em

Benefícios do salmão para a saúde

Saiba quais nutrientes esse peixe possui e como pode tornar o seu corpo mais saudável

beneficios do salmao para saude
Crédito: Freepik

O salmão é um peixe muito consumido em todo o mundo, devido a seu sabor único e a suas propriedades nutricionais. Os benefícios do salmão para a saúde são inúmeros, o que o torna um ingrediente em ascensão no mundo fitness.

Quais são os benefícios do salmão?

O salmão é um peixe rico em selênio, ômega-3, proteínas de alta qualidade, potássio e vitaminas do complexo B, principalmente as variantes B12, B6 e B3. É um peixe altamente nutritivo e possui um teor muito baixo de gordura, que o diferencia das outras carnes. Assim, confira abaixo quais são os 7 benefícios do salmão e saiba como ele pode ser um poderoso alimento para a manutenção da saúde do organismo.

1. Previne doenças cardiovasculares

Conforme o estudo envolvendo mulheres chinesas, publicado no site da PubMed, o consumo de salmão por um grupo específico de pessoas conseguiu reduzir a quantidade de apoliproteínas B na corrente sanguínea. Essas apoliproteinas B são os colesteróis de baixa densidade (LDL) ou colesterol ruim.

Assim, ao baixar a quantidade de colesterol ruim (LDL) e aumentar a de colesterol bom (HDL), o salmão previne a formação de placas de gordura nas artérias, que podem gerar posterior entupimento e até um infarto. Portanto, pode-se dizer que esse é um dos mais poderosos benefícios do salmão para o corpo, principalmente ao ser consumido por pessoas com idade mais avançada.

2. Previne a anemia

Uma característica que poucos esperam do salmão é que ele previna a anemia, já que ele não é um alimento que possua destaque quanto ao teor de ferro presente em sua composição. Porém, ele é rico em vitamina B6, mas o que isso significa?

Significa que o salmão também consegue prevenir a anemia, pois a vitamina B6 é essencial para a produção de hemoglobina pelo organismo. A hemoglobina é a responsável por transportar o oxigênio por todo o corpo, que se liga ao ferro, para ser distribuído para regiões diversas. Assim, sem a vitamina B6, nada disso poderia acontecer.

3. Auxilia na cicatrização óssea

A calcitonina é um hormônio secretado pela tireoide que possui o importante papel de combater a perda de cálcio dos ossos, evitando a diminuição da densidade óssea. Acontece que o salmão é rico nesse hormônio e ele acelera o processo de cicatrização óssea, segundo esse estudo realizado na Universidade de Campinas.

4. Previne o mal de Alzheimer

O envelhecimento cerebral está ligado diretamente à diminuição dos níveis de ômega-3 no cérebro, gerando perda gradativa de memória. Esse nutriente é vital para o revestimento das membranas celulares, no combate ao estresse oxidativo e no controle de inflamações.

Além disso, o teor de antioxidantes do salmão atua na diminuição do estresse e de outros fatores externos que possam acelerar o envelhecimento dos neurônios e consequentemente, o desgaste dessas células.

5. Tem ação anti-inflamatória

O salmão é rico em astaxantina, que atua no combate de inflamações que geram doenças crônicas e, além disso, possui efeito analgésico. Essa propriedade analgésica é excelente para aliviar os sintomas de algumas doenças severas, o que justiça o uso desse antioxidante como base para remédios contra a dor gerada pela artrite, por exemplo.

6. Faz ganhar massa muscular

Esse peixe possui vitamina B12, que auxilia na recuperação muscular após o desgaste gerado por um treino. É também uma fonte magra de proteína, com aproximadamente 29 gramas a cada 100 gramas ingeridos.

7. Traz benefícios para pele

Novamente por conta da astaxantina, a ingestão de salmão é benéfica para a proteção da pele, já que esse antioxidante combate o estresse oxidativo gerado pelos raios UVA e diminui os seus efeitos maléficos. Além disso, ele favorece a elasticidade, níveis de umidade e o controle de rugas sobre a pele. Mas atenção, isso não significa que você deva deixar de passar o protetor solar.

Contraindicações e cuidados a ter

Embora seja um alimento poderoso e que proporciona magníficos benefícios ao organismo, o salmão exige alguns cuidados ao ser ingerido. O primeiro deles é que você conheça a procedência do peixe, pois se ele foi criado em cativeiro, possuirá um teor menor de nutrientes e propriedades do que a versão selvagem.

Esses salmões em cativeiro são alimentados com um teor muito maior de gordura e até corantes artificiais, além de terem pesticidas para controles de pragas nos tanques de armazenamento.

Gestantes devem consultar o médico antes de consumir salmão, pois em excesso, pode acabar interferindo no desenvolvimento do feto. O peixe também não deve ser consumido por alérgicos ou por quem possui próteses cardíacas e problemas de coagulação.

Conhecia esses benefícios do salmão e suas contraindicações? Então, compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

ovo evita ressaca

Um ovo antes e outro depois de beber evita ressaca

file de frango a milanesa

10 Receitas de filé de frango à milanesa