bichinho de estimação.

4. Previne alergias em crianças

Muitas pessoas pensam o contrário, mas um estudo publicado na Clinical & Experimental Allergy mostra que crianças que foram expostas a animais de estimação antes dos seis meses de idade têm menor propensão em desenvolver doenças alérgicas e eczema à medida que envelhecem. “No primeiro ano de vida, os bebês que são expostos a cães em casa têm menor probabilidade de desenvolver alergias, asma e infecções respiratórias superiores”,  diz Johnson. Ser exposto em uma idade precoce a pêlos e alérgenos, significa ser menos reativos a eles ao longo do tempo.

5. Alivia a depressão

Bichos de estimação podem dar apoio social aos seus donos, que tendem a ter um melhor bem-estar geral do que aqueles que não têm um bichinho em casa, de acordo com um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology. Eles promovem o bem-estar terapêutico e psicológico, reduzindo os níveis de estresse e aumentando a autoestima, bem como sentimentos de autonomia e competência. “A presença calmante e do laço social que os bichos trazem pode ser muito poderosa,” diz o Dr. Christenson. “Animais dão algo em que se concentrar ao invés dos pensamentos negativos em uma pessoa deprimida. Quando um animal de estimação presta atenção em você, eles estão dando-lhe amor incondicional e aceitação.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

Remédio natural para alergia

Medicina natural: alivie os sintomas das alergias com esses remedios naturais

Receita de arroz de forno cremoso

Inacreditável! Faça este delicioso arroz de forno com as sobras de domingo!