bicarbonato no cabelo
Crédito: Freepik
em

Pode usar bicarbonato no cabelo? Conheça os prós e contras

Esse ingrediente é tão popular que muitas pessoas usam sem saber como ele reage no cabelo

Muitos produtos têm a fama de servirem para tudo e mais um pouco. Um desses produtos é bicarbonato de sódio que é usado desde ingrediente para massa de bolo até como clareador de axilas. Mas será que ele serve mesmo para tantas coisas? Será que é seguro usar bicarbonato no cabelo, por exemplo? Conheça as vantagens e desvantagens do produto nesse sentido antes de começar a usar as receitas caseiras que vê na internet.

Veja também: é seguro usar bicarbonato na pele?

Usos do bicarbonato de sódio no cabelo: vantagens e desvantagens

pode usar bicarbonato no cabelo ou não
Crédito: Beleza da Terra

Nenhum produto, seja natural ou manipulado, serve para tudo. No caso do bicarbonato de sódio, é preciso considerar a sua composição química e saber que, como ele é quimicamente uma substância básica/alcalina, pode não reagir bem em contato com agentes muito ácidos ou muito alcalinos. No caso dos cabelos que têm um pH ácido, veja como funciona essa reação.

Abre as cutículas para absorção de produtos de tratamento

Por ser uma substância quimicamente básica, o bicarbonato tem a capacidade de abrir as cutículas do cabelo, facilitando a penetração de produtos de tratamento que podem ser aplicados logo depois.

Porém, logo em seguida à aplicação do tratamento é preciso usar alguma substância ácida, como por exemplo o vinagre de maçã, que feche as cutículas porque senão o cabelo vai perder nutrientes ao invés de ganhar.

Ajuda a reduzir oleosidade

Também por causa da sua composição química contrário, o pH do bicarbonato (básico/alcalino) ajuda a reduzir a oleosidade dos fios (ácidos), mas não promove sozinho uma limpeza de resíduos. Ele deve ser usado com muita cautela, porque como o seu pH é quase o oposto do cabelo, vai deixar danos, como fios fracos e quebradiços ao longo do tempo de uso.

Ajuda a reduzir a caspa

Em consequência à redução da oleosidade do couro cabeludo, que é diminuída com o uso do bicarbonato de sódio básico/alcalino, a caspa também vai ocorrer com menos frequência. Isso porque esse problema é mais comum em que tem o couro cabeludo muito oleoso, ou seja, bastante ácido. Mas como esse produto é forte, não deve ser usado como tratamento a longo prazo. O ideal é ir ao dermatologista para tratar de forma adequada.

Receita caseira sem bicarbonato para acabar com a caspa

Como você viu, o bicarbonato no cabelo tem mais contras do que prós, sendo assim, os especialistas não recomendam seu uso para o tratamento de caspa. Se você não tiver alergia a qualquer ingrediente listado a seguir, pode fazer uma outra receita caseira que funciona. Caso não resulte, procure um dermatologista.

Ingredientes

Cetoconazol: 1 frasco (110 ml) próprio para tratamento de caspa;
Aspirina adulto: 5 comprimidos;
Óleo essencial puro de alecrim: 30 gotas.

Modo de preparo e aplicação

  1. Esmague as aspirinas para virarem pó;
  2. Coloque-as dentro do frasco de Cetoconazol. Também dentro do frasco, pingue as 30 gotas de óleo essencial (não pode ser essência, pois não é pura). Agite;
  3. Use o produto no banho, depois do xampu. Deixe a água morna e massageie bem o couro cabeludo com essa mistura usando as pontas dos dedos;
  4. Deixe agir por 5 minutos e depois enxague bem. Não use condicionador. Apenas saia do banho, retire o excesso de água e deixe o cabelo secar por completo ao natural. Nunca vá dormir com ele úmido, pois a caspa irá aumentar.

2 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

pavê de paçoca

Receitas de pavê de paçoca: 7 deliciosas sobremesas para provar

fritar ovo na água

Como fritar ovo na água: 3 receitas muito fáceis e mais saudáveis